A nova geração do BMW X1 foi finalmente revelada após dois anos de testes. Agora, o SUV compacto traz câmbio de dupla embreagem, de sete marchas e terá opções de motorização a diesel, gasolina, híbrida plug-in e elétrica.
Na Europa, o BMW X1 terá motor 1.5, de três cilindros e 136 cv e 2.0, de quatro cilindros, capaz de gerar 204 cv, potência que sobe para 218 cv na versão híbrida. Os motores a diesel terão entre 150 e 211 cv, mas sempre com motores elétricos auxiliares, posicionados no eixo traseiro.
A maior novidade é o modelo elétrico iX1 , que na versão única, a Xdrive30 irá oferecer a potência máxima de 313 cv, graças aos dois motores elétricos posicionados sobre cada eixo, e levarão o iX1 de 0 a 100 km/h em 5,7 segundos, conforme a fabricante.
As baterias ficam posicionadas no assoalho do veículo e tem capacidade de 64,7 kWh, e podem rodar entre 413 e 438 km com uma carga, também conforme os dados da BMW.
Visualmente o novo X1 traz nova grade, lanternas de LED, e para-choques com acabamento inferior bastante recortado, e em tons de preto e prata. A grade bipartida tradicional da BMW dessa vez deverá passar longe de qualquer polêmica, já que parece em um tamanho proporcional ao X1.
Na traseira o modelo foi completamente redesenhado, e se difere bastante da geração anterior , a lanterna de LED agora é mais fina, e tem um visual mais esportivo. O desenho da tampa traseira é uma espécie de releitura moderna do primeiro X5 com o logotipo da BMW no centro de uma barra retangular e as luzes de ré bem próximas.
A nova geração do BMW X1 traz de série rodas de 17 polegadas e poderá ter até uma opção de 20 polegadas (inédita no X1) e é 5 cm maior e 4 cm mais alta que a antecessora, significando um pouco mais de conforto para os cinco passageiros que o modelo pode transportar.
A BMW diz que o interior é completamente novo e conta com painel de instrumentos de 12.3 polegadas e uma tela curva sensível ao toque de 14.9 polegadas responsável pelo sistema de infotenimento do modelo, que pode ser controlado por voz.
O X1 conta com head-up display , software de gravação antifurto, sensor de tráfego cruzado, mapas com realidade aumentada, uma câmera no interior que envia imagens para o telefone do proprietário e conexão 5G.
O novo BMW X1 deve chegar ao Brasil somente em 2023, assim como a versão elétrica iX1.