Carros elétricos estão se tornando cada vez mais populares em todo o mundo, mas algumas regiões não possuem fácil acesso a esses veículos, como é o caso da Ucrânia , envolvida em conflito com a Rússia desde fevereiro de 2022, mas alguns carros elétricos estão aparecendo no país.
Segundo o portal “ Wired ”, Teslas danificados nos Estados Unidos e Canadá estão sendo vendidos em leilões de seguradoras para mecânicos ucranianos, que se arriscam e conseguem consertar esses veículos e depois revendê-los.
Na América do Norte, algumas seguradoras acabam classificando alguns carros elétricos acidentados como perda total , embora o dano não seja tão grande.
Assim como acontece no Brasil, essas seguradoras vendem os veículos batidos (ou o que sobrou deles) em leilões e é assim que esses carros acabam sendo enviados para outras partes do planeta.
Segundo o Wired, Ivan Malakhovsky é um dos responsáveis por consertar Teslas na Ucrânia e que sua oficina mexe com mais de 100 veículos da empresa de Elon Musk por mês , sendo que a maior parte dos carros é importada de outro continente.
O fenômeno não é novo e já acontecia antes mesmo da invasão russa à Ucrânia. Esses mecânicos de veículos elétricos tentam utilizar peças da própria marca para realizar os reparos, mas nem sempre é possível. Em alguns casos são necessários até três carros danificados para conseguir montar um , e algumas células de baterias são obtidas de bicicletas elétricas .
Um dos motivos pelos quais esse movimento acontece são os preços dos combustíveis fósseis , que ficaram ainda mais caros após o conflito armado, o que aumentou ainda mais esse movimento.
“Temos uma piada aqui que diz que todos os pobres estão dirigindo carros elétricos, enquanto os ricos seguem com carros movidos a gasolina. Os Teslas são comuns e populares porque a manutenção é bem barata”, declarou Malakhovsky à Wired.
Um mecânico canadense chamado Max contou ao site que sofreu um acidente com seu Tesla em janeiro deste e que a seguradora condenou o veículo como perda total .
Alguns meses depois, ele recebeu uma notificação em seu aplicativo da Tesla de que seu carro precisava de uma atualização no software e que o veículo estava carregado, em funcionamento, com 200 km rodados a mais e localizado em Uman , uma cidade localizada a cerca de 200 km de Kiev .
Max afirma que não fazia sentido para nenhuma oficina consertar o seu Tesla , já que após o acidente a bateria de alta tensão estava danificada e com vazamento do líquido de refrigeração .
Reparar uma bateria de um automóvel 100% elétrico pode ocasionar incêndios, choques elétricos, além de emitir fumaças tóxicas.
Esse movimento deve reduzir ao longo dos anos, uma vez que já existem empresas especializadas em realizar a reciclagem de baterias de veículos elétricos e os próprios governos incentivam essa reciclagem, o que resultará em uma “escassez de matéria prima” para os destemidos mecânicos ucranianos.