O Fiat Panda é para o público europeu algo próximo ao que o Fiat Uno representou para os brasileiros. Na verdade, o modelo brasileiro é inspirado no Panda , lançado em 1982. Diretamente da Itália, surgem imagens da nova geração do compacto italiano, que deve chegar às lojas do país até o fim do ano.
As primeiras imagens da nova geração do Panda foram revelados pelo portal alvolante.it , que afirma que a novidade dará um grande salto em termos de dimensão. Segundo o portal, o Panda será baseado no Citroën C3 europeu, logo, utilizará a plataforma CMP . É possível ver que o Panda e o C3 compartilham parabrisa , maçanetas e até os mesmos retrovisores .
Visualmente, o panda parece a versão de produção do conceito Centoventi , apresentado em 2022 como próximo carro popular da Fiat na Europa e considerado a principal aposta da fabricante italiana para se popularizar na era dos carros elétricos acessíveis .
Entretanto, o modelo também será lançado com versões híbridas e somente a combustão, que deverão utilizar o motor 1.2 turbo de 101 cv , de acordo com o portal italiano. Atualmente, o ë-C3 europeu é equipado com um motor elétrico de 113 cv e baterias de 44 kWh, que garantem 320 km de autonomia.
Ainda de acordo com o portal, espera-se que o valor da versão elétrica seja de 25 mil euros ( R$ 133 mil ), mas uma versão mais acessível, de 20 mil euros ( R$ 107 mil ) também é aguardada, mas em um momento futuro. A produção do modelo acontecerá na Sérvia, justamente para reduzir custos .
Brasil à vista?
O Fiat Panda nunca foi vendido em nosso país , muito por ser um modelo menor e muito similar ao Uno . Entretanto, utilizando uma plataforma mais avançada, poderia ser produzido por aqui. A plataforma CMP é produzida no Brasil em Porto Real (RJ), entretanto, o C3 brasileiro é completamente diferente do modelo europeu, o que dificultaria a produção nacional do Panda.
Segundo os colegas do Auto+ , o sucessor de Mobi e Argo será um modelo criado a partir da plataforma CMP, o que pode reforçar a ideia de que o Panda será um veículo nacional , podendo até ser batizado de Uno por aqui.
Se a Stellantis optar por expandir a oferta de elétricos da Fiat no Brasil, o Panda elétrico poderia ser uma alternativa, mesmo importado. Atualmente, a marca conta apenas com o 500e , que custa R$ 214.990 . Entretanto, o preço do novo modelo não deverá ser tão acessível quanto os rivais chineses, por exemplo.