A Chevrolet anunciou na noite de segunda-feira a chegada oficial do Bolt EUV , um crossover 100% elétrico baseado na segunda geração do elétrico Bolt . Curiosamente, os dois veículos deixarão de ser produzidos em breve, e por isso, apenas 200 unidades do Bolt EUV (Electric Utility Vehicle) serão oferecidas por aqui.
O Bolt EUV mede 4,31m de comprimento , 1,77m de largura e 1,6 m de altura. Ou seja, é 16 cm maior que o Bolt EV , e a distância entre-eixos agora é de 2,675 mm, 7,5 cm maior, o que permite mais conforto para os ocupantes traseiros.
As semelhanças vão além do nome. Ambos os SUVs são produzidos a partir da plataforma GM BEV 2 , lançada em 2016 para a produção de carros exclusivamente elétricos e contam com um motor de 203 cv de potência e 36,7 kgfm de torque. As baterias dos dois veículos são de 66 kWh, o que, segundo o Inmetro, garante 377 km de autonomia .
A novidade será oferecida em versão única e em lote limitado a 200 unidades . Isso acontece por conta da mudança de geração de veículos elétricos da General Motors . Agora, a fabricante conta com plataforma BEV 3 e a nova geração de baterias batizada de ‘ Ultium ’, e portanto, o Bolt e o Bolt EUV serão descontinuados no fim de 2023 .
Um dos principais argumentos da fabricante no anúncio do veículo foi o custo de propriedade durante quatro anos ser menor do que o de um SUV a combustão com pacote de equipamentos similar. Segundo a marca, a equação favorece ainda mais os elétricos quando a comparação é feita com veículos híbridos .
A lista de equipamentos do Bolt EUV inclui: 10 airbags , assistente de estacionamento com câmera 360 graus , assistente de permanência em faixa, alerta de tráfego cruzado (avisa se algo se movimenta atrás do veículo quando a marcha ré está engatada), alerta de colisão frontal, frenagem automática, central multimídia com MyLink de 10,2 polegadas, painel de instrumentos de 8 polegadas, além do opcional de teto solar panorâmico .
Com a novidade chega também o plano de financiamento Chevrolet Elétrico Sempre , que permite entrada de 60% do veículo , 24 parcelas de R$ 3.369 e parcela residual de 20% do modelo (R$59.605), que no caso de substituição por um novo elétrico da marca, esse residual será incluso no novo financiamento.
Por enquanto, a Chevrolet não oferece mais veículos elétricos, mas a partir de 2024, a nova geração de elétricos da marca chegará ao Brasil. O primeiro lançamento será o Blazer EV, seguido do Equinox EV, que, segundo a GM, será o modelo de entrada. A versão 100% elétrica da picape Silverado também é aguardada por aqui.