O título de carro mais barato do Brasil
era muito disputado pelas marcas há alguns anos, com principalmente Fiat
e Volkswagen
lutando para oferecer um modelo para conquistar esse posto. Agora, com o preço dos carros nas alturas, esse título não faz mais tanto sentido em carros a combustão, mas para os modelos elétricos, ajuda a chamar a atenção
.
A disputa pelo posto de carro elétrico mais barato do Brasil atualmente conta com três representantes: JAC E-JS1 , que nesta semana recuperou o posto, Renault Kwid E-Tech , antigo detentor do título e Caoa Chery iCar . Os três elétricos pequenos disputaram o posto por todo o ano de 2022.
Dos três modelos, o E-JS1 é o veículo com mais tempo de mercado brasileiro , disponível desde setembro de 2021, e agora está sendo oferecido por R$ 145.900 , cerca de R$ 1.000 mais em conta que o Kwid elétrico , e R$ 4.000 que seu conterrâneo iCar .
Segundo o Grupo SHC, representante oficial da JAC Motors no Brasil, a queda de R$ 14.000 no preço do modelo é fruto de negociação com a matriz da empresa.
A notícia veio depois da impactante avaliação do pequeno elétrico no crash test do Latin NCAP, onde o JAC E-JS1 levou nota zero .
Assim como o E-JS1, outros modelos da linha de passeio passaram por redução nos preços , a versão aventureira do compacto, o E-JS1 EXT, o SUV E-JS4 e o sedã E-JS7 , todos R$ 10.000 mais baratos em relação os preços do início do mês.
O novo valor vale apenas para os veículos de passeio da marca, os utilitários não passaram por nenhuma alteração no preço.
"Lá [na China], o mercado está extremamente aquecido e a JAC Motors, como um dos principais players, ampliou sensivelmente sua produção, melhorando a economia de escala e proporcionando melhores níveis de custos”, conclui Habib.
Segundo o levantamento da ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico), o E-JS1 foi o terceiro carro exclusivamente elétrico mais emplacado de 2022 até o mês de novembro, com 589 unidades. Ficando atrás do Volvo XC40 e do Chery iCar.
O E-JS1
e o E-JS1 EXT
oferecem até 302 km de autonomia
, segundo a fabricante, e conta com baterias de 30kWh e acelera dos 0 aos 100 km/h em 10,7 segundos.
Já o SUV E-JS4 conta com 150 cv de potência e baterias de 55kWh, que garantem até 420 km de alcance (no ciclo NEDC), enquanto o sedã E-JS7 promete 402 km de autonomia e para isso é equipado com baterias de 50 kW e alcança os 100 km em 5,9 segundos, graças ao motor elétrico de 193 cv.