Venda de carros elétricos aumenta a cada ano, e demanda por recargas domésticas acompanha
Divulgação
Venda de carros elétricos aumenta a cada ano, e demanda por recargas domésticas acompanha

O carregamento em casa é uma alternativa para quem não quer ficar refém de eletropostos , ou não conta com equipamentos nas redondezas de onde mora, entretanto, são necessários cuidados extras ao instalar o carregador, que por envolver energia elétrica , pode apresentar grandes riscos se instalado de forma errada.

De acordo com Thiago Castilha , diretor da E-Wolf , empresa que oferece soluções projetos de instalações de carregadores e eletropostos e parceira da BYD , o cuidado com a segurança na hora da instalação é fundamental , para o proprietário não sofrer acidentes, nem prejuízos na hora de carregar o seu veículo elétrico.

Segundo Castilha, os cuidados começam na hora de escolher o equipamento . É necessário utilizar um carregador de qualidade e com todas as certificações de segurança. O executivo afirma que um descuido na instalação do equipamento e um carregador de má qualidade podem ocasionar danos à vida útil da bateria e até mesmo incêndio .

Recargas em condomínios precisam de atenção

Instalar um carregador elétrico em um condomínio pode ser muito complexo, mas pode ser necessário em alguns casos. Para isso, o especialista afirma que uma boa alternativa pode ser um carregador com sistema de cobrança individual , entretanto, esse aparelho demanda de instalação especializada.

Vale ressaltar que antes de comprar e instalar um carregador para carros elétricos, o comprador entre em contato com equipes de instalação para verificar se a estrutura de casa, condomínio ou da empresa suporta um carregador elétrico .

Estações de recarga rápida ainda são escassas por todo o país
Divulgação/Audi
Estações de recarga rápida ainda são escassas por todo o país

Custos podem ser elevados

O investimento em um carregador doméstico pode ser o principal impeditivo para muitos clientes. Em alguns casos, a aquisição de um Wallbox custa em média 10 mil reais, entretanto, certas fabricantes oferecem um carregador deste tipo na hora em que o cliente compra o carro, ficando o cliente responsável pela instalação. Há ainda a opção de assinatura do carregador, que segundo a E-Wolf custa a partir de R$ 299 por mês .

Estrutura de transmissão pode ser um desafio?

Segundo o executivo, o Brasil conta com oferta de energia abundante, mas a transmissão de energia de alta tensão ainda não é a ideal. Na visão do executivo, condomínios precisarão investir cada vez mais em sistemas de gestão de energia, já que a tendência do mercado é que carros elétricos se tornem mais populares.

Em São Paulo, por exemplo, a Lei n° 16.642 obriga desde 2021 que prédios novos ofereçam infraestrutura para a instalação de carregadores para carros elétricos.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!