Pela primeira vez, um carro da linha elétrica EQ da Mercedes-Benz será fabricado fora da Alemanha. Trata-se do EQS, o sedã elétrico mais luxuoso da marca.
A fábrica de Pune, na Índia, foi inaugurada em 2009, e agora produz o Mercedes EQS 580 4MATIC , o 14º modelo da história da fábrica, e dividirá a produção como modelos das linhas AMG, Maybach.
Segundo a mídia local, o modelo será produzido no regime de SKD ( Semi Knock Down) , quando as peças chegam à fábrica em formato de “kits” pré montados e somente a montagem será feita no país.
Esse formato de produção otimiza o tempo na montagem em comparação ao CKD (onde as peças chegam desmontadas), mas também conta com uma alíquota de impostos menor.
A Mercedes possui fila de espera para a aquisição do EQS. Segundo a imprensa indiana, a fabricante não está aceitando mais pedidos do modelo até o fim do ano.
A versão oferecida por lá será a 580 4MATIC , equipada com baterias de 107.8 kWh e arquitetura de 400 Volts, o que permite cargas mais rápidas.
O Mercedes EQS 580 4MATIC conta com dois motores elétricos que combinam para 523 cv de potência e 87 kgfm de torque, entregues de forma instantânea, o 0 a 100 km/h é na casa de 4.3 segundos, e a velocidade máxima é de 2010 km/h.
Segundo os órgãos indianos, a autonomia do modelo é de 857 km, mas a imprensa local afirma que no uso real, o máximo possível é 677 km.
Os consumidores do EQS 580 na Índia ainda irão contar com uma rede de carregadores ultra-rápidos. A fabricante afirma que os eletropostos estarão disponíveis em 80% do país até o fim de 2022.
A rede irá fornecer recargas sem custo aos motoristas, entretanto, será exclusiva para donos de veículos da Mercedes-Benz
no primeiro ano.
“A fabricação do Mercedes EQS 580 4MATIC
na Índia mostra como estamos comprometidos com o desenvolvimento do mercado de carros elétricos de alto luxo
no país” afirmou Martin Schwenk, Chefe executivo da Mercedes-Benz Índia.
O preço local do Mercedes-Benz EQS na Índia será de 15.5 milhões de rúpias, o equivalente a R$ 976 mil em conversão direta. No Brasil, o EQS é vendido na versão mais esportiva, a AMG 53 e parte de R$ 1,3 milhão.