O Salão de Pequim (China), aberto ao público entre os dias 29 de abril e 4 de maio, terá entre as principais atrações o novo SUV Skoda Kamiq, modelo que vem com alguns detalhes comuns com o VW T-Cross, o utilitário esportivo compacto que começa a ser feito em São José dos Pinhais (PR), no início de 2019.
LEIA MAIS: Segredo! Imagem revela lateral do VW T-Cross, sem nenhum disfarces
Depois de imagens do SUV que vazaram na internet e dos esboços divulgados pela fabricante, eis que são divulgadas as primeiras fotos oficiais do carro que será exposto no evento chinês e vendido na China. Pelo menos por enquanto, será o único País que terá o carro.
O novo Kamiq ficará posicionado entre o Karoq e o Kodiaq, na linha da Skoda, marca tcheca da Volkswagen, cujos modelos costumam ter itens em comum com os correspondentes da fabricante alemã. Foi assim com o hatch compacto Skoda Fabia, que chegou a ser visto rodando no Brasil no início da década passada, antes do lançamento do VW Polo, em 2002, uma vez que ambos os modelos eram feitos sobre a mesma base.
No caso do Kamiq, é possível notar que a lateral e a parte traseira será bem parecida com a do VW T-Cross, com um vinco pronunciado na linha de cintura, defletor de ar na traseira (para reforçar o aspecto esportivo do carro) e lanternas traseiras que invadem parte da área dos para-lamas.
LEIA MAIS: Volkswagen confirma lançamento do T-Cross para o começo de 2019
Por dentro, o Kamiq também terá itens em comum com o VW T-Cross. Pela imagem que chegou a vazar na internet, o novo SUV terá o painel quase igual ao da dupla Polo e Virtus. A central multimídia ficará no meio do painel, com fácil alcance do motorista. Demais componentes, como volante, console, cluster, entre outros, também serão praticamente os mesmos do Polo.
SUV estratégico
O Skoda Kamiq é um SUV importante para aumentar as vendas da marca tcheca e do Grupo Volkswagen. Espera-se que a novidade consiga dobrar as vendas da fabricante na China. E quando o T-Cross chegar, a expectativa é que o carro contribua bastante com o aumento de participação da VW não apenas no mercado europeu, mas em diversos outros países, inclusive no Brasil.
No mercado brasileiro, o T-Cross vai entrar na acirrada disputa dos SUVs compactos, segmento do qual fazem parte modelos como Honda HR-V, Jeep Renegade, Nissan Kicks e companhia. Será uma das grandes apostas da marca alemã no Brasil, onde ainda serão lançadas algunas boas novidades até o fim do ano.
LEIA MAIS: Conheça 5 carros que deverão roubar a cena no Salão do Automóvel 2018
Com ajuda do T-Cross e outros modelos, a Volkswagen deverá ficar bem próxima da liderança de participação de vendas no Brasil entre final desse ano e o início de 2019.Pelo relatório mensal divulgado pela Fanebrave (Federação dos Distribuidores de Veículos) de março, levando em conta as vendas de automóveis e comerciais leves, a VW ficou menos de um ponto percentual atrás da GM (15,3% ante 14,4% da VW).