Visando aumentar sua participação no mercado de carros elétricos na Europa, a Hyundai está desenvolvendo um modelo compacto, visando a preferência do público do velho continente por carros pequenos.
Segundo Andreas-Christoph Hofmann, Chefe do departamento de marketing da Hyundai na Europa, o modelo não ficará pronto tão cedo. “Nosso carro compacto vai competir com elétricos de entrada que a Volkswagen, Skoda e Cupra planejam produzir. Todos na indústria sabem que o objetivo para esse segmento é a faixa dos €20.000 (R$ 111.000)”, disse.
“Mas produzir um carro nessa faixa de preço é complexo, por conta do custo e peso das baterias, que tornam os carros muito pesados e com um preço elevado para o consumidor final”, complementa o executivo.
Com a meta de lançar 11 veículos elétricos até 2030 no velho continente, a Hyundai vem investindo pesado em veículos elétricos e anunciou recentemente o sedã Ioniq 6 e em breve irá revelar o SUV Ioniq 7 , com sete lugares e foco no mercado norte-americano.
Além disso, a fabricante sul-coreana está construindo duas fábricas dedicadas exclusivamente à produção de baterias e carros elétricos , uma no estado americano da Geórgia e outra na Coréia do Sul.
Tais investimentos só reforçam o sucesso que os modelos da Hyundai vem obtendo no mercado, especialmente com o Ioniq 5. No primeiro semestre do ano, as vendas de elétricos da Hyundai cresceram 8%, na Europa. Globalmente os carros elétricos representam 16% de todos os Hyundai vendidos no mundo.
Segundo a Bloomberg, quando uma fabricante consegue mais de 10% de vendas de elétricos na Europa, seu ritmo de produção nesse segmento cresce rapidamente e pode chegar a 30% no fim de 2024.
Para isso o segmento de compactos é importante, principalmente na Europa, que tradicionalmente tem um forte apreço por pequenos veículos citadinos, e onde o Fiat 500 ainda tem um número expressivo de vendas mesmo em 2022.