Novo propulsor deverá substituir o 1.5, de quatro cilindros, pelo menos em algumas versões

A Peugeot do Brasil anuncia o início da fabricação do  208 renovado, que será lançado na semana que vem. De acordo com a fabricante, o carro estará disponível com novo motor 1.2 PureTech Flex, que será um dos carros mais econômicos do Brasil. Além disso, será capaz de gerar 90 cv e 13 kgfm de torque com apenas etanol no tanque. Por enquanto, o novo motor 1.2 virá importado da França, mas logo passará a ser fabricado em Porto Real (RJ).

Ainda conforme a Peugeot ,o novo PureTech 1.2 Flex é 20% mais econômico que o atual 1.5, de quatro cilindros. A marca não confirma, mas tudo indica que o novo 1.2 tende a substituir o 1.5, pelo menos em algumas versões.

Entre as principais características do 1.2 PureTech , destacam-se itens como 4 válvulas por cilindro, duplo comando variável de válvulas, correia em óleo, bomba de óleo variável (para reduzir o atrito), sistema de arrefecimento dividido entre bloco e cabeçote (split cooling) e coletor de escapamento integrado no cabeçote.

Para o funcionamento com o etanol, a sua taxa de compressão foi elevada dos 11:1 originais para 12,5:1; o sistema de partida a frio funciona com aquecimento de combustível no injetor (eliminando o reservatório de combustível chamado de “tanquinho”); o conjunto pistão-anéis foi reforçado com a utilização de injetores de óleo fundo de pistão; as válvulas e sedes foram reforçados; e foram instaladas velas especiais. 

A Peugeot ainda não mostrou imagens do 208 renovado feito no Brasil, mas sabe-se que o carro seguirá o estilo adotado na Europa. Além disso, haverá a versão esportiva GT, com motor 1.6, turbo flex, de 173 cv, que funcionará com com câmbio manual de seis marchas. Confira mais detalhes sobre o 208 em breve, aqui, no iG Carros .

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