Chevrolet Onix Activ: mais do que o visual com apelo aventureiro hatch atrai pelo baixo consumo de combustível
Cauê Lira/iG Carros
Chevrolet Onix Activ: mais do que o visual com apelo aventureiro hatch atrai pelo baixo consumo de combustível

Uns dizem que estamos vivenciando o fim das versões aventureiras. Devo discordar, já que continuam aparecendo nas lojas, apesar do Volkswagen CrossFox e do Toyota Etios X terem saído de linha.  Ainda este ano, deveremos ter versões aventureiras de Ka, Polo e Argo. Mas atropelando as rivais, a GM já aposta no novo Chevrolet Onix Activ, cujo principal rival é o Hyundai HB20X. 

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Ainda bem que os aventureiros estão ficando cada vez mais sóbrios. É praticamente um pacote estético diferenciado e simples, abdicando qualquer extravagância, como o estepe na tampa do porta-malas que só dificulta a vida. Uma influência dos 23% de participação de mercado do segmento de SUVs no Brasil entre os 28% dos hatches compactos, conforme a Fenabrave. O Chevrolet Onix não quis ficar de fora da brincadeira e se adiantou.

O Onix é o carro mais emplacado do Brasil há quase três anos. Durante o ano passado, o hatch chegou a vender o dobro do segundo colocado no ranking, o Hyundai HB20. Apesar dos esforços de todas as outras fabricantes, quem mora no coração do brasileiro é o hatchback da Chevrolet. Claro, muito por conta da versão Joy, de baixo custo, que veio para ocupar a lacuna dos antigos Celta e Classic.

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Com todos os pingos nos “is”, entendemos a situação atual do Onix. Ele quer segurar o pódio entre os carros mais vendidos, e o fará com certa facilidade. No último mês, o modelo emplacou mais de 16 mil unidades, ficando à frente do HB20 com apenas 9 mil, de acordo com o levantamento publicado pela Fenabrave. A Chevrolet tem a fórmula do sucesso nas mãos.

Por fora, a versão Activ nem chama tanta atenção. O que muda são as molduras de plástico na carroceria, que contornam a parte de baixo de todo o veículo. Começa no para-choque dianteiro com um desenho exclusivo, passando pelos faróis de neblina, caixa de rodas e saias laterais, até chegar no para-choque traseiro. Para completar, colocaram um rack no teto.

Aventureiro, mas nem tanto


Pneus de uso misto como no Ford Ka Trail? Nada disso, o Onix Activ não nega que a única trilha que enfrentará é o asfalto lunar da sua cidade. Para tal, o diâmetro externo dos pneus são maiores do que o modelo regular, usando rodas aro 15” e pneus 195/65. A suspensão foi elevada 30 milímetros o que, em conjunto com os novos pneus, aumentam o ângulo de ataque em 20%.A posição de dirigir também aumentou, o que foi um incômodo para mim, do alto de 1,84 metro de altura. Mesmo com a regulagem de altura do banco no mínimo, senti a cabeça muito próxima ao teto.

A Chevrolet também poderia ter sido mais discreta na escolha do acabamento interno. Apostaram em acabamento de plástico e tecido de boa qualidade, porém, pintados de laranja. Também há alguns detalhes alaranjados quase imperceptíveis no cluster . Os bancos, por outro lado, são um pouco mais discretos, mas ainda conseguem se diferenciar bastante do modelo convencional. Destaque para o nome “Activ” bordado nos encostos.

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O pacote de equipamentos é vasto. Conta com ar-condicionado, direção elétrica progressiva, banco do motorista e coluna de direção com ajuste de altura, vidros elétricos, painel com velocímetro digital e computador de bordo, central multimídia MyLink 2 com espelhamento de celular, faróis dianteiros com assinatura de LED, faróis de neblina, sensor de chuva, controle de velocidade de cruzeiro, retrovisores externos com ajuste elétrico e o sistema OnStar que funciona como concierge . Esquecer de marcar horário na barbearia nunca mais será um problema.

O Onix Activ  surpreendeu por sua dinâmica como carro urbano. No cômputo geral, o Onix está em dia com o que o segmento de hatches compactos vem apresentando, embora o funcionamento entre o motor 1.4 de 106 cv e 13,9 kgfm de torque com a caixa automática, de seis marchas, tenha lá seus problemas. Em baixa velocidade, o sistema pode ficar confuso entre subir ou descer a marcha, causando alguns trancos.

¡Adiós, frentista!

Interior com partes pintadas de um tom de marrom alaranjado fazem parte dos itens exclusivos da versão Activ do Onix
Divulgação
Interior com partes pintadas de um tom de marrom alaranjado fazem parte dos itens exclusivos da versão Activ do Onix

Outro tópico de cair o queixo é a economia de combustível. O Chevrolet Onix Activ automático é o tipo de carro que não cria intimidade com a bomba de gasolina. De acordo com o Inmetro, ele afere 7,9 km/l na cidade e 9,6 km/l na estrada com etanol. O destaque mesmo fica por conta do consumo na gasolina, onde o compacto da Chevrolet faz 11,7 km/l na cidade e 13,9 km/l na estrada. A média é superior, por exemplo, ao Hyundai HB20X que faz 9,9 km/l na cidade e 12,5 km/l na estrada com gasolina, também com câmbio de seis marchas.

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Se a vocação urbana do Onix não tivesse sido confirmada, ele não estaria ocupando o topo entre os carros mais vendidos do Brasil por tanto tempo. Entre suas qualidades também está o porta-malas de 280 litros, que só perde (por pouco) para o rival HB20X, de 300 litros, quando o assunto é espaço para a bagagem. 

Se é pra apostar no carro mais vendido do Brasil, que seja na versão mais exclusiva e descolada. Até mesmo no site da GM, o Chevrolet Onix Activ tem seu devido espaço individual. O modelo parte de R$ 61.950, podendo chegar aos R$ 67.850 com câmbio automático e a cor branca metálica, que acrescenta R$ 600.  O concorente HB20X tem preço sugerido que parte de R$ 62.260 com câmbio manual, preço que sobe para R$ 66.760 se escolher pela versão automática.

Ficha técnica

Chevrolet Onix Activ 1.4 LTZ

Preço:  R$ 67.850
Motor: 1.4, quatro cilindros, flex
Potência: 106 cv a 6.000 rpm
Torque: 13,9 kgfm a 4.600 rpm
Transmissão: automática, seis velocidades
Suspensão: independente McPherson (dianteira), eixo de torção (traseira)
Freios: disco ventilado (dianteira), tambor (traseira)
Pneus: 195/65
Porta-malas: 280 litros
Tanque: 54 litros
Consumo: 7,9 km/l na cidade e 9,6 km/l na estrada (etanol), 11,7 km/l na cidade e 13,9 km/l na estrada (gasolina)

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