Tamanho do texto

Utilitário esportivo mostra que é valente e confortável e surpreende pela boa autonomia tanto na cidade quanto na estrada

Volvo XC60 D5 da nova geração tem ganhos de eficiência e estilo moderno, além de bom vão livre do solo de 21,6 cm
Carlos Guimarães/iG
Volvo XC60 D5 da nova geração tem ganhos de eficiência e estilo moderno, além de bom vão livre do solo de 21,6 cm

Há quem seja contra os carros de passeio a diesel. Mas em modelos com motores a combustão é difícil conseguir tanta força em baixa rotação e tão baixo consumo. Prova disso é a eficiência que mostrou o Volvo XC60 Inscription D5 (R$ 289.950) durante os dias em que esteve conosco. Pode rodar e rodar que o marcador de combustível resiste em se mexer. O carro é um convite para por o pé na estrada.

LEIA MAIS: Jaguar E-Pace 2.0: utilitário para quem curte acelerar

Ok, um dos pontos que explica tanta disposição do novo Volvo XC60 a diesel para percorrer longas distâncias sem precisar abastecer é o tanque de combustível de 71 litros, o que leva a uma autonomia teórica de 725 quilômetros em trechos rodoviários. E isso com boa dose de força disponível logo ao encostar no pedal do acelerador. São nada menos que 48,9 kgfm a meros 1.750 rpm, o que significa agilidade para ultrapassagens sempre seguras e retomadas rápidas.

É força de superesportivo de primeira linha dos anos 90 em um SUV feito para levar a família, com boa dose de conforto. O ronco característico do motor a diesel poderia ser um pouco mais discreto, mas não chega a incomodar, mesmo em viagens longas. Eficiente, o conjunto mecânico é um dos principais trunfos dessa versão do XC60, com injeção direta, duplo comando no cabeçote e câmbio automático de 8 marchas, com trocas sempre suaves.

Se durante o trajeto aparecer algum trecho de terra, não há problema. O SUV a diesel é valente. Tem bom vão livre do solo (21,6 cm), pneus borrachudos 225/45R 20, ângulo de ataque de 23,1 graus e bastante força a ser despejada nas quatro rodas pelo sistema de tração integral que distribui o torque entre os eixos conforme as condições de aderência. 

LEIA MAIS: Volvo XC40 T4: SUV premium na medida certa. Veja avaliação

No asfalto, o XC60 D5 consegue absorver bem as irregularidades do piso, bem como obstáculos urbanos, como valetas e lombadas. Com 8 marchas e força de sobra desde as primeiras marcações do contagiros, o acerto do conjunto mecânico prioriza as baixas rotações, reduzindo o nível de ruído e o consumo. Ao acelerar, dá para ouvir o sibilar da turbina funcionando.

Mais detalhes do novo Volvo XC60 D5 

Volvo XC60 D5 vem com acabamento caprichado, com revestimento de couro e detalhes de alumínio escovado
Divulgação
Volvo XC60 D5 vem com acabamento caprichado, com revestimento de couro e detalhes de alumínio escovado

Agrada também a direção com assistência elétrica, sempre leve nas manobras e precisa conforme o carro vai ganhando velocidade. Ponto positivo, também, para os freios a disco ventilado nas quatro rodas, que funcionam a contento sem mostrar sinais de fadiga, mesmo quando um pouco mais exigidos.

O que poderia melhorar (e a Volvo já trabalha para isso) é o complicado sistema multimídia com tela de oito polegadas. É muito recurso que não consegue ser utilizado de maneira intuitiva. Apenas depois de passar alguns dias com o carro é que você vai começar a se familiarizar com as funções mais básicas. Para tornar tudo mais fácil, a marca sueca e o Google desenvolvem um a nova interface digital. Com isso, haverá uma série de aperfeiçoamentos para usufruir do Android Auto, inclusive com comandos de voz.

Volvo XC60 tem na versão a diesel D5 uma das melhores opções no segmento hoje em dia
Carlos Guimarães/iG
Volvo XC60 tem na versão a diesel D5 uma das melhores opções no segmento hoje em dia

O bom é que a tela tem boa resolução e o sistema de som é de qualidade, com 10 alto-falantes e 330 watts de potência. Exceto pela multimídia complicada, o restante da ergonomia é outro ponto elogiável no XC60 D5, com comandos bem localizados e fáceis de serem acionados. A qualidade de acabamento é outro destaque, bem como os vários itens de segurança de série.

Entre os principais equipamentos, alguns chamam atenção, como o sistema de direção semi-autônomo, que consegue até fazer o carro contornar curvas na estrada sozinho, seguindo as faixas marcadas no piso. Além disso, câmeras para visão de 360 graus, faróis de LED adaptativos e chamadas de emergência pelo Volvo On Call,   que presta assistência no que for preciso por meio de chamada telefônica.

LEIA MAIS: Audi Q5 Ambition 2.0 é a evolução natural do SUV premium

Com 2,87 metros de entreeixos, o Volvo XC60 D5 é capaz de levar cinco ocupantes com bastante conforto e sem nenhum aperto, bem como suas respectivas bagagens no espaçoso porta-malas de 505 litros, um dos maiores do segmento e com abertura e fechamento motorizada. Basta apertar um botão que a tampa se move automaticamente.

Conclusão

Sem sombra de dúvida, o Volvo XC60 Inscription D5 é um dos melhores SUVs de luxo disponíveis hoje no mercado, ideal para famílias abastadas que gostam de viajar. Falta apenas um sistema multimídia mais fácil de ser usado, o que o carro terá em breve.

Ficha Técnica

Preço: a partir de R$ 289.950

Motor: 2.0, quatro cilindros, diesel

Potência: 235 cv a 4.000 rpm

Torque: 48,9,5 kgfm a 1.750 rpm

Transmissão:  Automático, 8 marchas, tração integral

Suspensão:Independente (dianteira) e multibraço (traseira)

Freios: Discos ventilados na dianteira e na traseira

Pneus: 255/45 R20

Dimensões: 4,69 m (comprimento) / 1,90 m (largura) / 1,66 m (altura), 2,87 m (entre-eixos)

Tanque: 71 litros

Consumo: 8,4 km/l (cidade) /10,2 km/l (estrada) 

0 a 100 km/h: 7,2 segundos 

Vel. Max: 220 km/h    

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.