A Volkswagen irá apresentar o I.D Crozz — modelo de sua futura linha de elétricos — no Salão do Automóvel 2018. O SUV compacto totalmente elétrico será lançado mundialmente em 2020, tendo sido revelado pela primeira vez no Salão de Xangai (China) em 2017, e depois atualizado para o Salão de Frankfurt (Alemanha).
LEIA MAIS: VW confirma: terá picape conceitual, nova rival da Toro, no Salão do Automóvel
Este carro elétrico será fabricado com a plataforma MEB, criada especialmente para os outros VW de sua categoria, e que será utilizada em até 15 modelos diferentes — desde compactos e sedãs até uma van sucessora da Kombi. Falando nela, esta van foi apresentada aos brasileiros no Salão de 2016. Os visitantes do Salão do Automóvel 2018 poderão, desta vez, se adiantar quanto as novidades da década que vem.
A que vem ao Salão do Automóvel 2018
De toda a linha I.D. da Volkswagen, dois terão um papel de extrema importância. O compacto, que pode ser batizado como Neo, será o modelo mais acessível, servindo de porta de entrada para os carros elétricos da marca alemã. Já o I.D Crozz será o SUV compacto, justamente o segmento que mais cresce no mundo. Hinrich J. Woebcken, CEO da VW nos Estados Unidos, promete que o crossover será um carro com preço acessível.
LEIA MAIS: Volkswagen confirma que vai mostrar Golf híbrido no Salão do Automóvel 2018
Os detalhes técnicos divulgados podem mudar em relação ao modelo de produção, entretanto, hoje é equipado com dois motores elétricos. Um está montado no eixo dianteiro, gerando 101 cv, enquanto o segundo fica no eixo traseiro e gera 201 cv. O Volkswagen I.D. Crozz usa o sistema 4Motion de tração integral, com tração nas rodas traseiras na maior parte do tempo para movimentar o carro. Se for necessário, o motor dianteiro entra em ação e o motorista tem a opção de ativar o modo 4Motion para que tenha tração nas quatro rodas permanentemente.
É equipado com com bateria de 83 kWh, o que confere uma autonomia estimada em 501 km. A Volkswagen diz que, quando plugado em um carregador de 150 kWh, o I.D. Crozz precisa de 30 minutos para recarregar 80% de sua carga total. O protótipo tem 4,62 metros de comprimento, uma medida que o deixa muito mais próximo dos 4,70 m do Tiguan do que dos 4,19 m do recém chegado T-Cross.
LEIA MAIS: Hyundai apresentará conceito de SUV compacto elétrico no Salão do Automóvel
Enquanto os carros elétricos da linha I.D. ainda não foram confirmados para o Brasil, a Volkswagen promete dar os primeiros passos rumo à eletrificação com o lançamento do Golf GTE e e-Golf. O GTE — que também estará no Salão do Automóvel 2018 — é a versão híbrida da sétima geração do hatch médio e é uma antiga promessa da fabricante, enquanto o e-Golf é a variante 100% elétrica.