Os fãs de Subaru podem apreciar a versão WRX STi S209 mostrada no Salão de Detroit 2019, feita apenas para o mercado norte-americano com alguns componentes feitos com exclusividade. Uma delas fica por conta do motor 2.5, de 341 cv, potência conseguida com mudanças no sistema de sobrealimentação.
LEIA MAIS: Salão de Detroit 2019: confira as principais novidades do evento norte-americano
A lista de modificações do Subaru apresentado no Salão de Detroit 2019 também incluem bielas e pistões forjados e mais leves que o convencional. Há também novos coletores, injetores maiores, módulo de controle da central eletrônica remapeado e intercooler que refrigera o ar de admissão com ajuda de spray de água. Para completar, os escapamentos são feitos de aço inoxidável, de 10,1 cm de diâmetro.
De acordo com a Subaru, trata-se do mais potente STi de produção que se tem notícia, excluindo a versão CS400 que foi feita em parceria com a Cosworth, não considerado um WRX STi como o que está sendo mostrado em Detroit (EUA).
O Subaru WRX STi S209 também vem equipado com câmbio manual, de seis marchas, que faz parte da transmissão com tração integral. O sistema também tem diferencial central com vetorização de torque e controle dinâmico. Além disso, é possível selecionar três diferentes modos: Inteligente (I) Sport (S) e Sport Sharp (S#).
LEIA MAIS: Ford revela Mustang Shelby GT500 no Salão de Detroit, o mais potente da história
O sedã esportivo também conta com rodas de liga forjadas, de aro 19, feitas pela renomada marca alemã BBS. E os pneus são Dunlop SP Sport Maxx GT 600A. Com esse conjunto, a Subaru diz que a aceleração lateral nas curvas fica acima de 1.0 G.
Mais do Subaru no Salão de Detroit 2019
Outros dois detalhes do Subaru WRX STi S209 são: o alargamento das caixas de roda e os freios Brembo com pinças de seis pistões e discos perfurados para melhorar a dissipação do calor. O pacote de alto desempenho também inclui amortecedores Bilstein, molas mais rígidas e barra estabilizadora de 20 mm na traseira, entre outras soluções adotadas no WRX STi Nürburgring Challenge.
A parte aerodinâmica também reserva novidades, como a capota de fibra de carbono, material também usado para o nada discreto aerofólio traseiro. Por dentro, um dos destaques é o volante revestido de couro do tipo ultrasuede, bancos Recaro parecidos com os usados em competição, bem como as plaquetas com número de produção, o que também caracteriza a exclusividade do carro.
LEIA MAIS: Novo Toyota Supra é finalmente apresentado no Salão de Detroit 2019
Apenas 200 unidades do S209 apresentado no Salão de Detroit 2019 serão fabricadas em duas combinações de cores: azul com rodas prateadas e branco com rodas douradas. As vendas começam apenas no final do ano e o preço oficial será anunciado apenas numa data mais próxima da chegada do carro às lojas.