Fabricante diz que modelo terá detalhes exclusivos no País. E será mostrado no Salão do Automóvel, em São Paulo, entre 10 e 20 de novembro

Hyundai Creta: versão que será vendida no Brasil terá pequenas diferenças ao que já foi adotado em diversos países
Divulgação
Hyundai Creta: versão que será vendida no Brasil terá pequenas diferenças ao que já foi adotado em diversos países

Depois de algum mistério, eis que a Hyundai do Brasil resolve confirmar oficialmente que o SUV compacto Creta será fabricado em Piracicaba (SP) e começará a ser vendido no País a partir do ano que vem, sem cravar uma data exata. Diz apenas que a primeira vez que o carro será apresentado ao público será no Salão do Automóvel, em São Paulo, entre os dias 10 e 20 de novembro.

Detalhe da lanterna do Hyundai Creta divulgado pela assessoria de imprensa da marca no Brasil
Divulgação
Detalhe da lanterna do Hyundai Creta divulgado pela assessoria de imprensa da marca no Brasil

 Apesar disso, tudo indica que o Hyundai Creta (ou ix25 em alguns países) deverá chegar às lojas logo no primeiro semestre de 2017 para começar a brigar com fortes rivais, como Honda HR-V , Jeep Renegade , Ford EcoSport, Nissan Kicks e companhia. Ainda de acordo com o comunicado enviado pela fabricante, o SUV da marca coreana terá alguns detalhes exclusivos no mercado brasileiro, o que inclui equipamentos inéditos.

O nome Hyundai Creta, inspirado na maior ilha da Grécia, situada no Mar Mediterrâneo, segue a linha de outros modelos de SUV da marca, ao referenciar localidades específicas, como Santa Fe , Grand Santa Fe e New Tucson .

LEIA MAIS: 10 SUVs que serão apresentados no Salão do Automóvel

A Hyundai também fez questão de enfatizar que o Creta é fabricado sobre uma plataforma diferente do HB20. Enquanto o hatch é montado com a mesma base mundial do i20 , o SUV usa a do sedã Elantra . Ainda de acordo com o que diz a fabricante, motorização e o câmbio também serão diferentes entre os dois modelos.

Briga entre os SUV ficará mais quente

A chegada do Creta ao Brasil, a partir do início de 2017, vai agitar ainda mais o mercado de SUVs compactos no País. O Hyundai tem tamanho compatível com o dos principais rivais e deverá chegar com preços competitivos, que deverão começar na faixa dos R$ 70 mil. 

LEIA MAIS:  SUVs compactos crescem 40% no primeiro trimestre de 2016

Mas a concorrência vai se mexer. Uma das principais novidades será a chegada da versão renovada do Ford EcoSport , um dos precursores do segmento no País, quando lançou o SUV, em 2003. Entre as mudanças, o Eco vai receber novos motores Dragon , mais eficientes que os atuais Sigma .

Além disso, o SUV da Ford passará a contar com frente reestilizada, aproximando-se do visual do Edge . Além disso, o interior receberá várias mudanças, com novo painel, volante do Focus 2017  e a central multimídia Sync 2, mais atual.

LEIA MAIS: Hyundai Tucson recebe novos detalhes no interior

A Hyundai diz que o Creta terá conjunto mecânico diferente do HB20 , mas tudo indica que as diferenças ficarão por conta apenas de novos ajustes no motor 1.6 flex, de 128 cv, e no câmbio automático de seis marchas.  Em outros países, o Creta é vendido com motor 2.0, a gasolina, de 150 cv e tração integral, além de um 1.6 a diesel, com caixa manual de seis, entre as opções disponíveis.  

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.