Trata-se do Clarity Fuel Cel, que é vendido somente no Japão. Foi o primeiro sedã movido a célula de combustível e pode rodar até 750 km sem abastecer

Honda Clarity Fuel Cell está sendo exposto em São Paulo apenas para demostração de tecnologia da Honda
Divulgação
Honda Clarity Fuel Cell está sendo exposto em São Paulo apenas para demostração de tecnologia da Honda

Uma das atrações da Honda no Salão do Automóvel, no São Paulo Expo, até o próximo dia 20, é o curioso Clarity Fuel Cell . O modelo é movido por célula de combustível de hidrogênio, o que faz com que emita apenas vapor d´agua pelo escapamento quando está funcionando, tornando-o um veículo de emissão zero. Porém, hoje em dia, o carro é vendido apenas no Japão e pode ser considerado pioneiro, com a primeira geração lançada há oito anos.

LEIA MAIS:  Honda WR-V é mostrado pela primeira vez.  Será lançado  no início de 2017

Honda Clarity Fuel Cell tem traseira volumosa para comportar os tanques de hidrogênio
Divulgação
Honda Clarity Fuel Cell tem traseira volumosa para comportar os tanques de hidrogênio

Além do motor elétrico, de 130 kW, o Clarity também vem com um tanque de alta pressão de hidrogênio, de 70 Mpa, que permite uma autonomia de aproximadamente 750 km. O tanque de hidrogênio pode ser abastecido em cerca de três minutos, com uma facilidade equivalente a um automóvel movido a gasolina.

O sedã também pode converter o hidrogênio dos tanques em eletricidade para abastecer uma casa por até sete dias. Basta conectar o automóvel a um dispositivo portátil chamado Power Exporter 9000, que o Clarity Fuel Cell se transforma em uma “usina de força sobre rodas”, fornecendo eletricidade para a residência no momento de falta de energia da rede pública.

LEIA MAIS: Honda revela novo CR-V com motor 1.5, turbo, de 190 cv

Estratégia de mercado

Basta conectar o carro ao  dispositivo portátil para  transformá-lo em uma “usina de força sobre rodas”
Divulgação
Basta conectar o carro ao dispositivo portátil para transformá-lo em uma “usina de força sobre rodas”


No primeiro ano de vendas no Japão, a Honda se concentrou em oferecer o carro para órgãos do governo local e empresas com os quais já mantém parceria para a popularização dos veículos movidos por células de combustível. 

LEIA MAIS:  Honda HR-V ganha ova versão topo de linha Touring que chega em março 

Honda Clarity Fuel Cell é abastecido rapidamente e de maneira segura com hidrogênio
Divulgação
Honda Clarity Fuel Cell é abastecido rapidamente e de maneira segura com hidrogênio

Durante esse período, a marca apurou informações sobre o uso do Clarity Fuel Cell , assim como do dispositivo de energia externa, e compilou as diversas opiniões e solicitações dos usuários, para depois iniciar as vendas aos consumidores individuais.

O Clarity é produzido na unidade de Takanezawa (município de Tochigi, no Japão) em um volume inicial de 200 unidades ao ano. A expectativa futura é lançar o Clarity Fuel Cell na Europa e Estados Unidos. Não há planos da fabricante vender o carro no Brasil de acordo com informações da fabricante.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.