Versão RS oferece visual diferenciado que se destaca das demais versões
Maurício Campelo/iG
Versão RS oferece visual diferenciado que se destaca das demais versões

A sigla RS pode ter diversos significados no mundo automotivo, e geralmente é ligada às variantes esportivas dos carros que as ostentam. O Chevrolet Tracker é um dos carros que utiliza essa sigla, mas a esportividade aqui fica apenas por conta apenas do visual mais agressivo , entretanto, isso não é algo necessariamente negativo.

Logo de cara, o Tracker RS ostenta uma grade com desenho tipo colméia e pintura na cor preta, que também colore a gravatinha da Chevrolet e o logotipo RS , em vermelho. Esses itens, assim como a pintura preta nos emblemas, rodas e barras no teto, são a marca registrada da versão RS na gama da fabricante norte-americana. Entretanto, com exceção do desenho da grade e o logotipo, são detalhes já oferecidos pela versão Midnight , que traz motor 1.0 turbo de 116 cv .

As mudanças exclusivas continuam no interior. A versão RS traz detalhes em vermelho no painel e nos bancos, que são revestidos em couro. Vale ressaltar que essa versão ainda oferece, de série, o teto solar panorâmico .

Externamente, o Tracker RS é um carro que agrada ao olhar e chama a atenção, principalmente na cor Vermelho Chili da unidade testada.

Versão RS oferece visual diferenciado que se destaca das demais versões
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Versão RS oferece visual diferenciado que se destaca das demais versões

De série, o Tracker RS oferece seis airbags , alerta de ponto cego e alerta de colisão com frenagem de emergência em baixa velocidade , faróis de LED com acendimento automático, freios ABS com distribuição eletrônica, ar-condicionado, câmera de ré, assistente de partida em rampa, direção elétrica, central multimídia de 8”, teto solar panorâmico , bancos de couro, sistema de concierge “OnStar” e wi-fi embarcado .

Rodagem:

Dirigir o Chevrolet Tracker RS é bastante fácil . A coluna de direção possui ajustes manuais de altura e profundidade, assim como os bancos, portanto, encontrar a posição ideal de guiar acontece rapidamente . A câmera de ré e a direção elétrica progressiva auxiliam a realizar manobras em espaços apertados, o que facilita a vida a bordo do SUV de 4,27 m de comprimento .

O motor turbo 1.2 tricilíndrico de 133/132 cv (etanol/gasolina) e 21,4/19,4 kgfm de torque (E/G) não decepciona. Entretanto, as pretensões desse propulsor não é ser um esportivo. As acelerações até empolgam, mas o kickdown do câmbio não é dos mais velozes.

Emblemas na traseira são escurecidos e o aplique RS é adicionado; lanternas são em LED
Maurício Campelo/iG
Emblemas na traseira são escurecidos e o aplique RS é adicionado; lanternas são em LED

Trocas de marchas manuais são possíveis através da alavanca de câmbio (desde que na posição L). Borboletas atrás do volante e uma opção de modo de condução Sport seriam muito bem vindas, justamente para condizer com a proposta do RS.

Na estrada, o conjunto mecânico consegue manter bem a velocidade e o piloto automático (simples, não adaptativo) ajuda a tornar a viagem mais tranquila. Os sensores de ponto cego auxiliam mais no uso urbano do modelo, e emitem um sinal luminoso em tom laranja nos retrovisores quando um veículo se aproxima.

Ainda no uso rodoviário vale ressaltar a bom comportamento da direção elétrica progressiva, que aumenta a rigidez conforme a velocidade do carro aumenta, mas sem perder a precisão. O isolamento acústico é bem satisfatório e permite que os passageiros conversem mesmo nas velocidades máximas das vias.

A suspensão também merece elogios. Tanto no dia a dia como em estradas, quem prefere um ajuste um pouco mais rígido irá encontrar no Tracker RS um bom equilíbrio . Nada que transmita a esportividade que a sigla RS possa sugerir, mas é bem confortável e consegue filtrar bem as imperfeições do solo.

Espaço interno

Cabine do Tracker RS é bem agradável, entretanto, há espaço para mais tecnologia
Divulgação
Cabine do Tracker RS é bem agradável, entretanto, há espaço para mais tecnologia

Medindo 4,27 metros de comprimento ; 1,79 m de largura ou 2,05 contando os espelhos; 1,62 m de altura e 2,57 m de entre-eixos , o Tracker RS apresenta boas dimensões, podendo levar quatro adultos tranquilamente. O espaço para as pernas dos ocupantes traseiros vale ser elogiado. O porta-malas conta com 393 litros de capacidade máxima.

Consumo:

Ao longo de sete dias de teste, rodamos 621 km e obtivemos médias de 10 km/l , utilizando tanto etanol como gasolina. Em trajeto rodoviário, foi possível atingir 16 km/l utilizando gasolina , mas com etanol, após 187 km em rodovia, cidade e trânsito muito pesado, o consumo foi de 9,8 km/l , sempre com o ar-condicionado ligado. Apesar disso, o Chevrolet Tracker pode passar a impressão de ser beberrão , uma vez que, assim como o Onix , o tanque de combustível possui apenas 44 litros de capacidade .

Pontos de melhorias:

No uso urbano do Tracker RS , foi possível constatar duas pequenas características que podem deixar alguns consumidores chateados com o SUV . Em algumas situações, principalmente em subida de morros, por exemplo, o motor pode apresentar um ruído elevado , mesmo em baixas rotações.

Os freios também podem deixar alguns clientes incomodados. O conjunto utiliza discos ventilados na dianteira e tambor na traseira e possuem uma força de frenagem satisfatória , entretanto, podem apresentar ruído, mesmo em baixas velocidades, o que pode incomodar. Vale ressaltar que a unidade testada contava com menos de 8 mil km rodados .

O ar-condicionado também poderia ser um pouco mais forte. Em dias muito quentes pode demorar um pouco para atingir uma temperatura agradável. A dica então fica por sempre estacionar o carro em locais cobertos e sempre verificar se o teto solar e a persiana estão fechados .

Conectividade:

Android Auto funciona de maneira satisfatória, mas na unidade testada só funcionou com cabos
Divulgação
Android Auto funciona de maneira satisfatória, mas na unidade testada só funcionou com cabos

Um dos principais diferenciais do Tracker RS é o Wi-Fi nativo , que pode fornecer internet para até sete dispositivos eletrônicos . Para quem viaja muito com a família, pode ser um item interessante para manter a criançada entretida durante longas viagens, durante nosso teste, o sistema funcionou de forma bem rápida e satisfatória.

Ainda em conectividade, a Central multimídia de 8 polegadas possui funcionamento bem ágil e agradável, podendo ser dividida entre dois aplicativos ao mesmo tempo. O site da Chevrolet diz que o Tracker RS 2024 conta com conexão com Apple CarPlay e Android Auto sem fio, mas, na unidade testada, a conexão com o smartphone só acontecia com o cabo USB .

A versão RS traz painel de instrumentos analógicos e tela central de 3,5”, que na versão Premier conta com iluminação colorida . Honestamente, é um sistema bem competente que mostra as informações de forma bem clara. Poderia sim trazer detalhes mais avançados como a temperatura do líquido de arrefecimento, por exemplo.

Entretanto, considerando o preço do Chevrolet Tracker RS, seu principal rival, o Volkswagen T-Cross Comfortline , já oferece  painel de instrumentos digital , entretanto, o teto solar panorâmico é opcional. São escolhas que o cliente precisa fazer ao considerar o que é mais importante no seu uso.

Na China, onde o Tracker também é comercializado, a Chevrolet já disponibiliza um painel de instrumentos digital de 10,25 polegadas , que poderia ser uma adição interessante no futuro do SUV.

Mas, a versão RS vale a pena?

Faróis full-LED são oferecidos apenas nas versões RS e Premier
Maurício Campelo/iG
Faróis full-LED são oferecidos apenas nas versões RS e Premier

Hoje, no configurador da Chevrolet, a versão RS é oferecida por R$ 164.640 , enquanto a topo de linha, a Premier, sai por R$ 167.620

Por R$ 2.980 a mais , a versão Premier adiciona: Monitoramento de pressão dos pneus, a r-condicionado digital automático , carregador de celular sem fio , retrovisor interno eletrocrômico, descansa braço traseiro com porta-copos, sensor de chuva, sensor de estacionamento dianteiro e lateral e sistema de estacionamento automático Easy Park .

Por menos de 3 mil reais, a versão Premier é bem mais equipada que a RS . Respondendo a pergunta inicial, o Tracker RS só faz sentido para quem busca um visual diferenciado . Entretanto, o Chevrolet Tracker em si é uma ótima opção no mercado de SUVs 0 km, não à toa foi o quinto SUV mais vendido em 2021, liderou o segmento em 2022 e foi o segundo SUV mais vendido em 2023 .

Ficha técnica Chevrolet Tracker RS 2024

Preço: a partir de R$ 164.640

Motor: 1.2, três cilindros, turboflex

Potência: 133 cv (E) / 132 cv (G) a 5.500 rpm

Torque: 21,4 kgfm a 2.000 rpm (E) / 19,4 kgfm a 2.000 rpm (G)

Transmissão: Automático,  seis marchas, tração dianteira

Suspensão: Independente, McPherson (dianteira) / Eixo de torção (traseira)

Freios: Discos ventilados (dianteiros) / tambor (traseiros)

Pneus: 215/60 R16

Dimensões: 4,27 m (comprimento) / 1,79 m (largura) / 1,62 m (altura), 2,57 m (entre-eixos)

Tanque: 44 litros

Porta-malas: 393 litros

Consumo etanol: 7,2 km/l (cidade) / 9,2 km/l (estrada) (Inmetro)

Consumo gasolina: 10,4 km/l (cidade) / 13,2 km/l (estrada) (Inmetro)

0 a 100 km/h: 9,4 segundos

Vel. Max: 185 km/h


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