
A parceria estratégica entre o Renault Group, a Nissan e a Mitsubishi Motors está entrando em uma nova fase, por meio de uma colaboração em inovação, com a implementação de projetos conjuntos na fábrica de Ampere, em Douai, na França. A nova fase visa a produção de veículos elétricos, bem como a cooperação na área industrial das montadoras.
Na reunião do Conselho da Aliança, o Presidente da Renault, Jean-Dominique Senard, e os CEOs das três empresas estiveram presentes. Representando a Nissan, Ivan Espinosa foi pela primeira vez até a fábrica, bem como Takao Kato, CEO da Mitsubishi Motors e representante da marca no Conselho da Aliança entre as montadoras. Recém-nomeado CEO do Grupo Renault, François Provost também esteve presente na reunião. Para ele, foi a inauguração do Conselho da Aliança, visto que foi recém-nomeado para o posto.
O Conselho é um órgão de representação equilibrada das três empresas, onde os lideres da Renault, Nissan e Mitsubishi atuam como Conselheiros Operacionais, definindo rotas e coordenando as iniciativas da Aliança.

Criada em 1999, com a presença apenas de representantes da Renault e Nissan, a Aliança-Renault-Nissan foi feita com vistas a aumentar a competitividade e lucratividade das empresas por meio de colaboração em projetos e tecnologias. Em 2016, a Aliança foi estendida à Mitsubishi, com o nome sendo alterado para Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi, com o objetivo de expandir as marcas e explorar novas oportunidades de produtos e partilha de tecnologia, como visto nos veículos elétricos.
A reunião do Conselho, feita nesta semana, reforçou o compromisso da Aliança em fornecer veículos elétricos de ponta, personalizados para clientes europeus.
A Nissan e a Mitsubishi Motors, por meio de seus representantes no Conselho da Aliança, escolheram a Ampere, que se desenvolveu e agora prepara para fabricar seus mais recentes modelos totalmente elétricos, como sua parceira de confiança.
A escolha, dentre outros motivos, se deve à Ampere ter projetado veículos totalmente elétricos com as identidades de cada uma das marcas. Por exemplo, o novo Nissan Micra e a próxima geração do Mitsubishi Eclipse Cross. Ambos modelos estão sendo preparados na fábrica de Douai, com previsão de lançamento para o fim de 2025.
Em maio, a Nissan revelou o Nissan Micra, projetado para atender às demandas de seus clientes europeus. Já o Mitsubishi Eclipse Cross foi revelado quarta-feira (17), e carrega o peso de ser o primeiro SUV totalmente elétrico da marca a Europa, bem como o feito de ser o primeiro veículo Mitsubishi produzido na França.