Honda Fit 2019 enfrenta o rival Toyota Yaris, que se mostra bem parecido com o rival em vários aspectos
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Honda Fit 2019 enfrenta o rival Toyota Yaris, que se mostra bem parecido com o rival em vários aspectos

Não é de hoje que Honda e Toyota são grandes rivais em alguns segmentos. E com a chegada do Yaris a vida do Honda Fit 2019 ficou mais difícil no mercado. Pelo o que notamos no dia a dia com os dois carros, a briga entre ambos é bem apertada em quesitos como consumo, desempenho e até espaço interno.   

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Mas existem alguns detalhes que acabam pesando a favor do modelo da Toyota. Um deles é o preço. Levando em consideração as versões mais equipadas de Yaris e Fit, este último sai por salgados R$ 83.300, ante R$ 77.590 do rival. Além disso, o Honda Fit 2019 já está no final do ciclo da atual geração, uma vez que a próxima será lançada no ano que vem no Japão e no início de 2020 no Brasil, de acordo com informações de bastidores. 

As semelhanças entre Yaris e Fit seguem padrões nipônicos. Os dois carros vêm com motor 1.5, que funcionam com câmbio automático CVT. Embora o Honda seja um pouco mais potente (116 cv ante 110 cv do Toyota), no Yaris, a caixa CVT é mais bem acertada, garantindo um pouco mais de agilidade não apenas no dia a dia, mas numa tocada animada em trechos sinuosos na estrada, quando for preciso usar as trocas sequenciais pelas hastes do volante.

Honda Fit 2019 ou Toyota Yaris?

 Ao selecionar esse modo mais esportivo de condução, o câmbio do Yaris mostra reações mais rápidas e até leves trancos entre as trocas, o que faz alguns terem dúvida de que o câmbio do Toyota é mesmo CVT e não com engrenagens e conversor de torque. Isso acaba compensando a força um pouco menor do motor da Toyota em relação Honda (14,9 kgm ante 15,3 kgfm), cujo torque máximo é atingido em rotação mais alta (4.800 rpm ante 4.000 rpm).

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Na prática, Yaris e Fit têm desempenhos bem parecidos, mas o Toyota se mostra ligeiramente mais agradável de dirigir, mostrando uma pitada extra de agilidade e disposição para contornar curvas, por exemplo. O que ajuda na estabilidade do hatch Toyota é o fato de ser um pouco mais largo e baixo, com menor centro de gravidade, detalhe que tem mais influência que os pneus de perfil ligeiramente mais baixos do Fit (185/55R 16 ante 185/60R 15 do Yaris).

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Toyota Yaris tem painel um pouco mais moderno que do Honda Fit 2019 por detalhes como o velocímetro digital

Além de acelerar um pouco mais e de ter mais ânimo em curvas, o Yaris tem outra vantagem: o menor raio do giro (9,6 m ante 10,3 m do Fit), o que facilita as manobras em lugares apertados, como estacionamentos de shoppings e condomínios. 

No trânsito cotidiano, um item que agradou mais no Toyota foi o quadro de instrumentos com recursos como mostrador digital, de alta resolução, que exibe velocidade, informação que no Honda é vista apenas pelos ponteiros do velocímetro. Além disso, se você quiser saber qual é a autonomia no Fit vai ter que apertar um botão no próprio mostrador.

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Houve uma boa evolução no Fit, que ganhou controle eletrônico de estabilidade e faróis com lâmpadas de LED entre os destaques. O compacto Honda também recebeu central multimídia mais moderna, com GPS embutido, mas ainda existem alguns detalhes a serem acertados, como a melhor resolução dos gráficos que aparecem na tela. No Toyota, o multimídia vai bem nessa parte de nitidez, mas precisa ser mais prática de ser usada. Outro ponto a ser destacado é que apenas a versão topo de linha XLS tem compatibilidade com Android Auto e Apple Car Play, o que está prestes a mudar em toda linha da marca japonesa. 

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Divulgação

Honda Fit 2019 não tem nenhuma diferença no interior na comparação com o modelo da linha 2018

O Fit também tem a seu favor a melhor modularidade dos bancos, que podem ser rebatidos de maneira mais versátil, criando um espaço considerável para levar uma bicicleta ou algo do gênero a bordo. Mesmo sem esse recurso, o porta-malas do Honda é um pouco maior (363 litros, ante 310 litros do Yaris). Entretanto, o entre-eixos de ambos é quase o mesmo (2,53 m do Toyota e 2,55 m do Honda), o que significa que o espaço para quem vai sentado no banco traseiro é praticamente igual nos dois carros.


Conclusão

 Os modelos da Toyota e Honda se parecem em vários aspectos, inclisive no que se refere à lista de itens de série. Ambos contam com equipamentos como câmera de ré,  ar-condicionado digital e ancoragem ISOFIX para cadeirinhas infantis, bancos revestidos de couro, rebatimento elétrico dos retrovisores externos, entre outros itens.  Uma diferença é que no Fit há regulagem de profundidade no volante. Mas o Yaris contra-ataca com retrovidor interno eletrocrômico, que o Honda não tem. 

O que acaba dando uma vitória apertada ao Yaris é o preço bem menor, com uma diferença de R$ 6 mil para o Honda Fit 2019, que está no final do ciclo da atual geração, tanto que a única novidade é a cor Vermelho Vênus Metálico.

Ficha Técnica - Honda Fit EX-L 2019

Preço: a partir de R$ 83.300

Motor:  1.5, quatro cilindros, flex

Potência:  116 cv (E) / 115 cv (G) a 6.000 rpm

Torque:  15,3 kgfm (E) / 15,2 (G) a 4.800 rpm

Transmissão:  Automático, CVT, tração dianteira

Suspensão: Independente, McPherson (dianteira) / eixo de torção (traseira)

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Freios: Discos ventilados (dianteiros) / tambores (traseiros)

Pneus:  185/55 R16

Dimensões: 4,09 m (comprimento) / 1,69 m (largura) / 1,54 m (altura), 2,53 m (entre-eixos)

Tanque: 45 litros

Porta-malas: 363 litros 

Consumo gasolina: 12,3 km/l (cidade) / 14,1 km/l (estrada)

0 a 100 km/h: 12 segundos 

Velocidade máxima: 172 km/h 

Ficha Técnica - Toyota Yaris XLS

Preço: a partir de R$ 77.590

Motor:  1.5, quatro cilindros, flex

Potência:  110 cv (E) / 105 cv (G) a 5.600 rpm

Torque:  14,9 kgfm (E) / 14,3 (G) a 4.000 rpm

Transmissão:  Automático, CVT, tração dianteira

Suspensão: Independente, McPherson (dianteira) / eixo de torção (traseira)

Freios:  Discos ventilados (dianteiros) / tambor (traseiros)

Pneus:  185/60 R15

Dimensões: 4,14 m (comprimento) / 1,73 m (largura) / 1,49 m (altura), 2,55 m (entre-eixos)

Tanque: 45 litros

Porta-malas: 310 litros 

Consumo gasolina: 12,6 km/l (cidade) / 13,8 km/l (estrada)

0 a 100 km/h: 11,8 segundos

Velocidade máxima:  173 km/h

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