
Quem mora na capital paulista já conhece bem a rotina do rodízio de veículos . Em vigor desde 1997, a medida foi criada para aliviar o trânsito nos horários de pico e restringe a circulação de carros de segunda a sexta-feira, conforme o final da placa. Mas há exceções e elas fazem toda a diferença no dia a dia.
Modelos elétricos e híbridos são legalmente isentos do rodízio. Isso garante mais liberdade para circular pela cidade, sem preocupação com multas ou limitações de horário. Melhor ainda quando é possível ter um carro com esse benefício gastando menos de R$ 100 mil.
Por isso, o Portal iG reuniu cinco boas opções: um elétrico zero-quilômetro, um compacto seminovo com bom custo-benefício, o híbrido mais famoso do mundo, um sedã desejado e até um modelo premium com uma boa lista de equipamentos de série. Confira:
Renault Kwid E-Tech 0 km- R$ 99.990

O Renault Kwid E-Tech é hoje o carro elétrico zero-quilômetro mais barato do Brasil. O modelo é oferecido em versão única, equipada com um motor elétrico que entrega 65 cv de potência e torque de 11,5 kgfm. A aceleração de 0 a 100 km/h ocorre em cerca de 14,6 segundos, com velocidade máxima limitada a 130 km/h. Os números são modestos, mas adequados para o uso cotidiano em capitais como São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, por exemplo.
A autonomia, segundo dados do Inmetro, gira em torno de 185 quilômetros em ciclo misto.
Kia Stonic 1.0 MHEV SX 2022 - R$ 99.900

Para quem não tem infraestrutura de carregamento, mas ainda assim quer comprar um veículo eletrificado, o KIA Stonic SX 2022 pode ser uma boa opção.
Com valor similar ao do Kwid E-Tech 0 km, o Stonic dispensa carregamento em tomada e vem equipado com o motor 1.0 L turbo T‑GDi acoplado a um sistema híbrido leve de 48 V, que cerca de 120 cv de potência e torque de até 20,4 kgfm.
Toyota Prius 2018 - R$ 94.900

Referência global quando o assunto é eletrificação, o Toyota Prius 2018 é pioneiro do segmento e pode ser encontrado por cerca de R$ 95 mil. Nesta geração, o Prius combina um motor 1.8 a gasolina em ciclo Atkinson com outro elétrico, entregando 122 cv. O câmbio é automático do tipo CVT.
Seu principal trunfo é ser amigo do bolso: tem consumo urbano na casa dos 19 km/l, segundo dados do Inmetro, ou seja, um dos melhores da categoria, mesmo comparado a modelos mais novos e caros.
Ford Fusion 2.0 Hybrid 2017 - R$ 92 mil

Para quem busca conforto, porte e tecnologia sem abrir mão da economia e da isenção do rodízio, o Ford Fusion 2.0 Hybrid 2017 aparece como uma das opções mais completas entre os seminovos abaixo dos R$ 100 mil. É o único híbrido da categoria com pegada executiva que combina eficiência e sofisticação nessa faixa de preço.
O conjunto mecânico une um motor 2.0 a gasolina em ciclo Atkinson com um motor elétrico, entregando 190 cv de potência combinada. O câmbio é automático do tipo eCVT, e o consumo urbano, segundo dados do Inmetro, é de 16,8 km/l — marca excelente para um sedã grande com mais de 4,8 metros de comprimento e peso superior a 1.600 kg.
Apesar de ter saído de linha em 2020, o Fusion segue como uma das compras mais racionais entre os híbridos usados. Por cerca de R$ 92 mil, entrega status, economia e liberdade de circulação — combinação difícil de bater.
Lexus CT200h 2018 - R$ 96 mil

Luxo, eficiência e isenção de rodízio em um mesmo pacote. Essa é a proposta do Lexus CT200h 2018, um hatch híbrido premium que hoje pode ser encontrado no mercado de seminovos por cerca de R$ 96 mil. Trata-se de uma porta de entrada para a marca de luxo da Toyota, com foco na eficiência energética e na mobilidade urbana sem restrições.
O modelo combina um motor 1.8 a gasolina, em ciclo Atkinson, com um propulsor elétrico, resultando em 136 cv de potência combinada. A transmissão é automática do tipo CVT, com tração dianteira. No consumo, os números seguem altos: 15,7 km/l na cidade e 14,2 km/l na estrada, de acordo com o Inmetro — ótimo desempenho para um modelo com perfil mais sofisticado.
Além do apelo visual e do prestígio da marca, o Lexus CT200h ainda oferece um diferencial relevante: por ser um híbrido completo, pode ser isento do rodízio municipal em São Paulo, o que garante mobilidade total durante a semana. Por menos de R$ 100 mil, é uma das opções mais equilibradas entre sofisticação, economia e liberdade de circulação.