SUVs vendem mais que hatches médios, carros gastões vendem mais que modelos econômicos… O mercado brasileiro pode ser muito injusto com fabricantes que investiram milhões para lançar o melhor produto possível, e mesmo assim não obtêm o sucesso necessário para emplacar. Nem sempre os carros que vendem pouco são modelos sem propósito.

LEIA MAIS: Conheça 5 SUVs novos que serão apresentados no Salão do Automóvel

Falaremos hoje dos carros que vendem pouco , mas continuam sendo as melhores versões dos modelos que serão citados. Econômicos, dinâmicos e racionais, recomendamos a compra de todos eles de olhos fechados. Veja quais são os cinco destaques em mais uma lista do iG Carros.

LEIA MAIS: Veja os 5 menores carros já vendidos no Brasil

5 - Ford Fiesta 1.0 Ecoboost - R$ 69.790

Ford Fiesta tem a boa versão EcoBoost, que aparece entre os carros que vendem pouco no Brasil
Divulgação
Ford Fiesta tem a boa versão EcoBoost, que aparece entre os carros que vendem pouco no Brasil

Downsizing é uma palavra que você lerá bastante nos próximos anos. Ela basicamente descreve o processo de reduzir para ganhar em uma matemática simples. Motores menores são mais leves, portanto, gastam menos combustível. Quando turbinados, entregam mais potência e torque, ainda mais quando são feitos de materiais leves. Essa é a receita dos modelos tricilíndricos, como o Fiesta 1.0 Ecoboost.

LEIA MAIS: Conheça os 5 SUVs movidos a diesel mais econômicos de São Paulo

Até que dá para entender por que o Fiesta Ecoboost vende pouco. Trata-se da versão mais cara do hatch compacto, não saindo por menos de R$ 69.790. O carro também não é flex, bebendo apenas gasolina. Apesar dos contras, o 1.0 Ecoboost entrega 125 cv e 17,3 kgfm de torque. De acordo com o Inmetro, o modelo faz 12,2 km/l na cidade e 15,3 km/l na estrada, sempre com câmbio automatizado, de seis marchas. Uma boa escolha para quem quer economizar.

LEIA MAIS: Veja 5 supercarros que serão expostos no Salão do Automóvel de SP

4 - Toyota Prius Hybrid - R$ 126.600

O híbrido mais querido do mundo continua sendo um dos carros que vendem pouco no Brasil
Divulgação
O híbrido mais querido do mundo continua sendo um dos carros que vendem pouco no Brasil

Econômico, ecológico e descolado, o Prius pode ser descrito como a “opção vegana” no cardápio da Toyota. E ele está para ficar ainda mais competitivo, uma vez que a marca japonesa já está testando a sua versão flex há alguns meses. O etanol é mais corrosivo que a gasolina, fazendo com que todos os dutos que tenham contato com o combustível sejam substituídos.

LEIA MAIS: Veja as 5 multas mais absurdas já registradas no Brasil

Enquanto o Prius Flex não chega, você ainda pode comprar o híbrido com motor 1.8 de 98 cv e 14,2 kgfm de torque, movido apenas a gasolina. Apesar de não ser tão rápido quanto os carros na faixa dos R$ 126 mil - vai de 0 a 100 km/h em longos 12,1 km/l - ele tem um dos melhores consumos de combustível do País. De acordo com o Inmetro, são 18 km/l na cidade e 17 km/l na estrada.

LEIA MAIS: Confira 5 carros dos Presidentes do Brasil, em suas épocas

Você viu?

3 - Peugeot 208 1.2 Puretech - R$ 55.490

Peugeot 208 1.2 Flex também está entre os carros que vendem pouco mas têm boas qualidades
Divulgação
Peugeot 208 1.2 Flex também está entre os carros que vendem pouco mas têm boas qualidades

Independentemente da versão, o Peugeot 208 não é um exemplo de sucesso de público. Com 641 unidades vendidas em agosto, o carro quase ficou de fora da lista dos 50 carros mais vendidos do Brasil, ocupando a última colocação. Considerando que hatches compactos correspondem ao segmento que mais converte vendas no País, são números fraquíssimos.

LEIA MAIS: Toyota Prius: como anda o seu primeiro carro híbrido

Entre suas versões, encontramos o modelo 1.2 Puretech (que também aparece no irmão Citroën C3). Trata-se do motor apenas a combustão mais econômico que você pode comprar no Brasil. Acima dele, você só encontrará algo equiparável em modelos híbridos. O 208 Puretech rende excelentes 15,1 km/l na cidade e 16,9 km/l na estrada, conforme os dados do Inmetro. Por R$ 52.990, tem uma das melhores relações custo-benefício da categoria. Quem ignorar a baixa nas vendas terá um carro dinâmico e econômico que ficará devendo apenas no desempenho. Mas convenhamos… Em um carro tão eficiente, quem liga para o desempenho?

LEIA MAIS: Veja os 5 hatches mais econômicos do Brasil com motor 1.0

2 - Chevrolet Cruze Sport6 1.4 - R$ 96.790

Chevrolet Cruze Sport6 pode ir bem na sua categoria, mas continua sendo um dos carros que vendem pouco no Brasil
Divulgação
Chevrolet Cruze Sport6 pode ir bem na sua categoria, mas continua sendo um dos carros que vendem pouco no Brasil

Quem realmente gosta de dirigir e não se importa com um utilitário esportivo jamais abriria mão de um hatch médio. Hoje, os SUVs já representam o segundo segmento mais vendido do Brasil, ficando atrás apenas da categoria dos hatches pequenos, que abrange os carros mais acessíveis no mercado. Já os hatches médios, agora conferem apenas 0,75% de participação de mercado, ante 6,34% de dez anos atrás. Os dados são da Fenabrave (Federação Nacional de Distribuição de Veículos).

LEIA MAIS: Hatches médios que menos desvalorizam: veja os 5 destaques da categoria

Ainda temos algumas opções no mercado. Cruze, Golf e Focus são remanescentes no patamar dos modelos que não pertencem a marcas de luxo. O Chevrolet Cruze vem equipado sempre com motor 1.4 turbo de 153 cv e 24,5 kgfm de torque e câmbio automático, de seis marchas. Muito bem equipado, o carro tem até alerta de ponto-cego e saída de faixa nas versões mais caras. Parte de R$ 96.790.

LEIA MAIS: VW T-Cross terá bancos traseiros deslizantes

1 - VW Golf Variant 1.4 - R$ 97.020

A elegante VW Golf Variant 2019 é um dos carros que vendem pouco no Brasil. Sua categoria é sufocada pelos SUVs
Divulgação
A elegante VW Golf Variant 2019 é um dos carros que vendem pouco no Brasil. Sua categoria é sufocada pelos SUVs

As peruas também estão sendo enforcadas pelo sucesso dos SUVs compactos, mesmo sendo mais espaçosas, ágeis e divertidas de guiar. Ainda conforme a Fenabrave, a categoria das station wagon médias corresponde a apenas 0,69% do mercado brasileiro. Desempenho pífio para uma das categorias que mais rechearam as garagens dos anos 90 com charme e desenvoltura.

LEIA MAIS: Veja 5 motivos para comprar uma perua e não SUVs compactos

A V olkswagen Golf Variant é uma forte representante da categoria, mas acaba sufocando em seu próprio preço. Com reajustes constantes, o carro parte de R$ 97.020 entre os carros que vendem pouco . O motor é 1.4 TSI, de 150 cv, aliado ao câmbio automático Tiptronic, de seis marchas. Entre os destaques está também o enorme porta-malas de 605 litros, de acordo com as medições da fabricante. No último mês, o carro vendeu apenas 47 unidades.

LEIA MAIS: Nova picape da VW tem impasses antes de produção. Confira a matéria

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!