O segmento de SUVs compactos premium é um dos mais congestionados do mercado mundial. Audi Q3, BMW X1, Mercedes-Benz GLA, Jaguar E-Pace e Volvo XC40 são alguns dos exemplos que podemos enumerar. Por conta do sucesso no mundo todo, a maior parte das fabricantes premium estão correndo para entrar na mesma briga. A exemplo disso, a Lexus apresenta sua nova investida para a categoria, e ela se chamará UX. Consultada, a assessoria de imprensa da marca no Brasil disse apenas que está estudando se vai trazer ou não o carro ao País.
LEIA MAIS: Bugatti Chiron Sport é a versão ainda mais veloz do superesportivo
Como fica evidente pelo nome, o UX virá abaixo do LX. Ele será feito sob a nova plataforma global da Toyota, que integra a estrutura de Prius, Auris, Corolla, Avensis e até o novo C-HR que já está sendo testado no Brasil. Mantendo os padrões estéticos da marca premium, a Lexus preparou um SUV expressivo, com grade em formato de diamante demarcado. Vincos pronunciados também ajudam a compor o visual robusto, musculoso e agressivo.
LEIA MAIS: Seis motivos que fazem o Salão de Genebra o melhor evento de carros do planeta
Mantendo o padrão japonês de hospitalidade que marca presença em todos os carros da marca, o Lexus UX terá um interior com acabamentos exclusivos e personalizados. O SUV compacto tem 4,49 m de comprimento e 2,64 m de largura. Destaque também para o bom raio de giro, que facilita manobras complexas na cidade. Para finalizar o pacote conforto, a Lexus apostou em direção elétrica, suspensão McPherson na dianteira e braços sobrepostos na traseira.
A configuração UX 200 trará o novo motor 2.0, de quatro cilindros, que entrega 168 cv de potência aliado ao câmbio CVT. A versão UX 250h, por sua vez, terá motor híbrido de 176 cv e tração integral - uma cortesia do motor elétrico instalado na traseira. Novos detalhes serão revelados nos próximos dias.
Apostas para o Brasil
Há pouco mais de um mês, a marca anunciou o início das vendas do novo Lexus NX 300 no Brasil. A versão de entrada, Dynamic chegou em fevereiro por R$ 215.800. De acordo com a marca, o objetivo é aumentar a competitividade do modelo no segmento de SUVs compactos de luxo. Outras duas configurações completam a gama NX 300: a versão Luxury, vendida por R$ 225.400 e a F-Sport, que será vendida por R$ 246.000.
LEIA MAIS: Supercarro em homenagem a Senna é atração do Salão de Genebra
Mas o que está demandando a maior parte dos esforços da Toyota no Brasil no segmento de SUVs é o C-HR. O modelo é constantemente flagrado, rondando as proximidades da fábrica da marca em São Bernardo do Campo (SP), mas sua estreia no mercado nacional não acontecerá antes da chegada do compacto Yaris.
A Toyota também diz que o C-HR, primo do Lexus UX, não está sendo testado apenas em versão híbrida para o nosso mercado. Alguns países da Europa também recebem o modelo com opção de motor a combustão, como uma variante mais em conta em relação ao híbrido. Embora o CH-R tenha sido flagrado em testes no Brasil, o carro ainda é uma incógnita por conta da aprovação do novo regime automotivo, também conhecido como Rota 2030.