Volkswagen Up! elétrico é o novo projeto da montadora alemã, mas não terá a plataforma dos futuros eletrificados
Divulgação
Volkswagen Up! elétrico é o novo projeto da montadora alemã, mas não terá a plataforma dos futuros eletrificados

A Bloomberg, agência de economia, apurou que o Volkswagen Up! elétrico de 18 mil euros (cerca de R$ 78 mil) será lançado. Trata-se de uma estratégia curiosa, uma vez que a família I.D. não incluía um modelo nessa faixa de preço. A má notícia é que, assim como acontece com o e-Up! atual, tudo indica que a nova geração ficará restrita ao mercado europeu.

LEIA MAIS: Carros elétricos e híbridos da VW entrarão no lugar dos a combustão, em 2026

O InsideEVs, site especializado em carros elétricos, conversou com Matt Renna, vice-presidente da Volkswagen América do Norte durante o Salão de Los Angeles. O executivo já foi gerente de produto da Tesla, ou seja, entende quando o assunto é o mercado dos carros elétricos. Renna explicou que a marca alemã não irá adicionar um veículo “surpresa” em sua linha I.D. Ao invés disso, a Bloomberg dizia sobre o novo Volkswagen Up! elétrico . A VW irá colocar baterias melhores no subcompacto VW e-Up! , para aumentar sua autonomia e até o seu desempenho.

LEIA MAIS: Audi e-Tron GT conceitual, com 590 cv, é revelado no Salão de Los Angeles (EUA)

O executivo não quis falar quando ele será lançado, já que não é o mercado pelo qual é responsável, mas o que se fala é que o carro elétrico mais em conta da VW será lançado em meados de 2020. Na realidade, o novo e-Up! não ganhará a plataforma MEB da Volkswagen, que será usada na linha I.D.. No seu lugar, deve continuar a base NSF, utilizada só por ele (e suas variantes SEAT e Skoda).

LEIA MAIS: Salão do Automóvel 2018 apresentará o VW I.D Crozz, SUV elétrico de 2020

Volkswagen Up! elétrico no Brasil?

Chegada do Volkswagen Up! elétrico ainda é incerta, mas tem chances, tal como o Golf GTE, que chega em 2019
Divulgação
Chegada do Volkswagen Up! elétrico ainda é incerta, mas tem chances, tal como o Golf GTE, que chega em 2019

No Brasil, ainda não existem informações sobre um possível lançamento do e-Up!. No entanto, a reportagem de iG Carros conversou com Pablo Di Si, Presidente da VW América do Sul, sobre planos para o lançamento de elétricos no país. O executivo confirmou o Golf GTE para o ano que vem e disse que a Volkswagen terá uma ampla variedade de carros 100% elétricos em seu portfólio global. Quanto ao subcompacto, se for viável, irá trazer, mas as estimativas apontam que custaria acima dos R$ 100 mil, ou o equivalente a sedãs e SUVs médios.

LEIA MAIS: Volkswagen elétrico da família I.D terá até 500 km de autonomia

Se a possibilidade for a produção do Volkswagen Up! elétrico no Brasil, como todo o ferramental e processo industrial já está instalado, uma possível conversão do modelo para um carro totalmente elétrico seria a justificativa para manter o compacto em linha por mais tempo. Deveremos esperar o desenrolar das estratégias da VW, que para 2026, decidiu que somente carros elétricos e híbridos sairão das fábricas da matriz. No Brasil não deveremos esperar que isso aconteça já na próxima década.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!