Tamanho do texto

Eis as melhores escolhas para quem busca bom desempenho Excluímos esportivos e consideramos o tempo da aceleração de 0 a 100 km/h

Somos grandes fãs de hatches compactos, e os motivos quase sempre têm a ver com a usabilidade urbana. Econômicos, ágeis e dinâmicos, topam qualquer desafio entre aqueles que precisam usar o carro para ir ao trabalho, levar as crianças para a escola ou fazer uma viagem para o interior. Foi-se o tempo, também, em que tratamos estes modelos como nada divertidos ou mancos. Para mostrar que os tempos mudaram, a reportagem do iG Carros lista os cinco hatches compactos mais velozes vendidos no Brasil em 2018. Cuidado para não subestimar o carro do seu amigo, pois todos os modelos listados abaixo são capazes de acelerar de 0 a 100 km/h em menos de 10 segundos.

LEIA MAIS: McLaren de R$ 8 milhões? Veja os 5 carros mais caros vendidos no Brasil

5 - Renault Sandero 1.6 Expression - 9,8 segundos

Renault Sandero 1.6 não empolga tanto quanto a versão R.S, mas consegue mostrar bom nível de agilidade no dia a dia
Divulgação
Renault Sandero 1.6 não empolga tanto quanto a versão R.S, mas consegue mostrar bom nível de agilidade no dia a dia

O Sandero tem uma versão 2.0 R.S, feita especialmente pela Renault Sport. Além do motor que entrega 150 cv, o acerto de suspensão e dinâmica de dirigibilidade são totalmente diferentes do modelo convencional. Mas quem disse que o hatch equipado com seu motor convencional não pode ser divertido?  E as versões  que vêm com motor 1.6 SCe abrem nosso ranking dos hatches compactos mais velozes do Brasil.

LEIA MAIS: Veja os 5 hatches compactos mais espaçosos vendidos no Brasil

Equipado com motor 1.6, de 118 cv de potência e exatos 16 kgfm de torque a 4.000 rpm, o Sandero Expression vai de 0 a 100 km/h em 9,8 segundos, conforme a fabricante. Uma boa marca para o hatch compacto fabricado em São José dos Pinhais (PR). Por outro lado, a trambulação do Sandero está longe de ser adequada para quem curte acelerar. Os engates são longos, e poderiam ser um pouco mais precisos. Um acerto mais direto faria o modelo render ainda mais. Na versão Expression 1.6, o carro pode ser encontrado a partir de R$ 54.490.

4 - Ford Fiesta Style 1.0 Ecoboost - 9,6 segundos

Ford Fiesta Style 1.0 Ecoboost é uma das versões que menos vendem.  Agora o foco da marca passou a ser o pequeno Ka
Divulgação
Ford Fiesta Style 1.0 Ecoboost é uma das versões que menos vendem. Agora o foco da marca passou a ser o pequeno Ka

Câmbio automático e motor 1.0 também não são sinônimos de desempenho abaixo da média quando falamos do Fiesta turbinado. Se os gringos podem comprar a versão esportiva ST de 200 cv, temos que nos contentar com o Ecoboost, de 125 cv. A boa notícia é que o hatch compacto está longe de ser um carro tedioso de dirigir no dia a dia.  

O motor 1.0 também entrega bons 17,3 kgfm de torque a meros 1.400 rpm, permitindo que o Fiesta Ecoboost vá de 0 a 100 km/h em 9,6 segundos em uma acelerada mais vigorosa, de acordo com a própria fabricante. Ele também traz o visual mais “invocado” de um esportivo, com rodas pintadas de preto e com molduras escurecidas. Parte de sugeridos R$ 69.790.

3 - Volkswagen Move Up! 1.0 TSI - 9,5 segundos

VW Move Up! 1.0 TSI abalou as estruturas de seu segmento quando foi lançado,. Ainda é um foguetinho de bolso
Divulgação
VW Move Up! 1.0 TSI abalou as estruturas de seu segmento quando foi lançado,. Ainda é um foguetinho de bolso

O Up! TSI quebrou paradigmas. Chegou em 2015, quando o brasileiro ainda não estava acostumado com a ideia de levar um carro turbinado 1.0 para a garagem. Mas ele superou todas as desconfianças, se consagrando como um dos grandes lançamentos daquele ano. Ainda que as vendas do Up! sejam baixas, a versão TSI tem uma respeitável medalha de prata entre os hatches compactos mais velozes à venda atualmente no Brasil. 

LEIA MAIS: Confira 5 motivos para comprar Kia Sportage e não o Jeep Compass

O segredo é o motor 1.0 TSI, de 105 cv e 16,8 kgfm a meros 1.500 rpm que não tem absolutamente nada a ver com o propulsor da versão aspirada. Aliado ao câmbio manual, permite que o foguetinho de bolso da Volkswagen vá de 0 a 100 km/h em apenas 9,5 segundos, de acordo com a própria fabricante. O grande pênalti do modelo é o espaço interno, que dificilmente poderá satisfazer todas as necessidades de uma família. Um casal sem filhos, por outro lado, curtirá muito essa versão Move 1.0 TSI, que parte de R$ 53.690

2 - Nissan March 1.6 SV - 9,3 segundos

Nissan March 1.6 com câmbio manual é uma das apostas certas para quem curte acelerar. Mas já precisa de novidades
Divulgação
Nissan March 1.6 com câmbio manual é uma das apostas certas para quem curte acelerar. Mas já precisa de novidades

Sim, caro leitor, o Nissan March leva a medalha de prata entre os compactos mais velozes do Brasil. E a colocação nem fica tão absurda quando entendemos o que está por trás de um dos projetos mais maduros em seu segmento. O segredo está nos 980 kg, garantindo boa relação peso/potência que transforma o March em um foguetinho de bolso.

LEIA MAIS: Conheça os 5 sedãs compactos mais econômicos do Brasil

Dessa forma, equipado com motor 1.6 de 111 cv e 15,1 kgfm de torque a 4.000 rpm e câmbio manual, o March pode acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 9,3 segundos, de acordo com a fabricante. Uma renovação para o hatch está nos planos da marca, mas não tem data para acontecer. A Nissan mantém uma posição mais conservadora sobre a imprevisibilidade dos próximos meses, e aguarda o cenário político se desenvolver para voltar a investir pesado no Brasil. Até lá, a versão 1.6 SV do March parte de R$ 51.990.

LEIA MAIS: Suzuki Jimny: para trilhas com estilo

1 - Fiat Argo 1.8 Precision - 9,2 segundos

Fiat Argo 1.8 é caro para um carro manual, mas lidera a lista dos hatches compactos mais velozes disponíveis atualmente
Divulgação
Fiat Argo 1.8 é caro para um carro manual, mas lidera a lista dos hatches compactos mais velozes disponíveis atualmente

Não tem jeito, se você procura um hatch ágil e não quer desembolsar uma fortuna em um esportivo legítimo, o Argo 1.8 Precision é a pedida certa. Caso queira visual mais esportivo, vá na extravagante versão HGT. Nós, particularmente, escolhemos a Precision por ser mais em conta e simples. Mesmo porque, não consideramos as versões que são, de fato, consideradas esportivas pelas fabricantes. 

LEIA MAIS: Sai de linha o carro mais barato do mundo

Equipado com motor 1.8 de 139 cv  e 19,3 kgfm de torque máxima a 3.750 rpm, bem como câmbio manual, o Argo Precision acelera de 0 a 100 km/h em apenas 9,2 segundos, garantindo a liderança entre os hatches compactos mais velozes . Por outro lado, é um exagero sugerir a compra de um hatch compacto com câmbio manual por R$ 62.290, a menos que a questão do desempenho seja realmente crucical entre os seus critérios de escolha.  

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.