O Salão do Automóvel 2018 marca o retorno da Kia entre as protagonistas do Brasil. De acordo com o seu presidente, José Gandini, o último regime automotivo que teve fim em 2018, o Inovar Auto, prejudicou o trabalho das importadoras entre 2012 e 2017.
LEIA MAIS: Kia Sportage: o importado mais vendido do Brasil vale a compra. Mas...
Com novo fôlego, a marca apresenta no Salão do Automóvel 2018 a reestilização leve do Sportage, o esportivo Stinger GT, bem como a confirmação de que teremos um SUV com base no Cerato ainda em 2019. O hatch Rio também está sendo exibido no evento, mas sua vinda ao Brasil depende do rumo da economia. Os executivos, ao menos, estão confiantes.
O Stonic virá para competir com SUVs compactos, como VW T-Cross, Honda HR-V, Jeep Renegade e Nissan Kicks. Trata-se de uma das categorias de maior volume de vendas no Brasil, chegando a corresponder por 25% das vendas em alguns meses. De acordo com a Kia, o modelo mostrado no Salão do Automóvel 2018 servirá como uma “clínica” para que o público conheça as suas capacidades na concepção de SUVs compactos. Um novo modelo construído sobre a plataforma do atual Cerato virá do México no ano que vem, ainda sem nome definido.
Não é a primeira vez que o hatchback Rio aparece no Brasil. As vendas do modelo que já está homologado por aqui dependem da taxa cambial, para que tenha um valor competitivo contra VW Polo, Fiat Argo e Toyota Yaris. Caso venha ao Brasil, conheceremos o modelo ainda em 2019.
Você viu?
LEIA MAIS: Kia Sportage muda visual na linha 2019 e tem chegada confirmada ao Brasil
Encerrando as novidades, o sedã de luxo K900 também está entre as atrações da Kia para o evento. Sem qualquer confirmação de que será vendido no Brasil, trata-se apenas de um estudo sobre um possível concorrente para Audi A4 e Mercedes-Benz Classe C. Algumas variantes elétricas de veículos como Soul, Niro e Optima também serão exibidas, sem confirmação de que chegarão ao mercado.
Pouco muda no Sportage
. O SUV de maior sucesso da marca coreana ganha novo para-choque, disposição nos faróis e algumas alterações no acabamento interno. As rodas de liga-leve também são novas. O Stinger, por sua vez, já havia sido mostrado há alguns meses, e volta a aparecer com motor 3.3 biturbo de 370 cv e 52 kgfm de torque. O modelo foi desenhado por Peter Schreyer, ex-designer da Audi.
LEIA MAIS: Kia Rio aparece em tabela de consumo do Inmetro, mas ainda é dúvida no Brasil
Em 2018, a Kia registrou crescimento de 42% em suas vendas. É um bom número, considerando que o mercado evoluiu 13% no mesmo período. O objetivo para 2019, conforme dito pelo presidente da marca durante o Salão do Automóvel 2018 , é vender 20 mil carros que serão importados da Coreia do Sul, do México e do Uruguai.