![Kia Sportage vende dez vezes menos que Jeep Compass. Mas o modelo coreano tem qualidades de sobra como SUV médio Kia Sportage vende dez vezes menos que Jeep Compass. Mas o modelo coreano tem qualidades de sobra como SUV médio](https://i0.statig.com.br/bancodeimagens/86/2y/71/862y71pxic5giuzwyagornc52.jpg)
Realmente ficamos surpresos com a maturidade do Kia Sportage. Entre as marcas associadas à Abeifa (Associação Brasileira de Importadores de Veículos), o SUV é o carro mais vendido, com 564 unidades no último mês. No acumulado do ano, já foram 2,5 mil emplacamentos, ficando acima de Chevrolet Equinox e Peugeot 3008.
LEIA MAIS: Jeep Compass x Kia Sportage: briga boa de titãs
O carro que domina o segmento de SUVs médios é o Compass. O Jeep vende melhor até que todos os modelos compactos (mais de 23 mil unidades em cinco meses) mostrando que já ganhou lugar de destaque nos corações e nas garagens dos brasileiros. Mas como o intuito dea nossa série sobre "desacato a autoridade" é justamente questionar os mais poderosos, contaremos hoje as razões pelas quais você deveria comprar o Kia Sportage
EX (R$ 139.490) no lugar do Jeep Compass Limited (R$ 138.990).
LEIA MAIS: Por quê o Compass é o carro mais desejado do Brasil?
1 - Refinamento
![Revestimento macio cobre toda a superfície do painel e das portas do Sportage, que se destaca pela boa ergonomia Revestimento macio cobre toda a superfície do painel e das portas do Sportage, que se destaca pela boa ergonomia](https://i0.statig.com.br/bancodeimagens/2e/qf/33/2eqf33rcag4whf231re2c9mke.jpg)
Foram várias as vezes em que nos deparamos com o Jeep Compass nos últimos meses, e o modelo é sim um de nossos SUVs favoritos. Mas não dá para defender o refinamento e acabamento interno do modelo fabricado em Goiana (PE), que se aproxima mais dos SUVs compactos que dos modelos médios importados, tais como VW Tiguan, Peugeot 3008 e até mesmo o Kia Sportage.
O SUV coreano, por outro lado, enche os olhos com ótimo acabamento. A qualidade e variedade dos materiais são superiores em relação ao Compass. São várias texturas, ainda que o modelo aposte em design mais simplista. Destaque para os apliques cromados. Todos os comandos do ar-condicionado de duas zonas e central multimídia do Sportage também parecem mais à mão que no Jeep. O acabamento macio foi incorporado até às portas traseiras, algo raro nos dias de hoje.
LEIA MAIS: VW Tiguan e Peugeot 5008 travam briga acirrada, ambos com sete lugares
O Sportage também se destaca pelo carregador de celular por indução. Basta colocar o seu aparelho (alguns deles, de última geração) na superfície do console central, para recarregá-lo automaticamente. Curte viajar? Então você abrirá um sorriso ao saber que o Sportage tem incríveis 90 litros a mais de capacidade de porta-malas, em comparação ao Compass. São 503 litros contra apenas 410 litros do Jeep.
2 - Central multimídia
![O Kia tem uma das centrais multimídia mais tecnológicas de segmento, com GPS integrado e reproduz arquivos MP4 O Kia tem uma das centrais multimídia mais tecnológicas de segmento, com GPS integrado e reproduz arquivos MP4](https://i0.statig.com.br/bancodeimagens/8m/54/0o/8m540oh3akaa7uv1utlg4qp2n.jpg)
Nascido da Coreia do Sul, mesmo país em que estão as bases de empresas de tecnologia como Samsung e LG, há de se esperar que a central multimídia do Kia Sportage seja um show à parte. O modelo não poderia corresponder melhor às expectativas, entregando um sistema rápido, intuitivo e cheio de conectividades. Neste caso, estamos falando de uma tela de sete polegadas, com câmera de ré, um eficiente GPS e conectividades Apple CarPlay e Android Auto.
LEIA MAIS: Jeep Compass Trailhawk: para se sujar de lama
Você viu?
A central do Compass é um pouco maior (são 8,2 polegadas ante sete do Kia), mas isso não significa que ela seja uma das mais intuitivas. O sistema poderia ter melhores respostas, bem como GPS integrado. A única maneira de utilizar o recurso no Compass é por meio dos sistemas Android Auto e Apple CarPlay.
3 - Garantia de cinco anos
![Apesar da rede enxuta de concessionários da Kia, você terá cinco anos de garantia de fábrica, ante três do Jeep Apesar da rede enxuta de concessionários da Kia, você terá cinco anos de garantia de fábrica, ante três do Jeep](https://i0.statig.com.br/bancodeimagens/cc/rq/yc/ccrqycc5jdry4ioq9batyx9kp.jpg)
A garantia um pouco mais longa é uma realidade entre as empresas coreanas. A Hyundai também faz o mesmo com todos os seus modelos. No caso do Sportage, são cinco anos ou 100 mil quilômetros, aos quais o cliente terá o aval da montadora sobre falhas. O Compass, por sua vez, tem apenas três anos assegurados pela Jeep. É possível estender este prazo em 12 ou 24 meses, mas você terá que pagar a mais.
LEIA MAIS: JAC T40 CVT aposta no preço, mas precisa evoluir
Claro, não tem como defender o Sportage em certos aspectos. A marca coreana tem uma rede de concessionários bem menor que a da Jeep e não consegue entregar alguns equipamentos mais sofisticados por conta dos custos de um modelo importado no Brasil em relação a outro fabricado localmente, que é o caso do Jeep Compass.
4 - É um pouco menos "gastão"
![A vantagem é apertada, mas o SUV coreano continua se destacando em relação ao rival A vantagem é apertada, mas o SUV coreano continua se destacando em relação ao rival](https://i0.statig.com.br/bancodeimagens/2w/3z/xp/2w3zxp7wpdwqyx992f558ev7y.jpg)
Não tem jeito, abastecer um SUV pesado com mais de 1,5 tonelada com etanol não é a melhor escolha. Mas com gasolina, quem vai melhor é o Sportage. Equipado com motor 2.0 de 156 cv, o SUV coreano faz 8,7 km/l na cidade e 11 km/l na estrada. O Compass, por sua vez, afere 8,1 km/l na cidade e 10,5 km/l na cidade. Considere que os números do Sportage são melhores mesmo com pneus maiores. São dois pares de 245/45 R19 contra 225/55 R18 do rival fabricado no Nordeste.
LEIA MAIS: Mitsubishi ASX revela robustez por trás de projeto maduro
5 - Estrutura e conforto
![Com conjunto bem acertado, o SUV coreano encara melhor valetas e lombadas sem deixar a parte da frente raspar Com conjunto bem acertado, o SUV coreano encara melhor valetas e lombadas sem deixar a parte da frente raspar](https://i0.statig.com.br/bancodeimagens/5o/nf/fb/5onffb6mjhzrlhsoegy3ev8vr.jpg)
Uma coisa incomodou muito em todos os Compass que passaram por nossa redação. Ele raspa com facilidade em lombadas, valetas e subidas um pouco mais íngremes. Sendo uma marca de SUVs, a Jeep deveria se atentar mais a esse detalhe. Uma grande parte do público de utilitários opta por eles justamente por conta da facilidade que eles enfrentam os obstáculos urbanos.
LEIA MAIS: Jeep Renegade Custom Diesel: um SUV sem frescuras
O Kia Sportage tem estilo um pouco mais “europeu”. A suspensão é rígida e faz leitura das imperfeições do solo, entretanto, os impactos não são passados para a cabine. A comparação faz sentido, pois trata-se de um acerto bem parecido com o do Peugeot 3008. Além do conforto interno, o SUV meedio da marca coreana não raspa a frente.