Picape elétrica RAM é deve ser comercializada somente a partir de 2024
Divulgação/Stellantis
Picape elétrica RAM é deve ser comercializada somente a partir de 2024

O mercado norte-americano de picapes é muito aquecido, e claro, não poderia ficar de fora da eletrificação, que vem se tornando cada vez mais popular entre as fabricantes. Há alguns anos, havia um certo temor de apostar em uma picape elétrica , mas após o sucesso da Ford F-150 Lightning , outras fabricantes do país começaram a pensar em picapes elétricas .

Segundo o portal CarBuzz , a Stellantis irá aproveitar a feira de tecnologia CES , que acontece entre os dias 5 e 8 de janeiro em Las Vegas , nos Estados Unidos para anunciar a futura Ram elétrica e mostrar um conceito inicial da picape, que poderá ser chamada de Ram 1500 REV .

O portal afirma ter encontrado nos registros de patente dos Estados Unidos o nome Ram 1500 REV . Nesse caso as letras REV podem fazer referência à palavra “Revolution”, revolução em inglês, que já foi usada pela Ram ao se referir ao modelo elétrico , e pode ter um valor simbólico, por se tratar de uma mudança radical no motor da tradicional picape .

Além disso, as letras EV, se referem à “Electric Vehicle” (veículo elétrico, na tradução literal), e muitas empresas utilizam essa nomenclatura para seus modelos elétricos , e REV, pode significar Ram Electric Vehicle .

Ford F-150 Lightning 2022 conta com dois motores e é sucesso de vendas no mercado norte-americano
Divulgação
Ford F-150 Lightning 2022 conta com dois motores e é sucesso de vendas no mercado norte-americano

O modelo deverá ser lançado somente em 2024, e embora registros de nomes não sejam fontes 100% oficiais, podem indicar o futuro nome do modelo, já que no caso da própria F-150, há a nomenclatura “lightning” (raio) e a Silverado também contém “EV” após o nome tradicional do modelo.

Entretanto, o nome pode significar também uma versão com extensor de autonomia . O CEO da Ram, Mike Koval Jr já havia revelado que o modelo irá apresentar recursos para ficar “muito à frente” da concorrência.

Ainda não se sabe mais como esse dispositivo funcionará, nem se de fato irá existir. A BMW por exemplo, ao lançar seu primeiro carro elétrico , o i3, ainda em 2014, oferecia uma versão com um extensor de autonomia .

No caso, o carro era equipado com um pequeno motor à gasolina que funcionava exclusivamente como gerador de energia , e fazia a autonomia subir dos 116 para 240 km.

Com o desenvolvimento das baterias de hoje, que permitem autonomia de quase 500 km e recargas bem rápidas , esse dispositivo pode não fazer muito sentido, mas pensando que a picape poderá puxar cargas de peso elevado, o que diminuiria consideravelmente a autonomia, esse dispositivo pode ser útil.

A Stellantis não será a única fabricante presente na CES, BMW e Mercedes-Benz também estarão no evento e irão demonstrar tecnologias que vem desenvolvendo. Já a  Volkswagen  irá revelar um novo veículo para sua linha de elétricos ID .

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