Model S Plaid é o carro mais potente fabricado pela Tesla
Divulgação/Tesla
Model S Plaid é o carro mais potente fabricado pela Tesla

Por mais bizarro que pareça, um Tesla venceu um  Bugatti Chiron em um teste realizado em uma pista de arrancada nos Estados Unidos. O vídeo publicado pelo perfil DragTimes no X (antigo Twitter ) mostra um Tesla Model S Plaid superando o superesportivo francês em um desafio de aceleração partindo de 40 milhas por hora (64 km/h) até 165 milhas (265 km/h).

Comparando somente a ficha técnica (e os preços) o resultado é espantoso, afinal, o Bugatti custa cerca de 16 milhões de reais , enquanto o Tesla Model S Plaid custa cerca de 437 mil reais (valores em conversão direta).

O Chiron conta com um motor W16 de 8,0 litros , quatro turbinas e entrega 1500 cv de potência e torque de 163 kgfm . A velocidade máxima é limitada eletronicamente em 420 km/h . A aceleração de 0 a 100 km/h acontece em 2,4 segundos e de 0 a 400 km/h em 32,6 s.

Bugatti Chiron teve sua produção limitada a apenas 500 unidades
Divulgação
Bugatti Chiron teve sua produção limitada a apenas 500 unidades

O Tesla Model S Plaid também é bastante potente, afinal, são 1034 cv de potência e torque de 145 kgfm , entregues de forma instantânea por seus três motores elétricos . Segundo a Tesla, a aceleração de 0 aos 96 km/h acontece em 1,99 segundo, e a velocidade máxima é limitada em 321 km/h.

Claro que em uma prova até a aceleração máxima o Bugatti venceria o Tesla, entretanto, encontrar uma pista para o supercarro francês atingir tal velocidade não é tarefa simples, afinal, são necessários mais de 2 km de reta para o supercarro alcançar os 400 km/h .

Segundo a Bugatti , durante o teste em que o esportivo atingiu essa velocidade e freou até  0 km/h, foram necessários 3,1 km . Para referência, a pista do Aeroporto de Congonhas em São Paulo, por exemplo, conta com 1,94 km de comprimento. 

Na corrida divulgada nas redes sociais, o Model S se aproveita de uma vantagem inicial graças ao torque instantâneo dos motores elétricos , mas vê o Chiron se aproximar nos metros finais da disputa.

Por mais curioso que seja, é claro que o vídeo postado foi filmado em uma condição que beneficia o Tesla, afinal, com mais terreno o Bugatti venceria a disputa.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!