Uns dizem que estamos vivenciando o fim das versões aventureiras. Devo discordar, já que continuam aparecendo nas lojas, apesar do Volkswagen CrossFox e do Toyota Etios X terem saído de linha. Ainda este ano, deveremos ter versões aventureiras de Ka, Polo e Argo. Mas atropelando as rivais, a GM já aposta no novo Chevrolet Onix Activ, cujo principal rival é o Hyundai HB20X.
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Ainda bem que os aventureiros estão ficando cada vez mais sóbrios. É praticamente um pacote estético diferenciado e simples, abdicando qualquer extravagância, como o estepe na tampa do porta-malas que só dificulta a vida. Uma influência dos 23% de participação de mercado do segmento de SUVs no Brasil entre os 28% dos hatches compactos, conforme a Fenabrave. O Chevrolet Onix não quis ficar de fora da brincadeira e se adiantou.
O Onix é o carro mais emplacado do Brasil há quase três anos. Durante o ano passado, o hatch chegou a vender o dobro do segundo colocado no ranking, o Hyundai HB20. Apesar dos esforços de todas as outras fabricantes, quem mora no coração do brasileiro é o hatchback da Chevrolet. Claro, muito por conta da versão Joy, de baixo custo, que veio para ocupar a lacuna dos antigos Celta e Classic.
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Com todos os pingos nos “is”, entendemos a situação atual do Onix. Ele quer segurar o pódio entre os carros mais vendidos, e o fará com certa facilidade. No último mês, o modelo emplacou mais de 16 mil unidades, ficando à frente do HB20 com apenas 9 mil, de acordo com o levantamento publicado pela Fenabrave. A Chevrolet tem a fórmula do sucesso nas mãos.
Por fora, a versão Activ nem chama tanta atenção. O que muda são as molduras de plástico na carroceria, que contornam a parte de baixo de todo o veículo. Começa no para-choque dianteiro com um desenho exclusivo, passando pelos faróis de neblina, caixa de rodas e saias laterais, até chegar no para-choque traseiro. Para completar, colocaram um rack no teto.
Aventureiro, mas nem tanto
Pneus de uso misto como no Ford Ka Trail? Nada disso, o Onix Activ não nega que a única trilha que enfrentará é o asfalto lunar da sua cidade. Para tal, o diâmetro externo dos pneus são maiores do que o modelo regular, usando rodas aro 15” e pneus 195/65. A suspensão foi elevada 30 milímetros o que, em conjunto com os novos pneus, aumentam o ângulo de ataque em 20%.A posição de dirigir também aumentou, o que foi um incômodo para mim, do alto de 1,84 metro de altura. Mesmo com a regulagem de altura do banco no mínimo, senti a cabeça muito próxima ao teto.
A Chevrolet também poderia ter sido mais discreta na escolha do acabamento interno. Apostaram em acabamento de plástico e tecido de boa qualidade, porém, pintados de laranja. Também há alguns detalhes alaranjados quase imperceptíveis no cluster . Os bancos, por outro lado, são um pouco mais discretos, mas ainda conseguem se diferenciar bastante do modelo convencional. Destaque para o nome “Activ” bordado nos encostos.
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O pacote de equipamentos é vasto. Conta com ar-condicionado, direção elétrica progressiva, banco do motorista e coluna de direção com ajuste de altura, vidros elétricos, painel com velocímetro digital e computador de bordo, central multimídia MyLink 2 com espelhamento de celular, faróis dianteiros com assinatura de LED, faróis de neblina, sensor de chuva, controle de velocidade de cruzeiro, retrovisores externos com ajuste elétrico e o sistema OnStar que funciona como concierge . Esquecer de marcar horário na barbearia nunca mais será um problema.
O Onix Activ surpreendeu por sua dinâmica como carro urbano. No cômputo geral, o Onix está em dia com o que o segmento de hatches compactos vem apresentando, embora o funcionamento entre o motor 1.4 de 106 cv e 13,9 kgfm de torque com a caixa automática, de seis marchas, tenha lá seus problemas. Em baixa velocidade, o sistema pode ficar confuso entre subir ou descer a marcha, causando alguns trancos.
¡Adiós, frentista!
Outro tópico de cair o queixo é a economia de combustível. O Chevrolet Onix Activ automático é o tipo de carro que não cria intimidade com a bomba de gasolina. De acordo com o Inmetro, ele afere 7,9 km/l na cidade e 9,6 km/l na estrada com etanol. O destaque mesmo fica por conta do consumo na gasolina, onde o compacto da Chevrolet faz 11,7 km/l na cidade e 13,9 km/l na estrada. A média é superior, por exemplo, ao Hyundai HB20X que faz 9,9 km/l na cidade e 12,5 km/l na estrada com gasolina, também com câmbio de seis marchas.
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Se a vocação urbana do Onix não tivesse sido confirmada, ele não estaria ocupando o topo entre os carros mais vendidos do Brasil por tanto tempo. Entre suas qualidades também está o porta-malas de 280 litros, que só perde (por pouco) para o rival HB20X, de 300 litros, quando o assunto é espaço para a bagagem.
Se é pra apostar no carro mais vendido do Brasil, que seja na versão mais exclusiva e descolada. Até mesmo no site da GM, o Chevrolet Onix Activ tem seu devido espaço individual. O modelo parte de R$ 61.950, podendo chegar aos R$ 67.850 com câmbio automático e a cor branca metálica, que acrescenta R$ 600. O concorente HB20X tem preço sugerido que parte de R$ 62.260 com câmbio manual, preço que sobe para R$ 66.760 se escolher pela versão automática.
Ficha técnica
Chevrolet Onix Activ 1.4 LTZ
Preço: R$ 67.850
Motor: 1.4, quatro cilindros, flex
Potência: 106 cv a 6.000 rpm
Torque: 13,9 kgfm a 4.600 rpm
Transmissão: automática, seis velocidades
Suspensão: independente McPherson (dianteira), eixo de torção (traseira)
Freios: disco ventilado (dianteira), tambor (traseira)
Pneus: 195/65
Porta-malas: 280 litros
Tanque: 54 litros
Consumo: 7,9 km/l na cidade e 9,6 km/l na estrada (etanol), 11,7 km/l na cidade e 13,9 km/l na estrada (gasolina)