Modelo pode carregar até dois veículos a 100 kWh cada que tenham tomadas nos padrões europeu e japonês
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Modelo pode carregar até dois veículos a 100 kWh cada que tenham tomadas nos padrões europeu e japonês

A FreeWire Technnologies revela durante a feira Advanced Clean Transportation (ACT), voltada para mobilidade elétrica, em Long Beach (EUA), um novo carregador de alta capacidade, o Boost Charger 200.

O novo carregador oferece um pico de potência de 200 kW, o que não faz dele o mais potente do mundo, mas é um avanço em relação à maioria dos carregadores rápidos que possuem no máximo 150kW.

Mas a maior novidade do modelo é de vir com um pacote de baterias , o que segundo a fabricante permite flexibilidade na instalação e operação. Fabricadas pela Envision, as baterias são similares a do Nissan Leaf , e permitem que a energia de corrente alternada vinda da rede elétrica seja armazenada.

A fabricante informa que o carregador pode fornecer 200 kW de potência durante a recarga, mas somente em plugs do tipo CCS - o padrão europeu – e no plug CHAdeMO, encontrado em veículos importados do Japão, a potência de carga cai para 100 kW. Apesar de poder carregar dois veículos simultaneamente, a potência de recarga será reduzida a apenas 100 kW por veículo, independente do plug utilizado.

Ainda são poucos os carregadores de carga rápida no Brasil, como os instalados pelo Grupo VW
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Ainda são poucos os carregadores de carga rápida no Brasil, como os instalados pelo Grupo VW

A fabricante informa que os carregadores com baterias integradas possuem custo de operações 70% menores, podem economizar US$ 30 mil em energia e transmitem a carga mais rapidamente para os veículos.

O movimento de buscar carregadores com baterias integradas já vem recebendo atenção também na Europa, onde a Volkswagen fechou uma parceria com a BP para instalar mais de 4 mil carregadores de alta velocidade com armazenamento de energia.

Em relação a carregadores com baterias no Brasil, temos o projeto da BMW que em conjunto com a Energy Source e WEG reutilizam baterias descartadas da BMW i3 para armazenar energia e fornecer a um carregador. O projeto ainda está em fase de testes e possui apenas uma unidade instalada, localizada na fábrica do Grupo BMW em Araquari (SC).

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