Os preços dos combustíveis estão nas alturas. Então veja detalhes dos carros que gastam menos gasolina

Pois é, meu amigo, apesar o valor do petróleo estar despencando no mercado internacional, no Brasil, os preços dos combustíveis contribuem com a alta da inflação.Com a crise econômica, o jeito é evitar gastos.

Por isso, reunimos os cinco hatches compactos que fazem mais cerimônia em consumir combustível de acordo com os números divulgados pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia). Conforme os dados, o Volkswagen  Up TSi é o carro que consegue atingir a melhor marca na estrada, com 16,1 km/l de gasolina. Na cidade, perde apenas para o Renault  Clio 1.0 ,que faz 14,3 km/l, ante 13,8 km/l do rival da marca alemã, imbatível no quinteto quando o assunto é desempenho.

Em terceiro lugar no ranking dos mais econômicos pelo Inmetro fica o Ford Ka , com o eficiente motor 1.0 flex, de três cilindros.Também tem bom fôlego e, com apenas gasolina no tanque, atinge 13 km/l em trecho urbano e 15,1 km/h no rodoviário, destacando-se também pela boa posição de dirigir e pelo desempenho animador. 

Seguindo sempre o mesmo critério, ficaram em empatados em quarto lugar, com 12,9 km/l da cidade e 15,1 km/l na estrada, o Nissan New March 1.0 e o Fiat  Uno Evolution 1.4 equipado com sistema start-stop, que desliga o motor quando o câmbio for desengatado, tornando a ligá-lo automaticamente assim que  o pedal da embreagem é acionado. Mas é bom lembrar que esse recurso somente ajuda a economizar em situações em que o carro fica parado no trânsito. Em movimento, não tem nenhum efeito

Volkswagen Up! TSI 

VW Up! TSI
Divulagação
VW Up! TSI



Com uma boa dose de tecnologia, o Up! TSI  consegue andar bem e ser econômico ao mesmo tempo. Além do turbo, entre outros recursos, também há injeção direta de combustível, que ajuda a aproveitar cada gota que entra no motor. O câmbio bem ajustado é outro item que acaba contribuindo com a eficiência do VW . Mas para atingir o menor consumo é preciso respeitar o aviso de trocas de marchas no painel. Se pisar mais forte no acelerador, o carro mostra agilidade, mas não vai atingir as boas marcas de 13,8 km/l na cidade e 16,1 km/l na estrada, com gasolina, de acordo com o Inmetro.

Painel do Up! TSI
Divulgação
Painel do Up! TSI


Renault Clio 1.0.

Renault Clio 1.0
Divulgação
Renault Clio 1.0


Ele está prestes a ser substituído pelo Kwid, em outubro, aquele hatch com jeito de crossover cujos detalhes já antecipamos aqui. Teve o desenho renovado em 2013, mas seu projeto já está ultrapassado. Mesmo assim, conforme os números do Inmetro, o veterano da Renault ainda bate um bolão ao economizar combustível. É capaz de fazer 14,3 km/l de gasolina em trechos urbanos e 15,8 km/l em rodoviários. O desempenho é apenas razoável. Um dos detalhes que mais incomodam é o nível de ruído, bem como a alavanca de câmbio que não para no lugar ao acelerar com vontade.

Painel do Renault Clio 1.0
Divulgação
Painel do Renault Clio 1.0


Ford Ka 1.0 

Ford Ka
Divulgação
Ford Ka


Isso sim é que é evoluir. A nova geração do compacto da Ford, com a base do New Fiesta , agrada em vários aspectos. Já começa pelo conjunto bem acertado, o que o torna um dos melhores hatches compactos para dirigir. Além disso, há espaço para cinco, sem apertos, e a linha 2016 acaba de receber ancoragem Isofix para cadeiras infantis. Legal também é o sistema Sync, que funciona bem com qualquer tipo de celular. De quebra, o carro também consegue ser econômico ao pisar de leve no pedal da direita. O Inmetro diz que, se tiver apenas gasolina no tanque, é possível chegar nos 13 km/l na cidade e nos 15,1 km/l na estrada.

Painel do Ford Ka 1.0
Divulgação
Painel do Ford Ka 1.0



Nissan New March 1.0

Nissan New March 1.0
Divulgação
Nissan New March 1.0


Depois que ganhou retoques no desenho e o novo motor 1.0, de três cilindros, o Nissan ficou mais interessante. Mas o baixo consumo acaba sendo o principal atrativo do carro. Ainda faltam  ajustes. O desempenho fica abaixo da média dos rivais, os engates do câmbio de cinco marchas poderiam ser mais precisos e o nível de acabamento incomoda pelo plástico duro no painel. Em contrapartida, há detalhes que agradam, como a direção elétrica, leve nas manobras e precisa em velocidade. Bom também é o temporizador regulável do limpador de para-brisa.

Painel do Nissan New March 1.0
Divulgação
Painel do Nissan New March 1.0


Fiat Uno Evolution 1.4

Fiat Uno Evolution 1.4
Divulgação
Fiat Uno Evolution 1.4


O hatch da Fiat conseguiu seu lugar no ranking dos cinco mais econômicos graças ao sistema start-stop, que está disponível na versão Evolution. Mas pode ser desligado por um botão no painel e contribui com a redução de consumo apenas quando o carro estiver parado. De qualquer forma, de acordo com o Inmetro, o carro pode fazer 12,9 km/l de gasolina em trechos urbanos e 15,1 km/h em rodoviários. Na lista de itens de série, destaca-se o sistema de som moderno, com entradas USB e para iPod no console central, além do volante multifuncional e a câmera de ré.  

Fiat Uno Evolution 1.4
Divulgação
Fiat Uno Evolution 1.4








    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.