Taycan foi o primeiro carro 100% elétrico vendido pela Porsche e é considerado um sucesso
Divulgação/Porsche
Taycan foi o primeiro carro 100% elétrico vendido pela Porsche e é considerado um sucesso

Quando a  Porsche lançou o  Taycan em 2019 muitas pessoas torceram os narizes para o sedã elétrico da marca alemã. Quase cinco anos após a revelação do modelo , a Porsche revelou a primeira atualização do seu sedã esportivo, que agora é o carro mais potente da história da marca e que acelera até mais rápido que um Fórmula 1 .

Visualmente, o Taycan evolui de forma tímida . As entradas de ar abaixo do farol foram deslocadas ainda mais para baixo. O para-choque foi completamente redesenhado e agora passa uma aparência ainda mais esportiva ao que foi o primeiro  carro elétrico da Porsche . Os faróis também são novos, mas só olhares muito treinados irão notar as diferenças.

Na traseira, o Taycan também recebeu novidades, entretanto, ainda mais tímidas que as da dianteira. A novidade é que as letras do “Porsche” embutido nas lanternas agora apresentam a cor azul .

Traseira não apresenta grandes novidades
Divulgação/Porsche
Traseira não apresenta grandes novidades

A versão Turbo Cross Turismo é a que apresenta mais novidades. O para-choque possui um formato diferenciado, com “cavidades” nas laterais, que parecem destinar o ar para as entradas de ar abaixo dos faróis, que se ligam à peça de LED por um elemento prateado.

As novidades do modelo aventureiro topo de linha continuam na traseira e trazem o logo Porsche embutido na lanterna na cor vermelha e duas “saídas de ar” nas laterais do para-choque, uma forma de diferenciar mais o sedã da perua.

Interior apresenta poucas novidades, mas padronagem dos bancos é novo opcional
Divulgação/Porsche
Interior apresenta poucas novidades, mas padronagem dos bancos é novo opcional

Internamente o Taycan segue inalterado . Segundo a Porsche, as novidades internas são uma nova interface para os sistemas do modelo e uma nova alavanca atrás do volante . Essas novidades irão permitir uso mais intuitivo dos assistentes de condução. A fabricante ainda afirma que o  Apple CarPlay possui integração maior com o sistema de conectividade do veículo e agora o Taycan possui um sistema de Streaming que pode ser exibido na tela central ou na tela do passageiro , que é opcional.

Mas é debaixo de tudo isso que o Taycan 2025 traz suas principais inovações. Todas as versões da linha ficaram mais rápidas. A versão Turbo S , a mais rápida da gama, completa os 0-100 km/h em 2,4 segundos , ou seja, três décimos mais veloz que o modelo anterior . Esse tempo é mais rápido que um carro de Fórmula 1 , que cumpre a prova em cerca de 2,6 segundos .

Sedã terá detalhe em Azul nas lanternas
Divulgação/Porsche
Sedã terá detalhe em Azul nas lanternas

Para conseguir esse desempenho, o Taycan recebeu melhorias nos motores elétricos e no sistema de gerenciamento de energia . Agora, o modelo conta com 952 cv de potência quando o launch control é ativado . Em todas as versões, o motor posicionado no eixo traseiro ganhou 109 cv .

No futuro, o modelo ficará ainda mais potente, já que a Porsche anunciou o pacote Sport Chrono , que irá adicionar 95 cv de potência por um período de 10 segundos , ativado por um botão “ push to pass ”, assim como acontece na Stock Car .

Turbo Cross Turismo terá mais diferenças estéticas dos demais modelos da gama
Divulgação/Porsche
Turbo Cross Turismo terá mais diferenças estéticas dos demais modelos da gama

Além disso, todos os Taycan serão equipados com suspensão a ar adaptativa , entretanto, as versões de topo terão o “ Porsche Active Ride ” como opcional. Esse sistema reduz a rolagem da carroceria , distribui o peso igualmente entre as quatro rodas e melhora a aderência em curvas rápidas .

Entrando nas baterias, a Porsche anuncia que a recuperação de energia está 30% mais eficiente e pode beirar os 400 kW de capacidade. Entretanto, todo o sistema de baterias foi aprimorado e agora a velocidade máxima de recarga é de 320 kW , 50 kW a mais do que o primeiro modelo. Segundo a Porsche, recarregar as baterias de 10 % a 80% acontece em apenas 18 minutos , claro, em carregadores compatíveis com essa velocidade.

As baterias também são novas e passaram de 93 para 105 kWh . Os números de alcance aferidos e divulgados pela própria Porsche são de 587 km .

Faróis em contam com tecnologia HD-Matrix
Divulgação/Porsche
Faróis em contam com tecnologia HD-Matrix

De série, o Taycan 2025 irá contar com assistente de mudança de faixa, volante aquecido, luzes ambientes, retrovisores com rebatimento eletrônico, um gestor de alcance, carregador de celular por indução, entre outros.

Mais potente e mais caro

Nos Estados Unidos o Taycan ficou mais caro. A versão 4S foi a que menos teve aumento, apenas 800 dólares , oferecida por US$ 117.700 (R$ 584.898), enquanto as versões Turbo S do sedã e do Cross Turismo ficaram US$ 14.100 mais caras, com a perua custando US$ 197.500 ( R$ 981.456 ).

Porsche Taycan Cross Turismo
Divulgação/Porsche
Porsche Taycan Cross Turismo

Em breve a Porsche do Brasil deve anunciar a chegada do Taycan reestilizado. Atualmente, o modelo é comercializado entre R$ 660 mil na versão sem nome e 1 milhão 115 mil reais na Turbo S .

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!