Carregadores de carros elétricos ainda tem sido mais encontrados fora das estradas, em shoppings e condomínios
Divulgação
Carregadores de carros elétricos ainda tem sido mais encontrados fora das estradas, em shoppings e condomínios

Um dos principais problemas quando se dirige um veículo elétrico, é a “ansiedade de autonomia” causada pela incerteza de motoristas em saber se a energia nas baterias será suficiente para concluir o trajeto ou chegar ao ponto de recarga mais próximo.

A pesquisa ouviu 2.000 motoristas de veículos elétricos nos Estados Unidos e Alemanha, e mostrou que inicialmente, os condutores não confiavam na autonomia de seus carros.

Quase 30% dos motoristas ouvidos, disseram que não acreditavam que os elétricos teriam autonomia suficiente para seu uso no dia a dia, e que no uso real, há margens de segurança que permitem a utilização dos elétricos perfeitamente.

Os pesquisadores também concluíram que 90% das viagens que os donos de carros elétricos realizam, são cerca de 200 km da residência de seus donos, e que essa distância é perfeitamente garantida pela maioria dos carros elétricos vendidos no mercado hoje.

Entretanto, encontrar uma estação de carga continua sendo um grande problema, ainda mais em uma cidade diferente da que o motorista conhece, mas segundo o estudo, esse problema afeta apenas 10% das viagens com carros elétricos.

Já existem alguns pontos instalados em algumas estradas do Brasil, principalmente em postos de abastecimento
Divulgação
Já existem alguns pontos instalados em algumas estradas do Brasil, principalmente em postos de abastecimento

Os motoristas entrevistados revelaram que sentem cada vez menos medo de ficar sem bateria pelo caminho, e passam a planejar seus trajetos para que passem por carregadores públicos, e realizem uma rápida pausa para completar as baterias do carro.

"Explicando como as coisas realmente são, muitos motoristas entendem que o carro elétrico é adequado para atender às suas necessidades. A experiência ajuda, porque uma vez que você dirige um carro elétrico você descobre que certos problemas que você pensou serem insuperáveis são fáceis de resolver." Declarou Mario Herberz, autor da pesquisa.

Aos poucos, novos veículos com maior capacidade de baterias, recargas mais rápidas e motores mais eficientes vão sendo lançados, e os clientes se tornarão mais seguros em realizar viagens com veículos elétricos, sem contar com o aumento de pontos de recarga.

Uma das soluções podem ser baterias intercambiáveis , que algumas fabricantes de baterias entendem que são alternativas fáceis e rápidas de aumentar autonomia dos veículos.

    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários