Livan Smurf EV
Divulgação/Livan
Livan Smurf EV

A montadora chinesa Livan Auto, que integra o conglomerado automotivo Geely, lançou o Smurf EV, um microcarro elétrico  voltado às vias urbanas do cotidiano.

O modelo tem pouco mais de 3 metros de comprimento e comporta dois passageiros adultos com quantidade mínima de bagagem. O visual é simples, com faróis arredondados e para-choques básicos, e o seu preço estimado é de US$ 5 mil (cerca de R$ 27 mil).

Configurações 


O motor do Smurf EV entrega, aproximadamente, 40 cv, o que é suficiente para atingir a velocidade de até 100 km/h. Além disso, o seu peso é de 815 kg. A estrutura leve contribui para a  eficiência energética e também facilita a condução em centros urbanos, de acordo com a Geely .

A bateria é de fosfato de ferro-lítio (LFP) e tem a capacidade de 17 kWh, com isso, a sua autonomia alcança até 200 km. Segundo o grupo chinês, essas configurações permitem ao eletrificado rodar trajetos diários sem a necessidade de recarga frequente.

Já a sua estrutura interna prioriza espaço e funcionalidade, incluindo um painel digital com tela central e volante simples. Vale destacar que o Smurf EV foi projetado para deslocamentos curtos e busca facilitar o motorista em manobras, sobretudo, em ruas estreitas .

A Geely ainda não informou se irá disponibilizar o Smurf EV fora da China. A estratégia da fabricante é colocar o modelo como concorrente direto do Wuling Hongguang Mini EV, outro eletrificado de pequeno porte e fabricado pela SAIC GM.

Mobilidade urbana compacta

Traseira do Livan Smurf EV
Divulgação/Livan
Traseira do Livan Smurf EV

O mercado automotivo da China tem demandado cada vez mais veículos elétricos pequenos e econômicos . A estrutura curta facilita o condutor durante o estacionamento, principalmente em cidades com alto índice populacional e poucas vagas disponíveis.

A dimensão reduzida do Smurf EV facilita também o trânsito em vias estreitas. Por outro lado, os proprietários também acabam lidando com os baixos custos de operação e de manutenção, ou seja, impacto favorável direto no bolso. 

Além disso, o sistema elétrico simples permite uma autonomia suficiente para trajetos urbanos sem a necessidade de recargas constantes. Essa possibilidade agrada os chineses no dia a dia corrido. 

A Geely ainda destaca que o eletrificado pode circular em velocidades médias de tráfego sem comprometer o tempo de deslocamento ou a eficiência do conjunto motor-bateria.

    Comentários
    Clique aqui e deixe seu comentário!
    Mais Recentes