Carros controlados por computador a 300 km/h devem estrear ainda este ano, junto com campeonato 2017 da Fórmula E

Roborace
Divulgação
Roborace

Imagine uma nova categoria de automobilismo, no qual os carros que irão correr são iguais aos de cima. Meio futurista, não? Porém, olhe bem para o veículo. Ele não tem um cockpit. Trata-se de um protótipo para um novo campeonato chamado Roborace e, como o nome sugere, ele será uma competição de carros autônomos.

Não é algo tão distante assim. A organização do evento quer que a primeira corrida aconteça ainda este ano, antes da primeira etapa da Fórmula E . Será apenas uma exibição, com até 10 times, cada um com dois carros. Apenas um teste, para ver se a ideia dá certo, tanto pela parte tecnológica quanto pelo interesse dos espectadores.

Roborace
Divulgação
Roborace

O conceito das fotos foi criado por Daniel Simon. O designer alemão tem em seu currículo passagens pela Volkswagen , Lamborghini , Seat  e Bugatti , além de criar veículos para filmes, como Tron: Legacy, Oblivion e Capitão América . “Engenheiros e especialistas em aerodinâmica trabalharam comigo desde o começo”, explica Simon. “Meu objetivo era criar um veículo que aproveita a oportunidade incomum de não ter um piloto sem comprometer sua beleza”.

O chassi será construído por uma empresa chamada Kinetik, do ramo de investimento em tecnologia. A organização não deu muitos detalhes de como serão esses carros, apenas que utilizarão motores elétricos e a potência máxima deve chegar aos 300 km/h. A ideia é que a categoria faça o mesmo que a Fórmula 1 fez pelos carros de rua, ajudando a acelerar o desenvolvimento de novas tecnologias.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.