Quem procura por um hatch compacto hoje em dia tem novas (e boas) opções no mercado. Entre as principais, temos a nova geração do VW Polo com motor 1.6 e a versão renovada do Ford Fiesta, dois carros que travam uma briga acirrada neste comparativo. A disputa apertada já começa pelo preço. Com o pacote de equipamentos que inclui volante multifuncional, controles de estabilidade e tração, roda de liga-leve de aro 15 e central multimídia, o primeiro sai por R$ 56.590, ante os R$ 56.690 da versão mais em conta do rival, que apesar de mais potente vem com itens menos sofisticados.
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A Ford optou por incluir apenas retoques no desenho e oferecer a nova central multimídia Sync 3 a partir da versão SE Plus (que parte de R$ 62.390). Diz também que fez ajustes nos amortecedores e trocou a espuma dos bancos para tentar deixar o carro mais confortável no dia a dia. Mas pelo o que constatamos usando o hatch tanto na cidade quanto na estrada ainda não conseguiiram atingir o mesmo nível de conforto do VW Polo , modelo cujo projeto é todo novo e compatível com o que é oferecido atualmente na Europa.
Dê uma olhada no painel do Fiesta 2018 e você notará que exceto pela central multimídia não há mais nenhuma novidade, inclusive ligada ao nível de acabamento. Componentes de plástico duro continuam no painel e nas laterais das portas. Além disso, o quadro de instrumentos é praticamente o mesmo há sete anos, quando o carro começou a ser importado do México. No Polo, embora tudo seja simples por dentro, o ambiente é bem arejado e moderno, inclusive a central multimídia compatível com Apple Car Play e Android Auto.
Rodando no dia a dia
Bem que nos esforçamos para notar alguma diferença do novo acerto de suspensão do Fiesta, mas o carro ainda se mostrou mais à vontade apenas em pisos bem conservados. Nos esburacados, causou solavancos, o que prejudica de certa forma o conforto dos ocupantes. A bordo do Polo, a vida é um pouco mais tranquila por ter um conjunto mais capaz de absorver melhor as irregularidades do asfalto crocante da maioria das vias que temos no Brasil.
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Ambos contam com assistência elétrica da direção e, nesse aspecto, não apresentam diferenças significativas. Os sistemas dão conta do recado em qualquer situação, seja nas manobras de estacionamento, no dia a dia do trânsito, ou em velocidades mais altas nas estradas. Por outro lado, existe uma diferença de potência e torque entre os motores 1.6 das duas fabricantes.
O Ford tem um pouco mais de potência, mas funciona melhor em rotações mais altas. São 128 cv e 16 kgfm a altos 5.000 rpm, ante 117 cv e 16,5 kgfm que aparecem em mais civilizados 4.000 rpm. Na prática, o Polo se sai melhor nas retomadas, ultrapassagens e nas saídas de sinal por ter um pouco mais de força desde as primeiras marcações do contagiros. De acordo com os números das fabricantes, o Polo 1.6 faz de 0 a 100 km/h em 9,6 segundos ante 12,1 s do Fiesta, que é capaz de atingir 190 km/h, contra 193 km/h do rival.
A parte estrutural do Polo também mostra ter mais solidez, o que ajuda no trabalho da suspensão e a manter o carro estável nas curvas. Além disso, embora o VW seja maior que o Ford (com 2,56 metros de entre-eixos, ante 2,49 m), ainda consegue ter quase o mesmo peso, com uma diferença de meros 10 kg (1083 kg ante 1.073 kg), mérito dos materiais mais leves e da plataforma mais moderna, a MQB-A0. Isso acaba influindo na questão do consumo. Conforme o Inmetro, o Volkswagen faz 8,2 km/l na cidade e 9,5 km/l na estrada de etanol, números que passam para 12 km/l e 13,9 km/l, com gasolina, respectivamente. São dados compatíveis com os do Ford (8,2 km/l e 10 km/l com apenas etanol no tanque e 12 km/l e 14,6 km/l).
Ajustar a posição de dirigir é algo fácil em ambos os hatches, mas o Fiesta ganha um ponto a mais por contar com ajuste de profundidade do volante. A área envidraçada dos dois carros é suficiente para proporcionar boa visibilidade, mas é bom lembrar que o ajuste dos retrovisores é elétrico no Ford e manual no Volkswagen, o que implica apenas numa questão de comodidade, uma vez que o ângulo de visão dos dois modelos também agrada.
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Se a ideia é levar a família para viajar, o Polo acaba levando mais bagagem, com porta-malas de 300 litros e mais espaço interno, ante 281 litros e pouca distância dos bancos da frente para levar três pessoas no banco traseiro sem aperto. A altura para a cabeça e a largura disponível para se acomodar no Volkswagen também é maior que no concorrente da Ford.
Conclusão
Com projeto bem mais moderno, o VW Polo 1.6 consegue ter maior nível de eficiência e ainda custar um pouco menos que a versão mais em conta do Fiesta 2018, que chega com poucas novidades e ainda terá que enfrentar outros rivais de peso no segmento que está em alta. Um deles é o Fiat Argo, outro o Peugeot 208 e, a partir do ano que vem, terá que encarar o Toyota Yaris, sem esquecer que também virá por aí a nova geração do Nissan March, seguindo o estilo do Kicks. Portanto, o VW Polo sai com a vitória no cômputo geral.
Ficha Técnica - Ford Fiesta SE 1.6 16V 2018
Preço: a partir de R$ 56.690
Motor: 1.6, quatro cilindros, flex
Potência: 128 cv (E) / 125 cv (G) a 6.500 rpm
Torque: 16 kgfm (E) / 15,8 kgfm (G) a 5.000 rpm
Transmissão: Manual, cinco marchas , tração dianteira
Suspensão: Independente, McPherson (dianteira) / Eixo de torção (traseira)
Freios: Discos ventilados (dianteiros) / tambores (traseiros)
Pneus: 195/55 R15
Dimensões: 3,97 m (comprimento) / 1,72 m (largura) / 1,46 m (altura), 2,49 m (entre-eixos)
Tanque: 51 litros
Porta-malas: 281 litros
Consumo etanol: 8,2 km/l (cidade) / 10 km/l (estrada)
Consumo gasolina: 12 km/l (cidade) / 14,6 km/l (estrada)
0 a 100 km/h: 12 segundos
Velocidade máxima: 190 km/h
Ficha Técnica - Volkswagen Polo 1.6 MSI
Preço: a partir de R$ 54.990
Motor: 1.6, quatro cilindros, turbo flex
Potência: 128 cv (E) / 115 cv (G) a 5.500 rpm
Torque: 20,4 kgfm a 2.000 rpm
Transmissão: Manual, cinco marchas, tração dianteira
Suspensão: Independente, McPherson (dianteira) / Eixo de torção (traseira)
Freios: Discos ventilados (dianteiros) / tambor (traseiros)
Pneus: 185/65 R15
Dimensões: 4,06 m (comprimento) / 1,75 m (largura) / 1,47 m (altura), 2,57 m (entre-eixos)
Tanque: 52 litros
Porta-malas: 300 litros
Consumo etanol: 8,2 km/l (cidade) / 9,5 km/l (estrada)
Consumo gasolina: 12 km/l (cidade) / 13,9 km/l (estrada)