Parado no trânsito, ao volante do BMW X6 M Sport da linha 2021, ouço um palavrão: "P****, isso é um X6zão..?!" Era o entregador de pizzas indignado com o jeito nada discreto do SUV com ares de cupê, o primeiro que apareceu no mercado (em 2008) e que agora passa a ter uma versão repaginada no Brasil. Pois é, o legado do designer americano Chris Bangle continua deixando marcas, mesmo 12 anos depois que sua criação foi apresentada ao público.
Não é para menos que o rapaz pirou. Dê uma olhada nesse SUV de 4,93 metros de comprimento por nada menos que 2,0 m de largura, 1,70 m de altura e 2,98 m de entre-eixos. Tudo é superlativo nesse carro, que custa R$ 567.950, pesa 2.055 kg, tem rodas de aro 22, porta-malas de cavernosos 580 litros e tanque de outros 83, o dobro do que cabe em um hatch compacto nacional. Exagero? Depois do BMW X6 , vieram os rivais, entre os quais Mercedes GLE , Audi Q8 e Porsche Cayenne Coupé , todos com o mesmo nível de extravagância.
Se a ideia é chamar atenção, ter espaço (e fôlego) de sobra e ainda poder enfrentar alguns trechos de terra com valentia e muito estilo, então pode continuar pensando em um X6 2021 se sua conta bancária estiver bem forrada. Essa cara de vilão do "Mad Max" do BMW não é mero acaso.
Sob o capô fica um 3.0, biturbo, de seis cilindros, capaz de gerar 340 cv e nada desprezíveis 45,9 kgfm de torque a meros 1.500 rpm. Na prática, isso significa que basta pisar com fé no acelerador para sua cabeça ser jogada contra o encosto banco enquanto acelera de 0 a 100 kmh em apenas 5,5 segundos. Nada mau para um gigante de mais de duas toneladas, não?
E saiba que o carro se mostra ágil nas curvas como um esportivo bem menor com ajuda dos milagres da engenharia. Um deles atende pelo nome de suspensão ativa com molas pneumáticas, controladas eletronicamente, o que evita rolagem exagerada da carroceria, contribuindo com o equilibrio do carro. Some-se a isso a tração integral sob demanda e ao câmbio de 8 marchas e terá a receita certa para alegrar o seu dia com doses de adrenalina.
BWM X6 M Sport e a tecnologia
Mas se quiser ir mais devagar com o andor terá outros tipos de tecnologias à disposição. Umas delas é a que assume o controle do carro. Isso mesmo, o BMW X6 M Sport 2021 tem nível de automação nível 2, que freia, acelera e move o volante sozinho. Basta apenas apertar um botão no próprio volante, que fica com aros verdes quando o sistema estiver no comando e amarelos para alertar o motorista a dar um toque na direção.
Há também o chamado "Parking Assistant Plus", recurso que mede espaços para estacionar automaticamente com uso de sensores e câmeras. Além disso, o novo X6 também conta com visão noturna, capaz de identificar pedestres e animais com antecedência em situações de baixa visibilidade.
Ainda ntre os destaques também está a central multimídia conectada à internet e com tela de alta resolução, o que inclui GPS embutido com informações do trânsito atualizadas em tempo real. E o "Head Up Display" colorido, que projeta informações como velocidade e coordenadas do GPS no para-brisa para que o motorista não precise desviar atenção do trânsito.A sensação é de estar no meio do filme "Tron: O Legado".
O precursor dos SUVs de luxo com ares de cupê ficou ainda maior que a geração anterior (2,6 cm a mais de altura, 2,0 cm a largura e 4 cm de entre-eixos extras). Então, não cabe em qualquer vaga, pricipalmente de alguns shoppings e condomínios. Para ajudar a estacionar, porém, há câmeras com visão de 360 graus com sensores de aproximação.
Conclusão
Existem os que torcem o nariz para os SUVs de luxo com jeito de cupê, mas acho que esse tipo de carro acaba sendo eclético para quem pode comprar um modelo de alto valor. Entre os modelos do segmento, o BMW X6 não tem vida fácil. Mas mostra que preza pelo conjunto bem acertado e pela sofisticação.
Ficha técnica
BMW X6 M Sport 2021
Preço: a partir de R$ 567.950
Motor: 3.0, seis cilindros, biturbo, gasolina
Potência: 340 cv a 5.500 rpm
Torque: 45,9 kgfm a 1.500 rpm
Transmissão: Automático, 8 marchas, tração integral
Suspensão: Independente, McPherson (dianteira) / multibraço (traseira)
Freios: Discos ventilados (dianteiros e traseiros)
Pneus: 275/35R 22 (dianteiros) e 315/30R 22 (traseiros)
Dimensões: 4,94 m (comprimento) / 2,00 m (largura) / 1,70 m (altura), 2,98 m (entre-eixos)
Tanque: 83 litros
Porta-malas: 580 litros
Consumo gasolina: 7,9 km/l (cidade) / 9,6 km/l (estrada)
0 a 100 km/h: 5,5 segundos
Velocidade máxima: 250 km/h