Quem olha um Toyota Etios Sedan pode pensar que pelas linhas conservadoras e detalhes típicos de um projeto de baixo custo, que nasceu para o mercado indiano, o carro não tem atrativos. Mas, como diz o velho ditado, quem vê cara não olha o coração. Na versão X com câmbio automático, o carro sai por R$ 58.270, preço que já inclui itens como controle eletrônico de estabilidade, ancoragem ISOFIX para cadeiras infantis e até porta-luvas climatizado entre os itens de série.
LEIA MAIS: Toyota Etios: Por que o pequeno faz tanto sucesso no mercado? Veja vídeo
Estamos falando do sedã mais em conta não apenas com caixa automática, mas com todos os itens citados acima, que não há muito tempo atrás eram encontrados apenas em carros de luxo. Ok, não há como negar que causam certa estranheza alguns detalhes a bordo do Toyota Etios Sedan 2019. O mostrador digital no centro do painel é deles. Mas, depois de algum tempo, acaba-se acostumando e encontrando suas boas funções, que inclui várias informações úteis, além da autonomia e da média de consumo.
Se chover, você vai notar que o limpador de para-brisa tem apenas um braço. E que isso acaba não varrendo uma parte razoável do vidro. Porém, na prática, dá para conviver com essa questão sem traumas. A simplicidade do acabamento e a ergonomia que fica longe do ideal por esbarrar na questão da economia de custos, mas eis aí outro ponto como qual é possível conviver sem muita dor de cabeça.
O problema é ter que que saber "de cor" coisas como que o botão de travamento das portas está no lado esquerdo do painel, meio escondido, atrás do volante. E que para destravar as portas do s edã compacto da Toyota é preciso pressionar a parte inferior do botão, uma vez que não tem iluminação à noite. Perto desse comando também estão outros, como o que desativa ou ativa o controle eletrônico de estabilidade.
LEIA MAIS: Toyota tira de linha três versões do Etios: XLS e Platinum
Vai ter que se acostumar também em manusear o simples sistema de som, apenas com Bluetooth e entrada USB, nada de sofisticado. O mostrador com letras e números brancos parece ter saído dos anos 90, mas funciona bem. E o câmbio automático tem apenas quatro marchas. Porém, conta com um recurso interessante que teve certa utilidade na estrada. Ao colocar a alavanca para o lado esquerdo, é feita a redução de quarta para terceira, o que ajuda a dar fôlego em subidas e ultrapassagens de maneira fácil e rápida.
Como anda o Toyota Etios Sedan
Claro que o Etios Sedan 1.5 está longe de ser um carro ágil, mas cumpre seu papel de sedãzinho compacto. O motor 1.5 tem meros 107 cv e razoáveis 14,7 kgfm a 3.100 rpm, o que é suficiente apenas para se virar no trânsito do dia a dia e em fazer viagens sem nenhuma pressa. Mas o isolamento acústico é aceitável e o carro não mostra vibrações incômodas ao acelerar. Nas curvas, tanto a suspensão com eixo de torção quanto as rodas de aro 15 com pneus 185/60R são feitos para dar conta do recado no cotidiano, com esportividade zero. Entretanto, há controle de estabilidade para ajudar a corrigir eventuais desvios de trajetória.
Mesmo com apenas quatro marchas, o acerto do pessoal de engenharia foi bom para que as trocas fossem suaves, sem trancos. Além disso, a questão do consumo não foi muito prejudicada. Pelos números do Inmetro, o sedã da marca japonesa faz 12,2 km/l de gasolina na cidade e 14,4 km/l na estrada, números que ficam próximos do principal rival e campeão de vendas do segmento, o Chevrolet Prisma Advantage (11,9 km/l e 14,7 km/l, respectivamente).
LEIA MAIS: Veja os 5 carros mais baratos do Brasil equipados com controle de estabilidade
Outro ponto do Etios Sedan 1.5 automático que chama atenção é o espaço. São nada menos que 2,55 metros de entre-eixos distância que garante três ocupantes no banco traseiro sem apertos. E o porta-malas tem cavernosos 562 litros, o maior da categoria. Dá para levar a bagagem de cinco ocupantes com certa folga. Se formos levar em conta rivais como Voyage (480 litros) e Versa (460), a vantagem do Toyota é mesmo grande.
Conclusão
Compra essencialmente racional, o Toyota Etios Sedan 2019 com câmbio automático atende uma famíia de até cinco pessoas com certa competência e por uma das melhores relações entre custo e benefício hoje em dia, ainda mais agora que o carro vem com controle de estabilidade e ISOFIX de série. Mas esqueça questões como prazer ao dirigir e sofisticação.
Ficha Técnica
Preço: a partir de R$ 58.270
Motor: 1.5, quatro cilindros, flex,
Potência: 102 cv (E) e 107 cv (G) 5.600 rpm
Torque: 14,3, kgfm (E) e 14,3 kgfm (G) a 3.100 rpm
Transmissão: Automático, quatro marchas, tração dianteira
Suspensão:Independente (dianteira) / eixo de torção (traseira)
Freios: Discos ventilados na dianteira e tambor na traseira
Pneus: 175/65 R15
Dimensões: 4,37 m (comprimento) / 1,70 m (largura) / 1,51 m (altura), 2,56 m (entre-eixos)
Tanque : 45 litros
Consumo: 12,2 km/l (cidade) /14,9 km/l (estrada) com gasolina
0 a 100 km/h: 12 segundos
Vel. Max: 186 km/h