A Harley-Davidson mostra detalhes da Pan America 1250, o modelo aventureiro topo de linha da marca americana, que parte de US$ 17.319 (em torno de R$ 94.400) na versão básica e que passa para US$ 19.999 (cerca de R$ 109 mil) na mais sofisticada Special, que pode vir com suspensão controlada eletronicamente como opcional, entre outros itens, além do eficiente motor de 145 cv.
Entre outros recursos da novidade da Harley-Davisdon , o bicilíndrico em V tem comandos de válvulas com variadores de fase, refrigeração líquida, alta taxa de compressão (13:1), duas velas por cilindro e base dos pistões refrigerados por jatos de óleo. Trata-se de um dos motores mais eficientes do segmento, que funciona com pouca vibração e câmbio de seis marchas.
No caso da suspensão semi-ativa Adaptative Ride Height , estamos falando da primeira moto com algo parecido. É possível regular a altura da moto, que conta com uma série de sensores como parte de um sistema sofisticado que também ajuda a manter a estabilidade quando o piloto acelera ou freia. Porém, para quem preferir, é possível desligar tudo e rodar normalmente.
A lista de equipamentos da Harley-Davidson Pan America 1250 é bem longa e inclui cinco modos diferentes de condução, controle de velocidade de cruzeiro ("piloto automático"), ABS, mostrador digital que pode ser conectado ao celular via Bluetooth e funcionar como GPS, entre outros, como os freios Brembo com discos dianteiros de 320 mm.
Como principais concorrentes da Harley-Davidson Pan America 1250 há BMW R 1250 GS Adventure , Triumph Tiger 1200 XCx e KTM 1290 Super Adventure S . Nos Estados Unidos, o modelo da marca americana começa a ser vendido até o fim do mês. Em seguida, segue para Europa, entre abril e maio. No Brasil, a novidade deverá estrear apenas no segundo semestre.