A fabricante chinesa BYD se torna líder na venda global de veículos elétricos e híbridos plug-in no último mês de maio, porém, a marca já pensa no próximo passo na expansão de seus negócios, e agora busca liderar a produção também de baterias elétricas.
Enquanto a BYD se firma entre as principais fabricantes do mercado chinês e expande suas operaçõespara o mercado sul-americano e europeu, também aumenta suas opções de armazenamento de energia , e agora pode até rivalizar com a também chinesa CATL.
No mês de abril, a BYD produziu 4,19 GWh (Gigawatt/hora) de capacidade de armazenamento em suas , esse valor corresponde a 47,14% de toda a produção do mercado chinês, enquanto a CATL produziu 34,29%, com 3,05 GWh.
O rápido crescimento da produção da BYD se dá pelo desenvolvimento das baterias de lâminas (Blade) que possuem uma química sem cobalto e pelo design CTP (célula ao Pacote), que permite a montagem das células na arquitetura da bateria, dispensando o uso de módulos.
As novas baterias da BYD são mais seguras e prometem mais durabilidade que as baterias utilizadas atualmente nos veículos elétricos , mas oferecem uma densidade energética menor.
O portal PushEVs diz que uma das razões da queda da CATL é que lentamente a fabricante está se tornando dependente de apenas um cliente, no caso a Tesla , e a BYD, por outro lado, fabrica as baterias para seus próprios veículos híbridos e elétricos.
A confiança da BYD nas baterias Blade é tão grande, que a fabricante encerrou a produção de veículos a combustão, e hoje, só produz eletrificados, e já oferta seus veículos no Brasil.
O SUV Tan e o sedã Han são os primeiros automóveis da BYD no Brasil e já possuem as baterias Blade. Além dos carros, a fabricante oferta ônibus, caminhões leves e até furgões elétricos no país.