A linha Renault Sandero e Logan está para receber retoques no desenho e opção de câmbio automático CVT, o que deverá acontecer no início do ano que vem, mas com chances do carro aparecer no Salão do Automóvel, no São Paulo Expo, em novembro. A mudança mais recente do hatch foi a inclusão do novo motor 1.6 SCe, que deixou o carro bem mais eficiente no dia a dia, tanto na cidade quanto na estrada, como a reportagem de iG Carros chegou a comprovar.
LEIA MAIS: Eis a nova traseira da versão renovada do Renault Sandero. Confira
Mas com a chegada de rivais como VW Polo e Fiat Argo, o Renault Sandero 1.6 já deixou de ser um dos hatches compactos mais seguros e atraentes. Na versão intermediária Expression, sai por R$ 54.200 com a central multimídia e sensores nos para-choques traseiros para ajudar nas manobras de estacionamento.
Por R$ 54.990, o Fiat Argo traz uma central mais moderna, com tela de 7 polegadas com melhor resolução, além de direção elétrica entre as vantagens. No caso do Polo, os preços da versão 1.6 MSI começam em R$ 56.090 e o principal atrativo é poder vir com controles eletrônicos de estabilidade de tração, além de computador de bordo e bloqueio de diferencial para ajudar a contornar curvas com segurança pelo preço sugerido de R$ 57.170.
A Renault sabe que precisa incluir novidades no Sandero e vai deixar o carro um pouco mais caprichado a partir do início de 2019 com retoques no desenho, novas lanternas traseiras e novos equipamentos, o que deverá incluir uma central multimídia mais evoluída. Por enquanto, o hatch tem um pouco mais de espaço no banco traseiro entre os principais atrativos em relação aos rivais, mas o acabamento e o desenho tanto interno quanto externo precisa de mudanças.
Ao volante
Apesar disso, ainda há como considerar que a praticidade do sistema Midia NAV e os comandos satélite na coluna de direção. Bom também é que o banco do motorista tem regulagem de altura, mas ainda falta ajuste do volante e engates mais precisos do câmbio manual de cinco marchas, principalmente nas reduções e trocas rápidas. Como sempre, o acabamento é bastante simples, mas deverá melhorar um pouco a partir do ano que vem.
LEIA MAIS: Sandero RS: receita gourmet da Renault, mas com preço acessível
O que anima mesmo no Sandero é a economia de combustível. Aquelas barrinhas que marcam o nível de combustível no tanque vão sumindo devagar. Dá para rodar bastante até precisar reabastecer. Considerando o tanque de 50 litros e o consumo divulgado pelo Inmetro (12,8 km/l na cidade e 13,4 km/l na estrada, com gasolina), o carro pode rodar 640 quilômetro em trechos urbanos e 670 nos rodoviários.
No trânsito, o Renault acaba tendo mais autonomia que os rivais da Fiat (12,9 km/l, 48 litros e 619 km ) e VW (12 km/l, 52 litros e 624 km). Na estrada, porém, o que roda mais é o Polo, com 13,9 km/l e 722 km, ante 14,4 km/l e 691 km do Argo e 13,4 km/l e 670 km do Sandero.
O bom motor 1.6 Sce consegue render 118 cv e 16 kgfm a altos 4.000 rpm, mas desde as primeiras marcações do contagiros já está disponível boa parte dessa força. Com isso, o carro é capaz de ter certa desenvoltura nas ultrapassagens e acelerações. Entretanto, a direção eletro-hidráulica poderia ser mais leve nas manobras de estacionamento, embora os freios cumpram bem seu papel, sem mostrar sinais de fadiga.
LEIA MAIS: Renault Sandero deixa de ser oferecido com câmbio automatizado
Com o novo 1.6 outros dois aspectos que melhoraram a olhos vistos no Renault Sandero ficam por conta da redução dos níveis de vibração e ruído. Isso acabou tornando o carro menos cansativo de dirigir no dia a dia. Resta agora aguardar pelas mudanças que serão adotadas a partir do início do ano que vem.
Ficha técnica
Preço: a partir de R$ 52.990
Motor: 1.6, quatro cilindros, flex
Potência: 118 cv (E)/ 115 cv (G) a 6.300 rpm
Torque: 16 kgfm a 4.000 rpm
Transmissão: Manual, cinco marchas, tração dianteira
Suspensão:Independente (dianteira e traseira)
Freios: Discos ventilados na dianteira e tambores na traseira
Pneus: 185/65 R15
Dimensões: 4,06 m (comprimento) / 1,73 m (largura) / 1,53 m (altura), 2,59 m (entre-eixos)
Tanque : 50 litros
Porta-malas: 320 litros
Consumo: 12,8 km/l (cidade) /13,4 km/l (estrada) com gasolina
0 a 100 km/h: 9,8 segundos
Vel. Max: 185 km/h