O Salão de Genebra abre suas portas para a imprensa mostrando que o que não falta é supercarro para endiheirados europeus. Além do exemplar único Bugatti La Voiture Noir, de US$ 19 milhões, há uma série de outros modelos do gênero de marcas que estavam até desaparecidas do cenário global ultimamente, como é o caso da Gumpert e da Hispano Suiza, como pode ser conferido na galeria abaixo, com 55 imagens.
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Quem tiver a oportunidade de percorrer os estantes no Salão de Genebra 2019 vai ficar satisfeito com os superesportivos que compareceram em peso, inclusive de fabricantes tradicionais nesse nicho de mercado, como a Ferrari, que trouxe o novo F8 Trubuto no lugar do 488 GTB, ou a McLaren, com o híbrido Speedtail, com mais de 1000 cv de potência somando os rendimentos do motor a combustão e do elétrico.
Mas vai ser bem difícil encontrar novidades do Salão de Genebra 2019 que interessam ao Brasil. De tudo o que está sendo mostrado, encontramos apenas três carros que podem dar o ar da graça no País. Um deles é o novo Peugeot 208, que será fabricado na Argentina a partir do final de 2020 e chega ao mercado brasileiro no ano seguinte.
Do Salão de Genebra 2019 para o Brasil
Entre os poucos modelos que estão no Salão de Genebra e logo estarão no Brasil está o novo Toyota Corolla híbrido. O carro deverá ser lançado no País no fim do ano como o primeiro híbrido flex do mundo. Será fabricado em Indaiatuba (SP) sobre a nova base TNGA (Toyota New Global Architecture), mais leve que a do Corolla atual, o que deverá contribuir com ganhos de eficiência.
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Além disso, a fabricante concluiu que o híbrido flex é capaz de atingir um dos mais altos potenciais de compensação e reabsorção na emissão de CO2 gerado desde o início do ciclo de uso do etanol extraído da cana-de-açúcar, passando pela disponibilidade nas bombas de abastecimento e sua queima no processo de combustão do carro. Quando abastecidos apenas com etanol (E100), os resultados se mostraram ainda mais promissores.
Com linhas mais arrojados que as do Peugeot 208 atual, o novo segue o estilo do dupla de SUVs 3008 e 5008, o que inclui lanternas traseiras com lentes escurecidas e que usam LED no lugar das lâmpadas convencionais. O apelo esportivo fica ainda mais evidênte nessa nova geração por detalhes como o defletor de ar no teto, na versão GT, também vem na mesma cor, com para-choque e difusor de ar com moldura preta ao centro.
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O carro da Peugeot também impressiona pelo interior futurista, que conta com o novo cluster digital e a nova central multimídia, que por sua vez ficaram mais elevados. Elas virão com painel em dois níveis, com comandos cromados, em estilo teclas de piano, como no SUV 3008. Mais abaixo, o console parece ter carregamento de celulares por indução e a alavanca com acionamento elétrico.
No caso do Jeep Renegade mostrado no Salão de Genebra, o que chama atenção é o motor 1.3 turbo, que deverá ser adotado no Brasil para substituir o pouco eficiente 1.8 flex, cuja origem vem da antiga Tritec e que recebeu algumas mudanças para equipar os modelos do Grupo FCA.
Na Europa, esse novo motor 1.3 turbo, com injeção direta de gasolina, é capaz de gerar entre 150 cv e 180 cv. No Brasil, deverá ser convertido para funcionar tanto com etanol quanto com o derivado do petróleo. Com isso, haverá como torná-lo ainda mais potente para substituir o 2.0 Tigershark que equipa hoje em dia o Compass Flex.
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E o terceiro carro que está no Salão de Genebra 2019 e poderá ser vendido no Brasil está o Mitsubishi ASX reestilizado. As mudanças estão mais concentradas na frente, com para-choque saliente que se integra à nova grade cromada e aos faróis redesenhados e parecidos com os do Eclipse Cross.
Na traseira, a principal mudança da versão renovada do ASX mostrada no Salão de Genebra 2019 fica por conta das lanternas redesenhadas e que usam apenas LED no lugar das lâmpadas convencionais. Também aproveitaram para reestilizar as linhas do para-choque, que passou a ter um aspecto mais esportivo.