Ex-líder dos SUVs, Ford EcoSport muda para ficar mais competitivo. Saiba quais serão as novidades do modelo

Com novo design, Ford EcoSport será lançado apenas no início de 2017.
Reprodução/Autovisie
Com novo design, Ford EcoSport será lançado apenas no início de 2017.

Em um momento de crescimento na venda dos SUVs compactos, o Ford EcoSport ficou um pouco para trás. O lançamento do Honda HR-V e do Jeep Renegade fez com que o utilitário esportivo da Ford perdesse a liderança e ficasse na terceira colocação nas vendas. A esperança da marca é que a reestilização do modelo mude isso. No entanto, a estreia será apenas no início de 2017, contrariando a expectativa de lançamento no Salão do Automóvel, em novembro.

As fotos espiãs do SUV mostram que o Ford EcoSport muda bastante na sua frente, adotando linhas semelhantes ao do Kuga , o utilitário esportivo baseado no Focus . A grade ganha mais destaque, posicionada mais acima e próxima dos faróis, eliminando a pequena entrada de ar que o modelo atual possui no capô. Com essa mudança, o logo da Ford passa a ficar posicionado no meio da nova grade.

LEIA MAIS:  Ford EcoSport 2017 muda apenas o plano de manutenção

O elemento que aproxima o EcoSport do Kuga é o espaço entre os faróis e a grade, o que não acontece em outros SUVs da marca como o Edge . As versões mais caras terão luzes de neblina na vertical com lâmpadas de LED. A parte de trás continua a mesma, recebendo apenas novo desenho interno para as lanternas. Não será dessa vez que o carro deixará de carregar o estepe na traseira – item de design que muitos brasileiros ainda gostam por dar uma cara de carro off-road.

Adeus ao 1.6

Terá mudanças importantes, como a substituição do motor 1.5 Sigma pelo novo 1.5 Dragon de três cilindros.
Reprodução/Autovisie
Terá mudanças importantes, como a substituição do motor 1.5 Sigma pelo novo 1.5 Dragon de três cilindros.

Mais do que a mudança no design, a novidade mais importante do crossover é a aposentadoria do motor 1.6 Sigma. No seu lugar estará o novo 1.5 Dragon, um motor de três cilindros feito de alumínio. Deve gerar cerca de 130 cv e mais de 15 kgfm de torque, mesmo que não use injeção direta. A linha Dragon deve contar também com um 1.2, em desenvolvimento na Índia e que pode aparecer no Ka em breve.

LEIA MAIS: Ford EcoSport dos EUA não será feito no Brasil

Nas versões mais caras, segue o motor 2.0 Duratec, atualizado para ganhar mais eficiência. Passará a contar com injeção direta de combustível, aumentando a potência para um valor próximo dos 178 cv do Focus. A polêmica transmissão automatizada PowerShift de dupla embreagem também foi aperfeiçoada, principalmente no sistema de lubrificação da caixa, para evitar os problemas do câmbio atual.

Flagra do Ford EcoSport reestilizado na China
Reprodução/Auto163
Flagra do Ford EcoSport reestilizado na China

Embora a marca tenha prometido levar a central multimídia Sync 3 para mais modelos, os flagras do Ford EcoSport na China mostram que o interior estavam com uma pequena tela sensível ao toque com o sistema Sync 2. Será controlada também pelo volante multifuncional igual ao do Focus . O interior virá um pouco mais requintado, para não ficar devendo em relação aos rivais Honda HR-V e Jeep Renegade .

Fonte:  Autovisie

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.