A General Motors investe cada vez mais na mobilidade elétrica e acredita que este é o caminho ideal para enfrentar os desafios que afetam a indústria automotiva.
Shilpan Amin, presidente da GM International , afirma o compromisso da empresa no desenvolvimento de tecnologias autônomas e de zero emissão de poluentes.
Segundo o executivo, "estamos avançando com nosso projeto de um futuro totalmente elétrico e com zero emissão . A GM está se movendo mais rápido do que nunca e estamos totalmente focados em levar nossas tecnologias inovadoras para os consumidores globalmente.”
A Chevrolet é a fabricante da GM que o Brasil tem mais intimidade. E para nosso mercado, o plano passa por veículos 100% elétricos, e a fabricante já confirmou a chegada do Bolt para o mês de agosto e de outros modelos como Bolt EUV, Blazer EV e Equinox EV para os próximos anos .
“A eletrificação traz outra perspectiva para a GM na América do Sul, principalmente em função dos veículos, tecnologias e serviços que desenvolvemos globalmente. Estamos avaliando novas oportunidades de negócio na região tendo em vista uma maior diversificação”, diz Santiago Chamorro, presidente da GM América do Sul.
Na América do Norte, os veículos elétricos das marcas da GM vem sendo bem recebidos, segundo Amin:
"Acabamos de apresentar em detalhes o design do Chevrolet Blazer EV; mais de 73 mil pessoas já reservaram o GMC Hummer; ampliamos a produção do Chevrolet Bolt EV e do Bolt EUV e estamos prevendo um recorde de vendas do modelo neste ano e no próximo ano.”
A lendária marca de luxo Cadillac
não poderia ficar de fora do futuro da GM, e já tem dois modelos completamente elétricos à vista, o SUV Lyriq, que será lançado no próximo ano, e o sedã Celestiq, que ainda é um conceito, mas já tem a luz verde para a produção, que acontecerá em Warren, no Estado americano de Michigan.
A GM vem fechando parcerias com fabricantes de baterias para conseguir insumos para seus veículos elétricos, uma das empresas parceiras é a sul-coreana LG, que junto da GM investem US$7 bilhões para a expansão da tecnologia de baterias Ultium.
Outra parceria relevante é a com a Honda , a fabricante automotiva japonesa e a GM estão buscando maneiras de criar veículos elétricos mais acessíveis para os mercados da China e América do Norte e Sul, e que consigam entregar tecnologia e desempenho, mas com preço mais em conta, o que hoje é a maior barreira para a adoção em massa de carros elétricos.
Além de automóveis a GM também investe em software e outras áreas de negócios como a Cruise, que oferece um serviço de taxi autônomo e a BrightDrop, uma startup incubada pela GM que oferece soluções para entregas com veículos elétricos.
Silpan Amin conclui dizendo que a GM mantém conversas com indústrias de outros setores, seus parceiros e até governos para acelerar o processo de expansão da infraestrutura de recarga de carros elétricos e políticas públicas específicas.
"Os mercados onde a GM atua internacionalmente estão bem encaminhados para gerar escala para nossa estratégia global de crescimento, beneficiando o planeta e toda a sociedade neste processo. Temos o talento, as tecnologias e os recursos para impulsionar esta oportunidade pelo mundo", concluiu o executivo.