undefined
Divulgação
Skoda Kamiq: primeira imagem oficial do modelo mostra como será a lateral do VW T-Cross que chega ao Brasil em 2019

O Salão de Pequim (China), aberto ao público entre os dias 29 de abril e 4 de maio, terá entre as principais atrações o novo SUV Skoda Kamiq, modelo que vem com alguns detalhes comuns com o VW T-Cross, o utilitário esportivo compacto que começa a ser feito em São José dos Pinhais (PR), no início de 2019.

LEIA MAIS: Segredo! Imagem revela lateral do VW T-Cross, sem nenhum disfarces

Depois de imagens do SUV que vazaram na internet e dos esboços divulgados pela fabricante, eis que são divulgadas as primeiras fotos oficiais do carro que será exposto no evento chinês e vendido  na China. Pelo menos por enquanto, será o único País que terá o carro.

undefined
Divulgação
Visto de lado, o Skoda Kamiq é praticamente igual do VW T-Cross, futuro rival de Honda HR-V e companhia

O novo Kamiq ficará posicionado entre o Karoq e o Kodiaq, na linha da Skoda, marca tcheca da Volkswagen, cujos modelos costumam ter itens em comum com os correspondentes da fabricante alemã. Foi assim com o hatch compacto Skoda Fabia, que chegou a ser visto rodando no Brasil no início da década passada, antes do lançamento do VW Polo, em 2002, uma vez que ambos os modelos eram feitos sobre a mesma base.

No caso do Kamiq, é possível notar que a lateral e a parte traseira será bem parecida com a do VW T-Cross, com um vinco pronunciado na linha de cintura, defletor de ar na traseira (para reforçar o aspecto esportivo do carro) e lanternas traseiras que invadem parte da área dos para-lamas.

LEIA MAIS: Volkswagen confirma lançamento do T-Cross para o começo de 2019

Por dentro, o Kamiq também terá itens em comum com o VW T-Cross. Pela imagem que chegou a vazar na internet, o novo SUV terá o painel quase igual ao da dupla Polo e Virtus. A central multimídia ficará no meio do painel, com fácil alcance do motorista. Demais componentes, como volante, console, cluster, entre outros, também serão praticamente os mesmos do Polo.

SUV estratégico

undefined
Carlos Guimarães/iG Carros
O presidente da Volkswagen, Pablo Di Si, revela a silhueta do novo SUV T-Cross na fábrica em São José dos Pinhais (PR)

 O Skoda Kamiq é um SUV importante para aumentar as vendas da marca tcheca e do Grupo Volkswagen. Espera-se que a novidade consiga dobrar as vendas da fabricante na China. E quando o T-Cross chegar, a expectativa é que o carro contribua bastante com o aumento de participação da VW não apenas no mercado europeu, mas em diversos outros países, inclusive no Brasil. 

No mercado brasileiro, o T-Cross vai entrar na acirrada disputa dos SUVs compactos, segmento do qual fazem parte modelos como Honda HR-V, Jeep Renegade, Nissan Kicks e companhia. Será uma das grandes apostas da marca alemã no Brasil, onde ainda serão lançadas algunas boas novidades até o fim do ano.

LEIA MAIS: Conheça 5 carros que deverão roubar a cena no Salão do Automóvel 2018

Com ajuda do T-Cross e outros modelos, a Volkswagen deverá ficar bem próxima da liderança de participação de vendas no Brasil entre final desse ano e o início de 2019.Pelo relatório mensal divulgado pela Fanebrave (Federação dos Distribuidores de Veículos) de março, levando em conta as vendas de automóveis e comerciais leves, a VW ficou menos de um ponto percentual atrás da GM (15,3% ante 14,4% da VW). 

    Veja Também

    Mais Recentes

      Mostrar mais

      Comentários