Não é de hoje que Honda e Toyota são grandes rivais em alguns segmentos. E com a chegada do Yaris a vida do Honda Fit 2019 ficou mais difícil no mercado. Pelo o que notamos no dia a dia com os dois carros, a briga entre ambos é bem apertada em quesitos como consumo, desempenho e até espaço interno.
LEIA MAIS: Toyota Yaris: o que ele tem de melhor que Etios e Corolla? Veja vídeo
Mas existem alguns detalhes que acabam pesando a favor do modelo da Toyota. Um deles é o preço. Levando em consideração as versões mais equipadas de Yaris e Fit, este último sai por salgados R$ 83.300, ante R$ 77.590 do rival. Além disso, o Honda Fit 2019 já está no final do ciclo da atual geração, uma vez que a próxima será lançada no ano que vem no Japão e no início de 2020 no Brasil, de acordo com informações de bastidores.
As semelhanças entre Yaris e Fit seguem padrões nipônicos. Os dois carros vêm com motor 1.5, que funcionam com câmbio automático CVT. Embora o Honda seja um pouco mais potente (116 cv ante 110 cv do Toyota), no Yaris, a caixa CVT é mais bem acertada, garantindo um pouco mais de agilidade não apenas no dia a dia, mas numa tocada animada em trechos sinuosos na estrada, quando for preciso usar as trocas sequenciais pelas hastes do volante.
Honda Fit 2019 ou Toyota Yaris?
Ao selecionar esse modo mais esportivo de condução, o câmbio do Yaris mostra reações mais rápidas e até leves trancos entre as trocas, o que faz alguns terem dúvida de que o câmbio do Toyota é mesmo CVT e não com engrenagens e conversor de torque. Isso acaba compensando a força um pouco menor do motor da Toyota em relação Honda (14,9 kgm ante 15,3 kgfm), cujo torque máximo é atingido em rotação mais alta (4.800 rpm ante 4.000 rpm).
LEIA MAIS: Honda Fit 2019 chega com mais equipamentos de série e nova cor vermelha
Na prática, Yaris e Fit têm desempenhos bem parecidos, mas o Toyota se mostra ligeiramente mais agradável de dirigir, mostrando uma pitada extra de agilidade e disposição para contornar curvas, por exemplo. O que ajuda na estabilidade do hatch Toyota é o fato de ser um pouco mais largo e baixo, com menor centro de gravidade, detalhe que tem mais influência que os pneus de perfil ligeiramente mais baixos do Fit (185/55R 16 ante 185/60R 15 do Yaris).
Além de acelerar um pouco mais e de ter mais ânimo em curvas, o Yaris tem outra vantagem: o menor raio do giro (9,6 m ante 10,3 m do Fit), o que facilita as manobras em lugares apertados, como estacionamentos de shoppings e condomínios.
No trânsito cotidiano, um item que agradou mais no Toyota foi o quadro de instrumentos com recursos como mostrador digital, de alta resolução, que exibe velocidade, informação que no Honda é vista apenas pelos ponteiros do velocímetro. Além disso, se você quiser saber qual é a autonomia no Fit vai ter que apertar um botão no próprio mostrador.
LEIA MAIS: Toyota Yaris XLS enfrenta o rivai Hyundai HB20 Premium 2019. Qual vence?
Houve uma boa evolução no Fit, que ganhou controle eletrônico de estabilidade e faróis com lâmpadas de LED entre os destaques. O compacto Honda também recebeu central multimídia mais moderna, com GPS embutido, mas ainda existem alguns detalhes a serem acertados, como a melhor resolução dos gráficos que aparecem na tela. No Toyota, o multimídia vai bem nessa parte de nitidez, mas precisa ser mais prática de ser usada. Outro ponto a ser destacado é que apenas a versão topo de linha XLS tem compatibilidade com Android Auto e Apple Car Play, o que está prestes a mudar em toda linha da marca japonesa.
O Fit também tem a seu favor a melhor modularidade dos bancos, que podem ser rebatidos de maneira mais versátil, criando um espaço considerável para levar uma bicicleta ou algo do gênero a bordo. Mesmo sem esse recurso, o porta-malas do Honda é um pouco maior (363 litros, ante 310 litros do Yaris). Entretanto, o entre-eixos de ambos é quase o mesmo (2,53 m do Toyota e 2,55 m do Honda), o que significa que o espaço para quem vai sentado no banco traseiro é praticamente igual nos dois carros.
Conclusão
Os modelos da Toyota e Honda se parecem em vários aspectos, inclisive no que se refere à lista de itens de série. Ambos contam com equipamentos como câmera de ré, ar-condicionado digital e ancoragem ISOFIX para cadeirinhas infantis, bancos revestidos de couro, rebatimento elétrico dos retrovisores externos, entre outros itens. Uma diferença é que no Fit há regulagem de profundidade no volante. Mas o Yaris contra-ataca com retrovidor interno eletrocrômico, que o Honda não tem.
O que acaba dando uma vitória apertada ao Yaris é o preço bem menor, com uma diferença de R$ 6 mil para o Honda Fit 2019, que está no final do ciclo da atual geração, tanto que a única novidade é a cor Vermelho Vênus Metálico.
Ficha Técnica - Honda Fit EX-L 2019
Preço: a partir de R$ 83.300
Motor: 1.5, quatro cilindros, flex
Potência: 116 cv (E) / 115 cv (G) a 6.000 rpm
Torque: 15,3 kgfm (E) / 15,2 (G) a 4.800 rpm
Transmissão: Automático, CVT, tração dianteira
Suspensão: Independente, McPherson (dianteira) / eixo de torção (traseira)
Você viu?
Freios: Discos ventilados (dianteiros) / tambores (traseiros)
Pneus: 185/55 R16
Dimensões: 4,09 m (comprimento) / 1,69 m (largura) / 1,54 m (altura), 2,53 m (entre-eixos)
Tanque: 45 litros
Porta-malas: 363 litros
Consumo gasolina: 12,3 km/l (cidade) / 14,1 km/l (estrada)
0 a 100 km/h: 12 segundos
Velocidade máxima: 172 km/h
Ficha Técnica - Toyota Yaris XLS
Preço: a partir de R$ 77.590
Motor: 1.5, quatro cilindros, flex
Potência: 110 cv (E) / 105 cv (G) a 5.600 rpm
Torque: 14,9 kgfm (E) / 14,3 (G) a 4.000 rpm
Transmissão: Automático, CVT, tração dianteira
Suspensão: Independente, McPherson (dianteira) / eixo de torção (traseira)
Freios: Discos ventilados (dianteiros) / tambor (traseiros)
Pneus: 185/60 R15
Dimensões: 4,14 m (comprimento) / 1,73 m (largura) / 1,49 m (altura), 2,55 m (entre-eixos)
Tanque: 45 litros
Porta-malas: 310 litros
Consumo gasolina: 12,6 km/l (cidade) / 13,8 km/l (estrada)
0 a 100 km/h: 11,8 segundos
Velocidade máxima: 173 km/h