Quando assumimos o volante do novo Hyundai HB20X no início de março, o plano era fazer um comparativo com o Fiat Argo Trekking, seu principal rival no mercado brasileiro. Mas como você, caro leitor, deve imaginar, a pandemia do novo coronavírus afetou os empréstimos dos veículos à imprensa; portanto, ficamos devendo essa para outro momento.
LEIA MAIS: Hyundai HB20 1.0 Diamond Plus faz jogo rápido contra Fiat Argo 1.8 Precision
Por sorte, neste momento de quarentena, a Hyundai lançou uma plataforma online para comprar sem sair de casa, onde toda a linha do sedã HB20S está sendo oferecida com preço de hatch e alguns modelos surgem com bônus especiais.
Entre os segmentos que apareceram nos últimos dez anos, os hatches aventureiros foram os que mais evoluíram depois dos utilitários compactos. Muitos assumem que eles são objeto de desejo de quem ainda não tem dinheiro para comprar um SUV, mas algumas características são tão marcantes e positivas que podem transformá-los em boas aquisições, apesar o valor salgado.
A principal delas é o acerto de suspensão, perfeito para circular no asfalto judiado da maioria das cidades brasileiras. Enquanto o VW Polo aposta em um arranjo mais rígido — característica marcante dos novos modelos da marca alemã —, o HB20X passa por buracos sem que as obturações do motorista saiam voando pela janela.
O HB20X não tem pneus de uso misto da linha Scorpion ATR como os 205/60 R15 que calçam o Fiat Argo Trekking . Nesta versão, o coreano surge com as dimensões 195/60 R16, que também não fazem feio na cidade. Há atributos suficientes para vencer a maioria dos obstáculos urbanos, ou aquela estrada de terra mais exigente no caminho para o sítio.
Outro ponto de destaque para o conforto é o vão livre do solo de 187 mm (na versão normal, são 160 mm). Alguns carros costumam raspar na minha garagem, mas o HB20X não exige nenhum esforço extra para evitar as ciscadas que tanto incomodam.
LEIA MAIS: Será que compensa pagar mais caro e levar o Renault Stepway?
Com 3,99 metros de comprimento, o HB20X é um pouco mais comprido que o Trekking. Os aventureiros compartilham a mesma distância entre-eixos (2,53 m) e capacidade de carga no porta-malas (300 litros).
O hatch da marca coreana também conta com espaço suficiente para quatro adultos e uma criança viajarem com conforto, ainda que a posição central do banco traseiro seja bem ingrata. Apesar da boa qualidade e alguma variação nos materiais, o acabamento do HB20X poderia ser mais requintado. Vale lembrar que estamos falando de um carro de quase R$ 80 mil.
Você viu?
O novo sistema operacional da Hyundai é rápido e tem pareamento com Android Auto e Apple CarPlay, mas o layout nativo poderia ser um pouco mais intuitivo. Entre as sacadas mais legais do HB20X , a Hyundai adicionou um segundo carregador rápido na USB; ideal para os distraídos que esquecem de verificar a carga do celular antes de sair de casa. Infelizmente, ele não funciona por indução.
Como anda o HB20X
Confesso que não senti falta do motor 1.0 turbo das versões mais caras do HB20. A versão aventureira é vendida exclusivamente com o antigo 1.6 aspirado, que subiu de 128 para 130 cavalos na última estilização. Ele desenvolve 16,5 kgfm de torque, que se mostram suficientes para mover o hatch de apenas 1.098 kg.
O câmbio de seis marchas mantém todas as qualidades, com trocas suaves e boa resposta aos comandos do acelerador. Segundo a Hyundai, o HB20X pode acelerar de 0 a 100 km/h em honestos 10,9 segundos.
O consumo está dentro do que se espera de um hatch automático com motor 1.6. A Hyundai nos emprestou seu aventureiro com o tanque cheio de etanol, onde o HB20X é capaz de aferir 8,1 km/l na cidade e 9,3 km/l na estrada. Com combustível fóssil, os números vão para 11,7 km/l na cidade e 13,3 km/l na estrada.
Vale?
Se você está procurando um carro versátil para as tarefas diárias e passeios depois da quarentena, o Hyundai HB20X Diamond Plus é uma das melhores opções. O design é bem mais harmonioso que o dos irmãos, seguindo à risca o conceito que foi apresentado durante o Salão do Automóvel de 2018.
LEIA MAIS: Onix Activ x Ka Freestyle x Argo Trekking: qual dos três hatches vence?
O grande problema é desembolsar R$ 79.590 pelo HB20X , uma vez que o Fiat Argo Trekking 1.8 custa R$ 69.990 com câmbio automático. Mas considere que você estará levando um veículo com mecânica bem mais moderna, levando em conta que o 1.8 E.TorQ da Fiat está com os dias contatos.
Ficha técnica: Hyundai HB20X
Preço: a partir de R$ 79.590
Potência : 123 cv (G) / 130 cv a 6.000 rpm
Torque: 16 kgfm (G) / 16,5 (E) a 4.500 rpm
Transmissão: Automático, seis marchas, tração dianteira
Suspensão:Independente (dianteira e traseira)
Freios: Discos ventilados na dianteira e tambores na traseira
Pneus: 195/60 R16
Dimensões: 3,97 m (comprimento) / 1,74 m (largura) / 1,54 m (altura), 2,53 m (entre-eixos)
Tanque : 50 litros
Porta-malas: 300 litros
Consumo: 10,9 km/l (cidade) / 12,9 km/l (estrada) com gasolina
0 a 100 km/h: 10,9 segundos
Vel. Max: 186 km/h