Tamanho do texto

Versões intermediárias dos sedãs médios travam uma disputa acirrada. Confira detalhes sobre os pros e contras de cada um dos modelos


Honda Civic EX-L e VW Jetta Comfortline: sedãs médios intermediários e com bom custo benefício hoje em dia
Guilherme Menezes/iG
Honda Civic EX-L e VW Jetta Comfortline: sedãs médios intermediários e com bom custo benefício hoje em dia

Há pais de família que não abrem mão do conforto e do prazer de dirigir um sedã médio, resistindo ao apelo dos SUVs. E dois exemplos para quem procura um carro espaçoso, bem equipado, seguro e bom de guiar estão reunidos na imagem acima: Honda Civic EX-L (R$ 114.100) e VW Jetta Comfortline (109.990).  Qual leva a melhor nessa briga? É o que veremos a seguir.

LEIA MAIS:  Novo Corolla enfrenta os rivais Civic e Cruze. Qual dos três sedãs leva?

O Honda Civic EX-L chegou com poucas novidades na linha 2020. No caso da versão avaliada, houve apenas o acrescimo de ar-condicionado de duas zonas com saídas de ar para os ocupantes do banco traseiro, sensor de chuva e partida por botão. De qualquer forma, o Civic continua sendo um modelo com aspecto mais arrojado e moderno que o Jetta.

Por sua vez, o Volkswagen ficou maior e moderno na nova geração. Entretanto, bem que podiam ter caprichado mais no acabamento e não incluíram a saída de ar para o banco traseiro, algo que coincidentemente foi acrescentado no rival na linha 2020. Em contrapartida, o sedã vindo do México tem uma das melhores centrais multimídia do segmento e supera a do Civic.

Na questão do espaço interno, ambos se equivalem, com entre-eixos generosos de 2,70 m e com cavernosos portas-malas. O do Civic leva 519 litros e, no Jetta, são 510 litros, volumes mais do que suficiente para levar a bagagem de cinco ocupantes. Porém, afora a central multimídia, o interior do Honda é mais moderno e refinado, com botão de freio elétrico, bancos confortáveis e cluster digital.

Por fora, o desenho do Civic se mantém como o mais ousado e que transmite esportividade como nenhum outro no terreno nos sedãs médios. A rigor, trata-se de um notchback, o que acentua ainda mais esse aspecto. O VW Jetta ficou muito parecido com o irmão menor, o Virtus, na nova geração.

Isso acabou tirando um pouco do seu carisma. Mesmo assim, o resultado final agrada, embora nem tanto quanto o concorrente da marca japonesa. Ambos têm rodas de aro 17, mas os pneus do Civic são um pouco mais largos e baixos (215/50R 17 ante 205/55R 17 do rival).

LEIA MAIS: VW Jetta GLi:  nova versão esportiva está (quase) sozinha no Brasil

Honda Civic EXL vem com volante revestodo de couro e cluster digital entre os atrativos
Divulgação
Honda Civic EXL vem com volante revestodo de couro e cluster digital entre os atrativos

Na hora de acelerar, o Honda Civic mostra um conjunto mais bem acertado, principalmente na questão da rigidez torcional e do acerto tanto da direção quanto da suspensão.  Vem com  motor 2.0, aspirado, de 155 cv e 19,5 kgfm a altos 4.800 rpm. Para extrair bom desempenho, porem, é preciso manter o contagiros acima dos 3.500 rpm, o que é conseguido selecionando o modo manual do câmbio CVT, que simula 7 marchas. 

O VW Jetta tem o característico “lag” nas primeiras marcações do contagiros. Trata-se de um certo atraso nas respostas ao acelerar. Isso acontece pela combinação da baixa cilindrada com o sistema de sobrealimentação e do cabeçote de quatro válvulas por cilindro. 

VW Jetta  pode vir com quadro de instrumentos configurável, entre os itens disponíveis
Divulgação
VW Jetta pode vir com quadro de instrumentos configurável, entre os itens disponíveis

Apesar disso, o motor 1.4 turbo flex se mostra eficiente acima dos 1.400 rpm, regime em que aparecem os 25,5 kgfm de torque máximo. Abaixo disso, falta fôlego. E logo que atinge esse patamar, toda força vem de uma vez. O ideal seria aparecer de maneira mais progressiva. Tem máxima e aceleração um pouco melhores que o Civic, mas perde em estabilidade.

Além de terem bom desempenho, os dois sedãs também não exageram no consumo. Conforme o Inmetro, o Honda Civic EX-L faz 7,2 km/l de etanol na cidade e 8,9 km/l na estrada, ante 7,4 km/l e 9,9 km/l do Jetta, respectivamente. 

Portanto, o VW Jetta é um pouco mais econômico que o Civic e tem autonomia maior, que chega a 700 km, contra 588 km do Honda, teoricamente, com apenas gasolina no tanque, na estrada, ainda conforme os dados do Inmetro.


LEIA MAIS: Kia Cerato SX 2.0: no rastro do Stinger contra os rivais Corolla e Civic

Conclusão

 Vale a pena pagar um pouco mais pelo Honda Civic EX-L . O carro tem interior mais caprichado e consegue se sair melhor numa tocada mais esportiva. Mas ambos esbanjam espaço e conforto. No caso do Jetta, o consumo ligeiramente menor é uma das únicas vantagens. Ao Honda, falta uma central multimídia mais moderna.

Ficha Técnica

Honda Civic EX-L 2.0

Preço: a partir de 114.100

Motor: 2.0, quatro cilindros, flex
Potência: 155 cv (E) / 150 cv (G)  a 6.500 rpm 
Torque: 19,5 (E) / 19,3 (G) kgfm a 4.800 rpm  
Transmissão: automática do tipo CVT, simula sete marchas  
Suspensão: independente (dianteira), multilink (traseira)  
Freios: discos ventilados (dianteira), discos sólidos (traseira)  
Dimensões: 4,64 m (comprimento), 1,80 m (largura), 1,43 m (altura), 2,70 m (entre-eixos)  
Porta-malas: 517 litros  
Tanque: 56 litros  
Consumo: 10,5 km/l (cidade) km/l e 13 km/l (estrada) com gasolina

 0 a 100 km/l: 9,5 s

Vel. Max: 195 km/h

VW Jetta 1.4 TSI Comfortline

Preço:  a partir de 109.990

Motor: 1.4, quatro cilindros, flex  

Potência: 150 cv a 5.000 rpm  
Torque: 25,5 kgfm a 1.400 rpm  
Transmissão: automático,  6 marchas , tração dianteira  
Suspensão: Independente, McPherson (dianteira) /eixo de torção(traseira)  
Freios: Discos ventilados (dianteiros) / discos sólidos (traseiros)  
Pneus: 225/545 R17  
Dimensões: 4,70 m (comprimento) / 1,79 m (largura) / 1,47 m (altura), 2,70 m (entre-eixos)  
Tanque: 50 litros  
Porta-malas: 510 litros  
Consumo etanol: 8 km/l (cidade) / 9,7 km/l (estrada)  
Consumo gasolina: 11,6 km/l (cidade) / 13,9 km/l (estrada)  
0 a 100 km/h: 9,6 s
Velocidade máxima: 199 km/h