Após ser apresentado oficialmente no Festival de Interlagos, o Great Wall Motors Ora 03 já tem data para ser lançado oficialmente no Brasil: dia 24 de agosto. Trata-se do lançamento à imprensa, o que é diferente da estreia no mercado. A chegada às lojas estava prevista para outubro , no entanto, pode ser antecipada.
O carro tem chances de ser um dos cinco modelos elétricos 0km mais baratos do Brasil. Atualmente, o ranking começa no Caoa Chery iCar (R$ 119.990), vai para o JAC E-JS1 (R$ 135.990), passa pelo BYD Dolphin (R$ 149.800) e chega ao Renault Kwid E-Tech (R$ 149.990).
O Ora 03 tem grandes chances de custar abaixo dos R$ 150 mil, preço de SUV, mas ainda assim acessível diante da nem tão antiga realidade dos elétricos.
O lançamento da GWM chega em duas versões: BEV e BEV GT. As diferenças entre elas serão visuais e no pacote de baterias, portanto, o alcance também vai variar. O preço também, claro.
Equipado com apenas um motor elétrico, a potência é de 171 cv e o torque é de 25,5 kgfm, ótimos números, ainda mais quando comparado aos 95 cv e 18,3 kgfm do Dolphin - os demais têm rendimento mais para veículos urbanos, sem superarem carros 1.0.
As baterias têm entre 48 e 63 kWh de capacidade , a depender da versão. O alcance ainda não foi aferida sob as novas regras do Inmetro, mas, na Europa, o hatch faz até 420 km no ciclo WLTP.
Ao contrário dos subcompactos iCar, Kwid e E-JS1, o Ora é um hatch mais para médio do que para compacto. Seus 4,25 metros de comprimento perdem para o Jeep Renegade por apenas dois centímetros, sendo bem maiores do que os 4,12 m do Dolphin. Por sua vez, o entre-eixos de 2,65 m ganha do utilitário por oito centímetros.