É sempre bom lembrar que o terreno de hatches médios está cada vez menos fértil, principalmente no Brasil. A participação nas vendas vem caindo mês a mês. E de acordo com os números da Fenabrave (Federação dos Distribuidores de Veículos) atingiu meros 0,6% do total em junho. Com isso, na linha 2019 do VW Golf 1.0 TSI, o carro recebeu algumas mudanças para ficar mais atraente.
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No caso da versão mais em conta do VW Golf 1.0 TSI , o hatch médio subiu de nível, com mais equipamentos de série e encontrado apenas com câmbio automático de seis marchas, com opção de trocas sequenciais na própria alavanca ou pelas hastes atrás do volante, entre vários outros itens, como sensores nos para-choques para facilitar as manobras de estacionamento, câmera de ré e monitoramento da pressão os pneus.
Portanto, esqueça as primeiras unidades do Golf 1.0 TSI vendidas no Brasil, que podiam vir só com câmbio manual e uma lista de equipamentos mais modesta. O problema é que o preço subiu bastante. No início do ano passado, o carro tinha preço sugerido de R$ 77. 247, ante R$ 91.790 hoje, o que representa um aumento de nada desprezíveis R$ 14.543. Em contrapartida, pelo menos para os mais desavisados,ficou quase impossível convencer que o Golf Comfortline da linha 2019 é um carro equipado com motor 1.0, o que até há pouco tempo era sinônimo apenas nos modelos chamados “populares”.
Com as rodas de aro 17, com acabamento diamantado, oferecidas como opcional (R$ 2.450) e teto- solar elétrico (R$ 4.850), o hatch beira os R$ 100 mil. Pois é, um carro 1.0 com esse valor? Nem cogite a deixar esse tipo de pergunta passar pela sua cabeça. O Golf Comforline da linha 2019 não é nada barato, mas tem qualidades de sobra e uma delas é a eficiência em conciliar bom desempenho com economia de combustível. Com o câmbio automático, também ganhou conforto, sem deixar a agilidade de lado.
Anda bem e gasta pouco
De acordo com os números da fabricante, com o motor 1.0 de 128 cv, o hatch com câmbio automático de seis marchas pode acelerar de 0 a 100 km/h em 10,3 segundos e atingir 192 km/h, nada mau, não? Mas o mais surpreendente é o quanto que o carro consegue ser econômico. Conforme os dados do Inmetro, com gasolina, o consume urbano é de 11,4 km/l e 8 km/l com etanol, números que passam para 14,2 km/l e 10,2 km/, respectivamente, na cidade.
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O acerto do conjunto mecânico agrada em vários aspectos. Já começa com a harmonia de funcionamento entre o motor 1,0, turbo, de surpreendentes 128 cv com apenas etanol no tanque com a caixa de seis marchas com relações bem escalonadas. Basta acelerar que logo vem a resposta, mostrando boa agilidade. E isso foi conseguido graças a uma série de recursos como variador de fase nos comandos de válvulas nas fase de admissão e escape, materiais leves e resistentes e gerenciamento eletrônico de última geração.
Some-se a isso a sensação de segurança que o carro transmite o tempo todo, seja pela estrutura com boa rigidez torcional, pelos controles eletrônicos de estabilidade e tração ou por causa do bom isolamento acústico. Assim como antes, também vale a lembrança de que o Golf vem com 7 airbags de série e recebeu nota máxima nos testes de colisão do Latin NCAP. A suspensão bem acertada é outra qualidade do hatch médio da marca alemã, tanto em manter uma estabilidade irrepreensível nas curvas quanto em absorver as irregularidades do piso. Ponto positivo também para a direção leve e precisa bem como para o volante de tries raios com boa empunhadura.
Nessa versão mais em conta do Golf, porém, os bancos poderiam ser um pouco mais confortáveis. São revestidos de tecido simples e ajustes adequados para o motorista, porém, faltou mais conforto. A visibilidade do Golf também faz parte das vantagens em relação aos dois principais rivais, o Focus e o Cruze Sport6.
Mas levando em conta o espaço interno, inclusive no porta-malas, os três se equivalem. São 313 litros do VW, ante 316 do Ford e 290 do GM. No caso do entre-eixos, os números são 2,63 m, 2,64 m e 2,70, respectivamente. Entretanto, o Golf tem a melhor central multimídia do trio de hatches médios que mais vendem no Brasil.
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Além de ter funcionamento intuitivo, conta com rapidez, boa qualidade dos gráficos e fácil conectividade com qualquer tipo de celular. Bom também é que o carro vem com porta-objetos práticos e bem posicionados.
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Conclusão
Apesar de ter mudado pouco na linha 2019, o VW Golf 1.0 TSI recebeu boas novidades e passou a ser um dos hatches médios mais interessantes do mercado atualmente, ainda mais levando em conta a questão do equilíbrio entre consumo e desempenho.
Ficha técnica
Preço: R$ 91.790
Motor: 1.0, três cilindros, turbo, flex
Potência: 128 cv (E) / 116 cv (G) a 5.500 rpm
Torque: 20,4 kgfm a 2.000 rpm
Transmissão: Automático, seis marchas , tração dianteira
Suspensão: Independente, McPherson (dianteira) / Independente, eixo de torção (traseira)
Freios: Discos ventilados (dianteiros) / discos sólidos (traseiros)
Pneus: 205/55 R16
Dimensões: 4,26 m (comprimento) / 1,80 m (largura) / 1,47 m (altura), 2,63 m (entre-eixos)
Tanque: 50 litros
Porta-malas: 313 litros
Consumo gasolina: 11,4 km/l (cidade) / 14,2 km/l (estrada)
0 a 100 km/h: 10,3 segundos
Velocidade máxima: 192 km/h