Tamanho do texto

Modelo da Honda pode terminar o seu primeiro ano sem o título de SUV mais vendido. Confira o ranking das vendas acumuladas no ano

Hyundai Creta volta a ser o SUV mais vendido do mês, superando o Honda HR-V
Divulgação
Hyundai Creta volta a ser o SUV mais vendido do mês, superando o Honda HR-V

Conforme o levantamento publicado pela Fenabrave (Federação Nacional de Distribuição de Veículos), o Hyundai Creta volta a liderar as vendas do mês, superando o líder de longa data Honda HR-V por uma boa vantagem. O modelo da marca coreana emplacou 4.195 unidades, garantindo a primeira colocação ante exatas 4 mil unidades do Nissan Kicks.

LEIA MAIS: Citroën C4 Cactus x Hyundai Creta: batalha entre SUVs compactos

Prestes a mudar, o Honda HR-V ficou apenas com a terceira colocação do ranking, com 3.972 unidades vendidas em setembro. Logo atrás, o Jeep Renegade também aguarda a chegada de sua reestilização, com 3.386 unidades vendidas. Fechando o top 5, surge o Ford EcoSport, com 2.888 emplacamentos no mesmo período.

Analisando a lista das vendas acumuladas de 2018 (apenas entre janeiro e setembro), o Honda HR-V continua sendo o modelo mais vendido da categoria dos SUVs compactos, com 35.858 unidades. Porém, como está às vésperas de mudar,  é natural que as vendas de um carro registrem uma queda brusca. A reestilização do modelo será uma das atrações do Salão do Automóvel de 2018, e isso poderá ser determinante para definir se o HR-V será o campeão da categoria mais uma vez.

LEIA MAIS: Volvo XC40 T4: SUV premium sem exageros

O atual líder do mês de setembro, o  Hyundai Creta , registrou 33.860 emplacamentos no mesmo período - portanto, uma curta diferença de 1.998 carros vendidos para o HR-V. Em terceiro, temos o Nissan Kicks com 33.785, outro grande candidato a destronar o SUV da Honda.

LEIA MAIS: Chevrolet Spin LTZ 2019 quer combater os SUVs compactos

Outra péssima notícia para o utilitário da Honda é o bom desempenho do Renegade. O modelo da Jeep registrou 33.311 unidades vendidas entre janeiro e setembro. Nesse caso, temos quatro candidatos fortes a SUV mais vendido do ano em 2018. É a primeira vez que o HR-V vê sua liderança ameaçada desde que chegou ao mercado em 2015, mas a Honda ainda possui uma carta na manga para garantir o tetracampeonato.

A reação do Honda HR-V

Honda HR-V reestilizado será a aposta da marca japonesa para o Salão do Automóvel de São Paulo
Divulgação
Honda HR-V reestilizado será a aposta da marca japonesa para o Salão do Automóvel de São Paulo

A reestilização do HR-V será apresentada ao público durante o Salão do Automóvel de São Paulo, entre os dias 8 e 18 de novembro. Ou seja, o modelo terá que aproveitar os últimos dois meses do ano para terminar 2018 à frente dos rivais. O Jeep Renegade também será reestilizado, e chegará às lojas antes mesmo do evento começar. Será uma corrida decidida nos detalhes.

LEIA MAIS: Aceleramos o raro Fiat Coupé no Autódromo de Interlagos. Veja vídeo

Ainda há outro empecilho para complicar a vida do Honda HR-V . Entre os vários produtos que serão apresentados no Salão do Automóvel de 2018, o SUV terá que dividir as atenções do público com o badalado Volkswagen T-Cross. Apesar de estar previsto para chegar às lojas apenas no começo de 2019, alguns clientes em potencial podem segurar a vontade de passar o fim de ano com um carro novo para comprar o lançamento no primeiro trimestre. Confira a relação do acumulado entre os SUVs compactos na lista abaixo.

Modelo Setembro Acumulado 2018
Honda HR-V 3.972 35.585
Hyundai Creta 4.195 33.860
Nissan Kicks 4.000 33.785
Jeep Renegade 3.386 33.311
Ford EcoSport 2.888 25.016

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.