Tamanho do texto

Estreia global acontecerá em novembro, com grandes chances de ser vendido no Brasil. Confira todos os detalhes

Toyota RAV4 é atração no Salão de Paris (França). Deverá chegar ao Brasil em 2019 para brigar entre os SUVS médios
Reprodução/Newspress
Toyota RAV4 é atração no Salão de Paris (França). Deverá chegar ao Brasil em 2019 para brigar entre os SUVS médios

O novo Toyota RAV4 está sendo revelado aos poucos na Europa - mais precisamente no Salão de Paris (França) - e nos Estados Unidos. No Velho Continente, a marca japonesa optou por apresentar ao público alguns detalhes da versão híbrida. Do outro lado do Atlântico, o site americano Kelley Blue Book teve a oportunidade de mostrar o modelo a combustão por dentro antes de sua apresentação oficial. Consumo de combustível, impressões ao volante, preços e versões serão revelados apenas no dia 20 de novembro.

LEIA MAIS: Audi mostra novo R8 de corrida no Salão de Paris. Veja as imagens

Em sua quinta geração, o novo Toyota RAV4 mostrado no Salão de Paris (França) está mais rebaixado e comprido que o seu antecessor. O design exterior nem chega a ser uma grande novidade, uma vez que foi antecipado no conceito FT-AC que foi apresentado no Salão de Los Angeles de 2017. A linha de cintura alta e a traseira levantada deixam o RAV4 ainda mais musculoso. Destacamos detalhes como os faróis angulares, a grade frontal e as fendas protuberantes. Podemos dizer que o SUV está ainda mais agressivo e aventureiro.

O interior não tenta ser inovador, mas alguns detalhes deixam o RAV4 um pouco mais refinado que o modelo atual. Revestimento macio cobre o painel; diferentemente das versões vendidas no Brasil, sempre com plástico duro. A central multimídia de oito polegadas (sete no modelo de entrada) traz a última geração do sistema da Toyota. Conforme publicado pelo iG Carros, contará com Android Auto, Apple CarPlay e o novo Amazon Alexa. 

LEIA MAIS: BMW prepara sedã para rivalizar com o Tesla Model S nos Estados Unidos

Passageiros do banco traseiro terão bastante espaço. Mesmo na versão com tração integral, o RAV4 tem piso plano (melhorando o espaço para os pés) e opção de reclinar o encosto. No que diz respeito ao conjunto mecânico, serão duas opções: 2.0 a gasolina e 2.5 híbrida, de 222 cv. No caso da versão eletrificada, a unidade híbrida aliada ao motor cuidará apenas do eixo traseiro. De acordo com a marca, isso reduzirá consumo de combustível, aprimorando a aderência ao solo. As versões convencionais terão gerenciamento de controle de torque, capaz de enviar mais ou menos força para ambos os eixos.

Atração do Salão de Paris no Brasil

O modelo apresentado no Salão de Paris já aparece nas patentes do site do INPI
Reprodução/INPI
O modelo apresentado no Salão de Paris já aparece nas patentes do site do INPI

A Toyota ainda não confirmou oficialmente que a nova geração do RAV4 irá desembarcar no Brasil, mas as chances são muito altas. O modelo já foi registrado nas patentes do Instituto Nacional de Produção Industrial, mas a data de lançamento para o exterior atrapalhou os planos de trazer o RAV4 para o Salão do Automóvel de São Paulo .

LEIA MAIS: Bugatti Chiron de Lego anda de verdade no Salão de Paris

Antes de aparecer no Salão de Paris (França), o RAV4 já havia sido mostrado no Salão de Nova York (EUA), ainda no começo do ano. A marca japonesa optou por revelar poucas informações em ambos os eventos, antes da estreia global que acontecerá em novembro.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.