Muitos fãs aguardam a chegada do novo Jeep Compass 2025 ao mercado, que está prevista para abril. No entanto, uma informação trazida pelos parceiros da Quatro Rodas pode deixar alguns tristes - a confirmação do fim dos motores 2.0 turbo a diesel do Compass.
Porém, em troca, essa unidade será substituída pelo mesmo utilizado na Ram Rampage , o 2.0 turbo Hurricane movido a gasolina de 272 cv. Segundo o site Auto Segredos , esse motor estará disponível após a versão Longitude.
Com essa mudança, o Jeep Compass será oferecido com o motor 2.0 turbo a gasolina na versão Longitude, além de Overland e BlackHawk, que serão novidades da linha 2025. Enquanto, o já conhecido 1.3 turbo flex T270 será oferecido nas versões Sport, Longitude, S e Limited; totalizando sete opções.
A perda da propulsão a diesel não é uma novidade dentro da montadora. O Jeep Renegade também abandonou a motorização a diesel a partir da linha 2022.
Essa decisão se deve, em grande parte, à gradual diminuição das vendas dos motores a diesel no mercado brasileiro, o que também afeta o Jeep Compass . A diferença de preço entre as versões a diesel e a gasolina do Compass é de quase R$ 50 mil. Por exemplo, a versão Longitude , com motor a gasolina custa R$ 199.990, enquanto a mesma opção a diesel sai por R$ 248.790 , o que acaba não compensando a continuidade desses motores em linha pela falta de demanda.
A propulsão da Rampage é um 2.0 Multijet turbo a gasolina que oferece 272 cv de potência e 40,9 kgfm de torque. Enquanto o motor atual, que continuará sendo oferecido no Compass , é o 1.3 turbo flex de 180 cv na gasolina e 185 no etanol, com torque de 27,5 kgfm.
No entanto, há a possibilidade de a tração 4X4 e o câmbio automático de nove marchas serem associados ao motor 1.3 Turbo, como já ocorre com o Renegade em algumas versões, enquanto a motorização 2.0 turbo deverá manter essa transmissão de nove marchas.